abri o tópico ontem antes de sair e por isso só tinha a foto
um breve histórico do modelo, fonte site da Roden:
Entre todos os caças Nieuport que lutaram durante a Primeira Guerra Mundial, o Nieuport 28C1 diferiu significativamente de todos os seus antecessores. Esta aeronave ainda é considerado um dos caças mais elegantes da época.
Ao final de 1917, a Société Anonyme des Etablissements Nieuport continuou a trabalhar na melhoria dos Nieuport 24 e Nieuport 25 , os mais recentes sucessores do excelente Nieuport 11 Bebe de 1916 . Todos dos antecessores da Nieuport 28 foram sesquiplanos em vez de biplanos clássicos, devido ao fato de a sua asa inferior era consideravelmente menor do que a superior. Em novembro de 1918, os vôos de quatro novos protótipos de testes comparativos ocorreu. Os resultados mostraram que a máquina com o novo projeto da asa do tipo biplano clássico ofereceu o melhor desempenho. Ambas as asas tinham perfis elípticos . O caça tinha um motor de 160 cv, o Gnome-Rhone Monosoupape 9N, e estava armado com dois canhões Vickers, instalados na fuselagem (uma no centro, outra no lado da porta).
Os Nieuport 28C1 satisfaziam osrequisitos de combate contemporâneos , no entanto , a sua utilização pelo serviço aéreo francês terminou pouco depois que começou: os vôos de teste do Spad 13C1 ocorreu e esta aeronave foi recomendado como o único caça padrão para a Força Aérea Francesa
A carreira do Nieuport 28C1 se encerraria ai, porém tudo mudou com a entrada dos EUA na primeira guerra. Os Estados Unidos da América nãotinham a sua própria força aéreaque teve que ser apressadamente criada por meio da compra do equipamento militar necessário a partir de seus aliados. Em março de 1918, 297 máquinas do tipo Nieuport 28C1 foram transferidos para o 94 e 95 Aero Esquadrões e pouco depois começou a lutar contra o inimigo.
Em 14 de abril de 1918, os tenentes Douglas Campbell e Alan Winslow (94 Aero Sqn) derrubaram dois caças alemães nos céus da frente ocidental - esta foi a primeira vitória na história gloriosa da aviação de caça americano, e o Nieuport 28C1 tornou-se o primeiro avião para conquistar vitórias para os pilotos norte-americanos.
O mais bem sucedido ás americano da WWI, o capitão Eddie Rickenbacker, marcou várias vitórias no Nieuport 28C1 - sua pontuação total foi de 26.
Ao colocar a aeronave em serviço militar intensivo, os pilotos americanos descobriram uma "peculiaridade" bastante desagradável deste avião, que foi notado pela primeira vez durante os vôos de teste - as capas de linho asa podiam ser arrancadas durante manobras extremas e isso muitas vezes levou a catástrofes. Este problema foi resolvido até o final de julho, porém já era tarde demais - o Spad 13C1 estava sendo construída em grande quantidade e começaram a chegar nas fileiras da Força Aérea americana, e que tinha substituído completamente o Nieuport 28C1 em agosto de 1918.
Após o fim da Primeira Guerra Mundial uma série de Nieuport 28C1s que nessa época eram propriedade dos Estados Unidos, voltou para sua terra natal. Na chegada que foram usados como aviões de treinamento, em seguida, eles foram transferidos para a Marinha para experiências no uso de caças a bordo de navios. Em meados dos anos 1920 o Nieuport 28C1 foi considerado completamente obsoleto e máquinas deste tipo foram vendidos para vários circos aéreos e Hollywood. Vários Nieuport 28C1s - testemunhas das batalhas aéreas reais da Primeira Guerra Mundial - prolongaram suas carreiras dessa forma.
o Kit:
em termos de numeros de peças esse é um kit simples da roden, apenas duas arvores de peças, o cabeamento deste modelo tb promete ser simples com poucos cabos
fonte: site da Roden
fonte: site da Roden
decals: fonte: site da Roden