Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas
Enviado: 22 Jul 2014, 12:45
Prezados,
Em 2013, o Augusto postou uma técnica fantástica de mascaramento baseado em plantas e desenhos neste tópico aqui:
Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO
A técnica funciona muito bem para obter camuflagens de borda esfumaçada, porém de lá para cá, me surgiu a necessidade de realizar algumas camos com bordas definidas - e aí mesmo usando recortes de papel comum, a dificuldade de segurá-lo no modelo, e a possibilidade de termos jatos de tinta invadindo áreas já pintadas é grande, então decidi por uma extensão da técnica, que garante o isolamento das partes não pintadas e pintadas usando as boas e velhas masking tapes.
O material necessário é:
- Masking tapes de vários tamanhos: quanto maior a largura da fita, menos fita será necessário aplicar;
- Tesoura para decalques ou unhas, pequena e afiada;
- Estilete ou semelhante para cortar tiras de fita;
- Plantas ou desenhos de boa qualidade mostrando a pintura camuflada do modelo em questão.
Os primeiros passos são os mesmos mostrados pelo Augusto: obtém-se a proporção de tamanho ente o desenho e o modelo, escaneia-se a planta ou ilustração e então realiza-se a impressão em papel sulfite comum (A4 ou carta).
A diferença começa a partir daqui. O segundo passo será determinar que cores serão mascaradas primeiro. No caso do modelo abaixo, um Super Etendard Modernisé, o esquema de cores é cinza-naval escuro / cinza naval claro, com predominância da cor escura.
Normalmente em camuflagens, começa-se pintando a cora mais clara para em seguida pintar a mais escura. Dessa forma, devemos mascarar os pontos dessa cor mais clara.
Tendo a impressão disponível, aplico tiras de fita sobre as áreas que correspondem à tinta mais clara no papel. Como a fita é translúcida, mesmo com a fita em cima ainda é possível enxergar bem o desenho abaixo. Nos lugares onde a fita não cobrir por completo, basta emendar tantas tiras quanto forem necessárias, só lembrando de não deixar essa emenda muito larga.
Uma vez que todas as áreas a serem mascaradas estejam cobertas de fita, começo a recortar o "quebra-cabeças", e então com auxílio de uma caneta, procuro traçar as mesmas linhas desenhadas por debaixo da fita. O objetivo disso é que você consiga alinhar a máscara em cima do modelo com maior precisão.
Em seguida verifico se o alinhamento está correto. É por isso que é muito importante você ter um material de referência confiável. No caso do SEM, eu usei os desenhos do Modeller's Profile de uma Scale Aviation Modeller.
Continuo o processo até obter todas as máscaras que cobri com fita recortadas:
O passo seguinte é tirar as fitas de cima dos recortes. Muitos ficarão com medo, mas posso garantir: o papel dificilmente rasga. Eu costumo levantar uma pontinha da fita com a ponta de uma pinça tipo agulha e então puxo a restante. Sai fácil ! Se por ventura ficar algum pedaço de papel na fita, basta ir passando um estilete ou mesmo a pinça como se tivesse raspando e o papel vai saindo enrolado.
Vou colando cada máscara no seu devido lugar, alinhando com os traços que fiz em cima dos recortes. Esses recortes podem ser aplicados para as laterais do avião também, e nos casos onde você possa não ter conseguido recortas as máscaras ou o acesso para colá-las for difícil, bastará preencher com fita do jeito "manual", cortando tiras e fazendo a junção entre as máscaras. O resultado final dessa etapa será como abaixo:
Superior:
Lateral direita:
Lateral esquerda:
Algumas vantagens desta técnica:
- Camuflagem muito mais próxima do real (tendo-se boas referências);
- Bordas bem definidas em função da precisão dos recortes feitos;
- Não utiliza nenhum material miraculoso ou adaptado, acredito que a maitoria esmagadora dos modelistas dispõe dos recursos assinalados;
- Possibilidade de prejuízo das partes já pintadas perto de zero, já que como a fita é auto-colante e com baixa aderência, a área mascarada fica muito isolada do spray de tinta e não há risco de retirar a tinta junto com a retirada da máscara;
- Dimunição do tempo de mascaramento, já que a parte manual do processo será apenas nas ligações entre as áreas mascaradas.
Desvantagens:
- Servirá apenas para bordas definidas;
- Se os recortes forem grandes demais, será difícil contornar superfícies arredondadas;
- Requer habilidade no corte das peças.
Seguem os resultados obtidos
Foto do etendard
Mesmo processo, desta vez com um Bae Hawk T1 MKI, 1/48
Durante o processo:
Hawk depois:
Uma grande melhoria que pode ser acrescentada a esta técnica é usar ao invés de papel comum, folhas de tamanho A4 feitas com papel auto-colante do mesmo material das masking tapes. Hje no mercado existem as lisas e também as milimetradas, como as abaixo.
Link com vários modelos: Masking Sheets
O único porém é que você precisará adquirí-las. Minha proposta aqui é fazer um trabalho razoável com itens comuns da bancada de modelista.
