Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Aprenda aqui sobre produtos específicos ou adaptados para o hobby e a maneira correta de utilizá-los
Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Bunger » 22 Jul 2014, 12:45

Prezados,

Em 2013, o Augusto postou uma técnica fantástica de mascaramento baseado em plantas e desenhos neste tópico aqui:

Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

A técnica funciona muito bem para obter camuflagens de borda esfumaçada, porém de lá para cá, me surgiu a necessidade de realizar algumas camos com bordas definidas - e aí mesmo usando recortes de papel comum, a dificuldade de segurá-lo no modelo, e a possibilidade de termos jatos de tinta invadindo áreas já pintadas é grande, então decidi por uma extensão da técnica, que garante o isolamento das partes não pintadas e pintadas usando as boas e velhas masking tapes.

O material necessário é:

- Masking tapes de vários tamanhos: quanto maior a largura da fita, menos fita será necessário aplicar;
- Tesoura para decalques ou unhas, pequena e afiada;
- Estilete ou semelhante para cortar tiras de fita;
- Plantas ou desenhos de boa qualidade mostrando a pintura camuflada do modelo em questão.

Os primeiros passos são os mesmos mostrados pelo Augusto: obtém-se a proporção de tamanho ente o desenho e o modelo, escaneia-se a planta ou ilustração e então realiza-se a impressão em papel sulfite comum (A4 ou carta).

A diferença começa a partir daqui. O segundo passo será determinar que cores serão mascaradas primeiro. No caso do modelo abaixo, um Super Etendard Modernisé, o esquema de cores é cinza-naval escuro / cinza naval claro, com predominância da cor escura.

Normalmente em camuflagens, começa-se pintando a cora mais clara para em seguida pintar a mais escura. Dessa forma, devemos mascarar os pontos dessa cor mais clara.

Tendo a impressão disponível, aplico tiras de fita sobre as áreas que correspondem à tinta mais clara no papel. Como a fita é translúcida, mesmo com a fita em cima ainda é possível enxergar bem o desenho abaixo. Nos lugares onde a fita não cobrir por completo, basta emendar tantas tiras quanto forem necessárias, só lembrando de não deixar essa emenda muito larga.

Imagem

Uma vez que todas as áreas a serem mascaradas estejam cobertas de fita, começo a recortar o "quebra-cabeças", e então com auxílio de uma caneta, procuro traçar as mesmas linhas desenhadas por debaixo da fita. O objetivo disso é que você consiga alinhar a máscara em cima do modelo com maior precisão.

Imagem

Em seguida verifico se o alinhamento está correto. É por isso que é muito importante você ter um material de referência confiável. No caso do SEM, eu usei os desenhos do Modeller's Profile de uma Scale Aviation Modeller.

Imagem

Continuo o processo até obter todas as máscaras que cobri com fita recortadas:

Imagem

Imagem

Imagem

O passo seguinte é tirar as fitas de cima dos recortes. Muitos ficarão com medo, mas posso garantir: o papel dificilmente rasga. Eu costumo levantar uma pontinha da fita com a ponta de uma pinça tipo agulha e então puxo a restante. Sai fácil ! Se por ventura ficar algum pedaço de papel na fita, basta ir passando um estilete ou mesmo a pinça como se tivesse raspando e o papel vai saindo enrolado.

Imagem

Vou colando cada máscara no seu devido lugar, alinhando com os traços que fiz em cima dos recortes. Esses recortes podem ser aplicados para as laterais do avião também, e nos casos onde você possa não ter conseguido recortas as máscaras ou o acesso para colá-las for difícil, bastará preencher com fita do jeito "manual", cortando tiras e fazendo a junção entre as máscaras. O resultado final dessa etapa será como abaixo:

Superior:
Imagem

Lateral direita:
Imagem

Lateral esquerda:
Imagem

Algumas vantagens desta técnica:

- Camuflagem muito mais próxima do real (tendo-se boas referências);
- Bordas bem definidas em função da precisão dos recortes feitos;
- Não utiliza nenhum material miraculoso ou adaptado, acredito que a maitoria esmagadora dos modelistas dispõe dos recursos assinalados;
- Possibilidade de prejuízo das partes já pintadas perto de zero, já que como a fita é auto-colante e com baixa aderência, a área mascarada fica muito isolada do spray de tinta e não há risco de retirar a tinta junto com a retirada da máscara;
- Dimunição do tempo de mascaramento, já que a parte manual do processo será apenas nas ligações entre as áreas mascaradas.

Desvantagens:

- Servirá apenas para bordas definidas;
- Se os recortes forem grandes demais, será difícil contornar superfícies arredondadas;
- Requer habilidade no corte das peças.

Seguem os resultados obtidos

Foto do etendard
Imagem
Imagem
Imagem

Mesmo processo, desta vez com um Bae Hawk T1 MKI, 1/48

Durante o processo:
Imagem

Hawk depois:
Imagem

Uma grande melhoria que pode ser acrescentada a esta técnica é usar ao invés de papel comum, folhas de tamanho A4 feitas com papel auto-colante do mesmo material das masking tapes. Hje no mercado existem as lisas e também as milimetradas, como as abaixo.

Imagem

Imagem

Link com vários modelos: Masking Sheets

O único porém é que você precisará adquirí-las. Minha proposta aqui é fazer um trabalho razoável com itens comuns da bancada de modelista.

Dúvidas, críticas e sugestões serão bem vindas ! :ok

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

João Bosco N Mendes
Plastimodelista
Mensagens: 2602
Registrado em: 29 Abr 2009, 19:34

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor João Bosco N Mendes » 22 Jul 2014, 12:48

:ordem: Bunger, tenho uma pergunta:
- quando você tirar a fita/máscara não há perigo de a tinta de baixo sair junto também? Com você ocorreu isso?

