Pintura
Primeiramente, peço desculpas por não ter fotografado muito o processo... estava muito focado em fazer as coisas direito, era a primeira vez que usava vários dos produtos e, bem, não fotografei.
Comecei pintando os frames do canopi, inclusive a corrediça, primeiro com o meu Interior Green. Limpos os excessos, passei ao primer. Usei o Vallejo cinza, de que eu gosto muito. Eu tinha me programado para usar o da Drycolor, mas fiquei com receio dele reagir mal com o acrílico usado nos frames e acabei aplicando o primer acrílico mesmo. No final foi bom, porque (1) deixei o primer secar por alguns dias – estava velejando nos próximos dois finais de semana e não teria mesmo tempo de ficar mexendo no modelo – e (2) após bem curado, o primer funcionou perfeitamente com a tinta automotiva que usei por cima. Pouquíssimos retoques foram necessários, basicamente só na maldita junta do capô do nariz superior que insistia em apresentar uma linha capilar que não saía por nada. Um pouco de Mr. Surfacer 500 aplicado com palito e lixa 1000/1500 acabaram por dar cabo dela, mas com isso foi-se mais um dia de trabalho.
As faixas amarelas dos bordos de ataque das asas foram pintadas com Vallejo Model Air e mascaradas.
Tomei coragem e apliquei a Drycolor, começando pela faixa Sky na cauda e o cubo da hélice (as duas peças do cubo, ainda desmontadas). A tinta é um sonho de se usar, especialmente para quem está acostumado com acrílicas. É finíssima, cobre incrivelmente bem e flui como água no aerógrafo. O acabamento é nada menos que perfeito, e seca em poucos minutos. E, melhor, não afetou o primer por baixo nem saiu junto da fita de mascaramento depois.
Deixei ela secar bem, de um dia pro outro, testei, abusei, retoquei e francamente virei freguês dessas tintas poliéster. Apliquei o Medium Sea Grey, o Ocean Grey e por fim o Dark Green, usando as máscaras de vinil da AML e fita 3M de vinil azul, Tamyia e Gator onde necessário. Um ajuste aqui, outro ali, em pouco tempo a pintura estava pronta, impecável. Pegando o procedimento de como trabalhar com a tinta, a pipeta, a limpeza do aerógrafo, francamente é tão ou mais rápido e simples que mexer com acrílicas. Gostei demais.
As faixas de invasão pretas e brancas foram pintadas com aerógrafo usando tinta Vallejo Model Air. Demarcar as faixas exige um certo trabalho, pois não há máscaras pré-fabricadas para elas (alô, Eduard, ajuda a vida dos clientes!). Eu me vali de alguns desenhos de referência, fita Tamyia, uma boa régua e muita, muita paciência. Trabalho pra uma manhã inteira de sábado. Pintei primeiro a área toda em branco e depois as faixas pretas. O mais difícil é manter as faixas paralelas e com a mesma espessura, a despeito dos vários obstáculos como os radiadores e as caixas de rodas. Fiz isso com o uso de pequenos quadradinhos de fita na largura exata que serviram de gabarito para guiar as fitas (3M flexíveis) que marcaram as bordas das faixas. Por falar em caixa de rodas, não esqueça de alinhavar as portas do trem de pouso com blu-tack no seu lugar na posição “fechada” e aproveitar a demarcação das faixas na asa para posicionar a pintura das portas com perfeição.
Selei tudo com o verniz rápido pronto para aplicação poliéster da Lazzuril, o que já havia testado em outro projeto (secreto!) e que havia comprovadamente se revelado inexpugnável, permitindo toda sorte de abusos. Como ele dá um bom brilho, apliquei os decalques do kit diretamente sobre eles.
Os decalques são muito bons, embora um pouco elásticos – o que pode ser bom e ruim, dependendo da forma como são aplicados. Eles de fato se conformam muito bem às superfícies, mas a elasticidade pode fazer com que eles se deformem de forma indesejável.
São dezenas e dezenas de decalques, a maioria estênceis minúsculos embora legíveis. Quem já decalcou um Spit 1/48 já sabe, imagine um 1/72... passei uma manhã/tarde agradável na Associação aplicando eles, entremeados com muito papo.
Decais aplicados, um pouco de Micro Sol para abaixar alguns cantos e linhas renitentes (eu cultivo o hábito de passar uma lâmina 11 nova nas frestas dos decalques para incentivá-los a ceder ao chamamento das soluções de abaixamento). O resultado ficou perfeito, nenhum silvering apreciável nem linha ou detalhe não abaixado adequadamente – salvo aqueles que eu porventura não vi até agora.
Depois de uma noite secando, mais um verniz, agora brilhante e acrílico para selar os decalques e receber o wash. Usei o implacável Future para isso. Gosto dele porque, especialmente após a cura, pode ser até pisoteado (!!) que não mancha nem arranha. Afinal, é um produto feito para ser molhado, pisado, abusado após aplicado... em pisos!
Future curado e brilhante (foram bem umas 3 demãos), wash nas linhas de painel, etc. Usei o Paneliner Grey-Blue da AK, um esmalte bastante diluído, cinza escuro quase um Gris da Payne. O produto é incrível, aplica-se com um pincel aproximadamente sobre as linhas de painel e depois de alguns minutos (seco ao toque) limpa-se o excesso. O produto não ataca o verniz acrílico e fica somente nos recessos. Eu experimentei e aprovei umas esponjinhas descartáveis para maquilagem, que são feitas de espuma de PU superfina e não se desmancham ou soltam fragmentos como é o caso do papel, cotonetes e paninhos. O material resiste muito bem à aguarrás e é muito absorvente, sendo muito indicado para esse tipo de trabalho. Custa pouco mais de 10 reais um pacote com várias dúzias delas e é encontrado em lojas de materiais para salão de beleza (há muitas por aí).
Wash seco, hora dos filtros, técnica que experimentei poucas vezes e não com o produto que usei desta vez. Fiz na verdade dois filtros, um com um produto da AK (Landing Gear Dust), diluído 1:5 em aguarrás e outro à base de tinta a óleo também diluída em aguarrás. Como preparação, uma generosa camada de verniz fosco acrílico (Vallejo, usei o Satin) para não ter um wash ao invés de um filtro. O resultado em ambos os casos foi o que eu queria, muito sutil clareando os centros dos painéis mais expostos à luz solar direta. O contraste mal aparece nas fotos e é pouco perceptível a olho nu, como eu queria.

O Mosquito e o spitfire
Os últimos detalhes e o resultado eu posto amanhã