Dúvidas, críticas e sugestões serão bem vindas !
Em 2013, o Augusto postou uma técnica fantástica de mascaramento baseado em plantas e desenhos neste tópico aqui:
Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO
A técnica funciona muito bem para obter camuflagens de borda esfumaçada, porém de lá para cá, me surgiu a necessidade de realizar algumas camos com bordas definidas - e aí mesmo usando recortes de papel comum, a dificuldade de segurá-lo no modelo, e a possibilidade de termos jatos de tinta invadindo áreas já pintadas é grande, então decidi por uma extensão da técnica, que garante o isolamento das partes não pintadas e pintadas usando as boas e velhas masking tapes.
O material necessário é:
- Masking tapes de vários tamanhos: quanto maior a largura da fita, menos fita será necessário aplicar;
- Tesoura para decalques ou unhas, pequena e afiada;
- Estilete ou semelhante para cortar tiras de fita;
- Plantas ou desenhos de boa qualidade mostrando a pintura camuflada do modelo em questão.
Os primeiros passos são os mesmos mostrados pelo Augusto: obtém-se a proporção de tamanho ente o desenho e o modelo, escaneia-se a planta ou ilustração e então realiza-se a impressão em papel sulfite comum (A4 ou carta).
A diferença começa a partir daqui. O segundo passo será determinar que cores serão mascaradas primeiro. No caso do modelo abaixo, um Super Etendard Modernisé, o esquema de cores é cinza-naval escuro / cinza naval claro, com predominância da cor escura.
Normalmente em camuflagens, começa-se pintando a cora mais clara para em seguida pintar a mais escura. Dessa forma, devemos mascarar os pontos dessa cor mais clara.
Tendo a impressão disponível, aplico tiras de fita sobre as áreas que correspondem à tinta mais clara no papel. Como a fita é translúcida, mesmo com a fita em cima ainda é possível enxergar bem o desenho abaixo. Nos lugares onde a fita não cobrir por completo, basta emendar tantas tiras quanto forem necessárias, só lembrando de não deixar essa emenda muito larga.
Uma vez que todas as áreas a serem mascaradas estejam cobertas de fita, começo a recortar o "quebra-cabeças", e então com auxílio de uma caneta, procuro traçar as mesmas linhas desenhadas por debaixo da fita. O objetivo disso é que você consiga alinhar a máscara em cima do modelo com maior precisão.
Em seguida verifico se o alinhamento está correto. É por isso que é muito importante você ter um material de referência confiável. No caso do SEM, eu usei os desenhos do Modeller's Profile de uma Scale Aviation Modeller.
Continuo o processo até obter todas as máscaras que cobri com fita recortadas:
O passo seguinte é tirar as fitas de cima dos recortes. Muitos ficarão com medo, mas posso garantir: o papel dificilmente rasga. Eu costumo levantar uma pontinha da fita com a ponta de uma pinça tipo agulha e então puxo a restante. Sai fácil ! Se por ventura ficar algum pedaço de papel na fita, basta ir passando um estilete ou mesmo a pinça como se tivesse raspando e o papel vai saindo enrolado.
Vou colando cada máscara no seu devido lugar, alinhando com os traços que fiz em cima dos recortes. Esses recortes podem ser aplicados para as laterais do avião também, e nos casos onde você possa não ter conseguido recortas as máscaras ou o acesso para colá-las for difícil, bastará preencher com fita do jeito "manual", cortando tiras e fazendo a junção entre as máscaras. O resultado final dessa etapa será como abaixo:
Superior:
Lateral direita:
Lateral esquerda:
Algumas vantagens desta técnica:
- Camuflagem muito mais próxima do real (tendo-se boas referências);
- Bordas bem definidas em função da precisão dos recortes feitos;
- Não utiliza nenhum material miraculoso ou adaptado, acredito que a maitoria esmagadora dos modelistas dispõe dos recursos assinalados;
- Possibilidade de prejuízo das partes já pintadas perto de zero, já que como a fita é auto-colante e com baixa aderência, a área mascarada fica muito isolada do spray de tinta e não há risco de retirar a tinta junto com a retirada da máscara;
- Dimunição do tempo de mascaramento, já que a parte manual do processo será apenas nas ligações entre as áreas mascaradas.
Desvantagens:
- Servirá apenas para bordas definidas;
- Se os recortes forem grandes demais, será difícil contornar superfícies arredondadas;
- Requer habilidade no corte das peças.
Seguem os resultados obtidos
Foto do etendard
Mesmo processo, desta vez com um Bae Hawk T1 MKI, 1/48
Durante o processo:
Hawk depois:
Uma grande melhoria que pode ser acrescentada a esta técnica é usar ao invés de papel comum, folhas de tamanho A4 feitas com papel auto-colante do mesmo material das masking tapes. Hje no mercado existem as lisas e também as milimetradas, como as abaixo.
Link com vários modelos: Masking Sheets
O único porém é que você precisará adquirí-las. Minha proposta aqui é fazer um trabalho razoável com itens comuns da bancada de modelista.
Dúvidas, críticas e sugestões serão bem vindas !