Spitfire IXc Eduard 1/72 "Clostermann"
Enviado: 25 Nov 2016, 22:40
Primeiramente, desculpas pela demora em postar algo a respeito, mas prefiro gastar o exíguo tempo disponível na bancada do que registrando e publicando o passo-a-passo da montagem. Assim, algumas fases vão ficar na descrição pois nem com o celular à mão desvio muito o meu foco para registrar o que vou fazendo. É uma questão de disciplina, pretendo melhorar nesse aspecto e me comunicar mais e molhor por aqui.
Mea culpa.
Bom, o tão esperado kit chegou, foi no mesmo dia para review e em seguida para a bancada, “atropelando” o meu projeto ultrasupersecreto que, espero, ficará pronto muito em breve (espero que a tempo do GPPSD).
O review já dava boas expectativas, e de fato, este é um kit e tanto, especialmente em se tratando de 1/72. Resumindo, é o mesmo kit 1/48 reduzido com algumas (boas!) simplificações, que poderiam facilmente ter sido adotadas no kit 1/48.
Exemplo? A montagem dos escapamentos, que no 1/48 tem um suporte pouco usual em kits de Spitfire que praticamente exige que os escapamentos sejam montados antes do fechamento da fuselagem, dificultando a pintura e o acabamento da região adjacente. No 1/72, a Eduard optou por um sistema mais convencional que permite a pintura dos escapamentos à parte e ainda facilita a vida de quem optar por uma peça em resina, mais detalhada.
Por outro lado, a simplificação tirou algumas coisas bacanas do 1/48, como por exemplo os profundores posicionáveis. Spitfires no solo quase sempre ficavam com os profundores arriados, só que o kit traz os profundores fixos na posição “horizontal”.
Algumas complicações aparentemente irritantes do kit 1/48 da Eduard continuam no 1/72 também, como os capôs superior e inferior do motor bipartidos. Infelizmente, essas peças (de difícil alinhamento, diga-se de passagem) são assim por limitações na injeção de plástico a um custo razoável. A solução rápida é usar peças em resina; a Eduard já está oferecendo as capotas superiores (as mais aparentes e difíceis de alinhar) na linha Brassin e creio que teremos várias outras opções logo. A Quickboost também já está nessa corrida...
A novidade ruim deste kit é que a qualidade da moldagem de algumas peças, especialmente na árvore “comum” que traz as peças menores é algo inferior ao padrão recente da Eduard. Posso destacar aqui os escapamentos, rodas, canhões e as pernas do trem de pouso, que realmente destoam não só do kit mas também de outros kits 1/72 da Eduard. Coincidentemente ou não alguns desses itens estão sendo oferecidos com qualidade muito superior em resina na linha Brassin...
A proposta desta montagem era fazê-lo essencialmente com o que veio “na caixa, ainda mais em se tratando de um Profipack, com fotogravados, decais e máscaras para o canopi. Na hora da verdade acabei optando por usar neste modelo os escapamentos fishtail (672110) e as rodas de 5 raios/pneus lisos (672106) da Eduard/Brassin e canhões da Master (AM-72-004). Todos acrescentaram bastante ao kit em termos de qualidade.
Para completar, testei para a pintura um conjunto de máscaras da AML em vinil (7309), que tinha no meu “estoque”. Específica para Spits IX, funcionou perfeitamente – e por um preço consideravelmente inferior ao de outras marcas.
Das rodas usei a de baixo...
Mea culpa.
Bom, o tão esperado kit chegou, foi no mesmo dia para review e em seguida para a bancada, “atropelando” o meu projeto ultrasupersecreto que, espero, ficará pronto muito em breve (espero que a tempo do GPPSD).
O review já dava boas expectativas, e de fato, este é um kit e tanto, especialmente em se tratando de 1/72. Resumindo, é o mesmo kit 1/48 reduzido com algumas (boas!) simplificações, que poderiam facilmente ter sido adotadas no kit 1/48.
Exemplo? A montagem dos escapamentos, que no 1/48 tem um suporte pouco usual em kits de Spitfire que praticamente exige que os escapamentos sejam montados antes do fechamento da fuselagem, dificultando a pintura e o acabamento da região adjacente. No 1/72, a Eduard optou por um sistema mais convencional que permite a pintura dos escapamentos à parte e ainda facilita a vida de quem optar por uma peça em resina, mais detalhada.
Por outro lado, a simplificação tirou algumas coisas bacanas do 1/48, como por exemplo os profundores posicionáveis. Spitfires no solo quase sempre ficavam com os profundores arriados, só que o kit traz os profundores fixos na posição “horizontal”.
Algumas complicações aparentemente irritantes do kit 1/48 da Eduard continuam no 1/72 também, como os capôs superior e inferior do motor bipartidos. Infelizmente, essas peças (de difícil alinhamento, diga-se de passagem) são assim por limitações na injeção de plástico a um custo razoável. A solução rápida é usar peças em resina; a Eduard já está oferecendo as capotas superiores (as mais aparentes e difíceis de alinhar) na linha Brassin e creio que teremos várias outras opções logo. A Quickboost também já está nessa corrida...
A novidade ruim deste kit é que a qualidade da moldagem de algumas peças, especialmente na árvore “comum” que traz as peças menores é algo inferior ao padrão recente da Eduard. Posso destacar aqui os escapamentos, rodas, canhões e as pernas do trem de pouso, que realmente destoam não só do kit mas também de outros kits 1/72 da Eduard. Coincidentemente ou não alguns desses itens estão sendo oferecidos com qualidade muito superior em resina na linha Brassin...
A proposta desta montagem era fazê-lo essencialmente com o que veio “na caixa, ainda mais em se tratando de um Profipack, com fotogravados, decais e máscaras para o canopi. Na hora da verdade acabei optando por usar neste modelo os escapamentos fishtail (672110) e as rodas de 5 raios/pneus lisos (672106) da Eduard/Brassin e canhões da Master (AM-72-004). Todos acrescentaram bastante ao kit em termos de qualidade.
Para completar, testei para a pintura um conjunto de máscaras da AML em vinil (7309), que tinha no meu “estoque”. Específica para Spits IX, funcionou perfeitamente – e por um preço consideravelmente inferior ao de outras marcas.
Das rodas usei a de baixo...