Abraços e obrigado!

João Bosco

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Augusto » 22 Jul 2014, 12:55

Muito bom! Aquele polonês que veio ao nosso evento tinha me falado sobre isso, mas não tinha visto ainda com este detalhe, a sua solução ficou muito boa. :ok

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Cesar Ferreira » 22 Jul 2014, 14:17

Caro companheiro cruzmaltino, que tinta que vc usou para pintar o modelo, pois o grande problema sempre é a ancoragem da tinta no plástico e pelo que entendi não houve danos na pintura após remover a fita. Vc trabalhou a fita antes ou a tinta é que agarrou mesmo no plástico.
Gostei muito do Entendard.
Abraços
Cesar Ferreira

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Bunger » 22 Jul 2014, 16:08

João Bosco N Mendes escreveu:Bunger, tenho uma pergunta:
- quando você tirar a fita/máscara não há perigo de a tinta de baixo sair junto também? Com você ocorreu isso? (...)
João Bosco
Cesar Ferreira escreveu:(...)pelo que entendi não houve danos na pintura após remover a fita. Vc trabalhou a fita antes ou a tinta é que agarrou mesmo no plástico. (...)
Vamos lá: Eu já usei várias tintas (Acrilex, Hobby Cores, Gunze), mas de uns quatro anos para cá uso a "sagrada" combinação Tamiya + Thinner Tempo 2002.

Normalmente eu não uso primer, pelo menos não com essa função de ancoragem; Quando uso normalmente é para fins de preenchimento. No caso do Etendard, eu usei o Surfacer 500 porque o kit da Heller é ruim demais em termos de frestas e superfície. Mas no caso do Hawk, ele originalmente era para ser pintado na versão preto brilhante, a qual cheguei a pintar. Como não deu certo, simplesmente tirei com acetona toda a tinta, lixei levemente a superfície toda com lixa 1200 eu apliquei a camuflagem conforme a técnica - direto no plástico.

Eu nunca tive problemas como arrancar tinta junto com masking tape, usando ou não primer, então não tenho como indicar um método para isso não acontecer. Alguns como o Cesar citou "preparam" a fita, colando e descolando do dedo várias vezes por exemplo para então aplicar. Nunca fiz isso.

Uma coisa que sempre faço é lavar muito bem o kit antes de qualquer pintura básica. Os kits da Italeri por exemplo, pelo menos os que tive sempre vieram com oleosidade. Boto as peças embaixo da torneira, molho uma escova de dentes surrada no detergente e lavo tudo. :ok

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Bunger » 22 Jul 2014, 16:09

Augusto escreveu:Muito bom! Aquele polonês que veio ao nosso evento tinha me falado sobre isso, mas não tinha visto ainda com este detalhe, a sua solução ficou muito boa. :ok
Que bom que gostou, seu tutorial ajudou demais. Gostaria de tornar isto um artigo. É através do mesmo editor usado para fazer reviews ?

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Augusto » 22 Jul 2014, 16:45

Sim pelo mesmo editor, pode mesmo copiar e colar o conteúdo do seu post aqui que funciona lá.

João Bosco N Mendes
Plastimodelista
Mensagens: 2602
Registrado em: 29 Abr 2009, 19:34

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor João Bosco N Mendes » 22 Jul 2014, 21:33

:ordem: Bunger, mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

Abraços!

João Bosco

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor yerrcastro » 22 Jul 2014, 22:05

Valeu! Muito interessante. :ok
Henrique

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Paulo do Rio » 22 Jul 2014, 23:49

Ao invés do papel, colo a fita sobre um acetato transparente . Depois de desenhado, ´basta recortar o acetato com o desenho. A fita descola do acetato facilmente.
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Paulo do Rio » 22 Jul 2014, 23:49

Ao invés do papel, colo a fita sobre um acetato transparente . Depois de desenhado, ´basta recortar o acetato com o desenho. A fita descola do acetato facilmente.
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Bunger » 23 Jul 2014, 12:14

Paulo do Rio escreveu:Ao invés do papel, colo a fita sobre um acetato transparente . Depois de desenhado, ´basta recortar o acetato com o desenho. A fita descola do acetato facilmente.
:ok

Boa dica Coronel ! No caso do papel, o que ajuda muito a não fazer com que a fita grude forte no papel é a própria tinta da impressão. ;)

A propósito, onde vocês tem comprado acetato no Rio atualmente ? alguns anos atrás tive uma dificuldade enorme de achar com espessuras mais grossas. :-?

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor Paulo do Rio » 23 Jul 2014, 12:24

Eu tenho remanescentes de transparências de retro-projetor (tem gente que nem sabe o que é, de tão antigo)
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...

Avatar do usuário
alvaro
Plastimodelista
Mensagens: 380
Registrado em: 25 Jul 2012, 10:54

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor alvaro » 23 Jul 2014, 13:53

Paulo do Rio escreveu:Eu tenho remanescentes de transparências de retro-projetor (tem gente que nem sabe o que é, de tão antigo)
Como eu lembro disso, me lembro tambem que usavamos radiografias velhas de molho em agua sanitária.. :-D :-D
[]'s

Alvaro

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Mascaramento: Uma proposta de melhoria para bordas definidas

Mensagempor luiz carlos-f100 » 23 Jul 2014, 23:31

Legal Gus ....... vou experimentar em um kit aqui que leva camo, vamos ver se consigo, pela descrição é bem simples :ok
F 100


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante