GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72 *** SUSPENSO ***
Enviado: 15 Dez 2013, 18:34
No. .. Je ne suis pas fou encore RSsssssss .. Mexi à coeur, l'effet secondaire est qui a touché la tête
Enquanto o Beluga está de quarentena, decidi iniciar essa ave aqui :
Um pouco sobre o Concorde
O Concorde era um avião comercial supersônico de passageiros, construído pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Foi operado apenas pelas companhias British Airways e Air France. Sua velocidade de cruzeiro é de Mach 2.04 (entre 2.346 e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003.
O Concorde gastava uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico, tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.
Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747, porém transportando um número de passageiros muito menor.
Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 a demanda pelos voos intercontinentais diminuiu e seus voos tornaram-se economicamente inviáveis.
O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.
Ao todo foram construidas 20 unidades do Concorde, 14 de fato voaram comercialmente, 7 da Air France e 7 da Brithis Airways.
Foi ator principal no cinema trash, Aeroporto 79 - o Concorde
Exceto pelo que se acidentou com perda total , todos eles estão expostos pelo mundo.
Uma lenda de fato !
Fonte : Wikipédia
Minhas lembranças da lenda !
No final da década 70 e nos anos 80, a Air France tinha 2 frequencias semanais com o Concorde aqui para o RJ , quartas e domingos. DIferentemente de hoje, o AIRJ - TPS 1 ( como era chamando o Tom Jobim ) tinha seu o terraço panoramico aberto em toda sua extensão e o barato no domingos, com sol ou chuva , especialmente para os spotters da época como eu e outros malucos, era chegar no AIRJ por volta das 13.00 hrs , e ver o Concorde chegar por volta das 15.00 hrs. A partir desse horário, o terraço ficava lotado, especialmente no finger que ele ficava - o de numero 8 - onde todos admiravam suas formas suaves e belas.
O ponto alto, entretanto, era a decolagem, as 19.00 horas. Todos nós corríamos para o lado direito do terraço, lá bem no fundo, invadindo um restaurante que lá havia - o gerente achavam ruim kkkkk - com vistas para a pista 10/28. Mas depois compravámos um misto-quente ou queijo com banana e coca-cola - CARO PRA CARAMBA !!! - e o gerente acabou ficando nosso amigo
Conseguir um lugar na murada era uma vitoria, mas nós íamos cerca de 40 minutos antes da partida, e ficavamos de camarote .
Dái a multidão chegava : empurra- empurra, a criançada louca para ver o avião decolar, os pais dando explicações nada aeronauticas sobre o avião ( escutei uma vez um pai falar para o filho que para o Concorde pegar a pista aqui no Rio, fazia a volta lá em São Paulo ) as mulheres - namoradas, esposas, avós, tias, casos. etc .... - achando tudo bonito e chato ao mesmo tempo ( .. ah mas que graça tem de ficar aqui, avião é tudo igual ... falavam ..... mas a opinão mudava logo que o bicho acelerava ... ) ...
E lá vinha a garça.... branca, esguia, bela como sempre, com seu nariz abaixado e com aquele ruído caracteristicos das Olympus 593 em iddle... um murmurinho lindo !
Um de nossos colegas mais abastardo tinha um rádio FM adaptado para escuta da torre de comando, e nós ali quietinhos em volta dele esperando escutar na fonia Torre x Lenda : ´´ Concorde, winds at 3 knots by 110 degrees....clear for takeoff ....good flight sir !!!! ´´
Então começava o show ....... uma chama, no inicio azul e depois ficando amarela e com us 10 mts de comprimento saia das 593, acompanhado de um ruido ENSUDECEDOR, que estremecia tudo ao seu redor... era impossivel falar, mesmo gritando, com aquele trovão das 4 Olympus com pós-combustor ligado..... as mulheres ficavam horrorizadas com aquele barulho todo, me lembro de uma senhora falar depois : ´´ meu Deus, parecia que o mundo estava acabando..... ´´ ( será que ela já viu o mundo acabar ???!! Kkkkkk ) , e lá ia a lenda acelerando pela 10/28 full power, descolando suas 185 toneladas como um caça, com o pós combustor ligado, 10, 15, 20, 25 segundos.... e pronto ... a tripulação cortava os pós e de pronto o ruido ia embora... e a lenda dentro poucas horas - após uma escala técnica em Dakar - chegava no Charles de Gaulle.
Não se algum de vcs teve a oportunidade de ir lá nessa época ou ver um caça decolando com pós combustor... a coisa é por ai
E na quarta, estavamos lá.... domingo também... e observámos as mesmas pessoas do ultimo domingo lá novamente... e dai tudo acabou......
Costumo dizer que fui um privilegiado em poder ter tido a oportunidade de ver essa incrivel máquina aqui no RJ enquanto operou, bem como muitas outras
Adieu, Monsieur Concorde !!!!!!
OLhem esse video de um Concorde decolando de Heatrow para o JFK :
Enquanto o Beluga está de quarentena, decidi iniciar essa ave aqui :
Um pouco sobre o Concorde
O Concorde era um avião comercial supersônico de passageiros, construído pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Foi operado apenas pelas companhias British Airways e Air France. Sua velocidade de cruzeiro é de Mach 2.04 (entre 2.346 e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003.
O Concorde gastava uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico, tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.
Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747, porém transportando um número de passageiros muito menor.
Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 a demanda pelos voos intercontinentais diminuiu e seus voos tornaram-se economicamente inviáveis.
O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.
Ao todo foram construidas 20 unidades do Concorde, 14 de fato voaram comercialmente, 7 da Air France e 7 da Brithis Airways.
Foi ator principal no cinema trash, Aeroporto 79 - o Concorde
Exceto pelo que se acidentou com perda total , todos eles estão expostos pelo mundo.
Uma lenda de fato !
Fonte : Wikipédia
Minhas lembranças da lenda !
No final da década 70 e nos anos 80, a Air France tinha 2 frequencias semanais com o Concorde aqui para o RJ , quartas e domingos. DIferentemente de hoje, o AIRJ - TPS 1 ( como era chamando o Tom Jobim ) tinha seu o terraço panoramico aberto em toda sua extensão e o barato no domingos, com sol ou chuva , especialmente para os spotters da época como eu e outros malucos, era chegar no AIRJ por volta das 13.00 hrs , e ver o Concorde chegar por volta das 15.00 hrs. A partir desse horário, o terraço ficava lotado, especialmente no finger que ele ficava - o de numero 8 - onde todos admiravam suas formas suaves e belas.
O ponto alto, entretanto, era a decolagem, as 19.00 horas. Todos nós corríamos para o lado direito do terraço, lá bem no fundo, invadindo um restaurante que lá havia - o gerente achavam ruim kkkkk - com vistas para a pista 10/28. Mas depois compravámos um misto-quente ou queijo com banana e coca-cola - CARO PRA CARAMBA !!! - e o gerente acabou ficando nosso amigo
Conseguir um lugar na murada era uma vitoria, mas nós íamos cerca de 40 minutos antes da partida, e ficavamos de camarote .
Dái a multidão chegava : empurra- empurra, a criançada louca para ver o avião decolar, os pais dando explicações nada aeronauticas sobre o avião ( escutei uma vez um pai falar para o filho que para o Concorde pegar a pista aqui no Rio, fazia a volta lá em São Paulo ) as mulheres - namoradas, esposas, avós, tias, casos. etc .... - achando tudo bonito e chato ao mesmo tempo ( .. ah mas que graça tem de ficar aqui, avião é tudo igual ... falavam ..... mas a opinão mudava logo que o bicho acelerava ... ) ...
E lá vinha a garça.... branca, esguia, bela como sempre, com seu nariz abaixado e com aquele ruído caracteristicos das Olympus 593 em iddle... um murmurinho lindo !
Um de nossos colegas mais abastardo tinha um rádio FM adaptado para escuta da torre de comando, e nós ali quietinhos em volta dele esperando escutar na fonia Torre x Lenda : ´´ Concorde, winds at 3 knots by 110 degrees....clear for takeoff ....good flight sir !!!! ´´
Então começava o show ....... uma chama, no inicio azul e depois ficando amarela e com us 10 mts de comprimento saia das 593, acompanhado de um ruido ENSUDECEDOR, que estremecia tudo ao seu redor... era impossivel falar, mesmo gritando, com aquele trovão das 4 Olympus com pós-combustor ligado..... as mulheres ficavam horrorizadas com aquele barulho todo, me lembro de uma senhora falar depois : ´´ meu Deus, parecia que o mundo estava acabando..... ´´ ( será que ela já viu o mundo acabar ???!! Kkkkkk ) , e lá ia a lenda acelerando pela 10/28 full power, descolando suas 185 toneladas como um caça, com o pós combustor ligado, 10, 15, 20, 25 segundos.... e pronto ... a tripulação cortava os pós e de pronto o ruido ia embora... e a lenda dentro poucas horas - após uma escala técnica em Dakar - chegava no Charles de Gaulle.
Não se algum de vcs teve a oportunidade de ir lá nessa época ou ver um caça decolando com pós combustor... a coisa é por ai
E na quarta, estavamos lá.... domingo também... e observámos as mesmas pessoas do ultimo domingo lá novamente... e dai tudo acabou......
Costumo dizer que fui um privilegiado em poder ter tido a oportunidade de ver essa incrivel máquina aqui no RJ enquanto operou, bem como muitas outras
Adieu, Monsieur Concorde !!!!!!
OLhem esse video de um Concorde decolando de Heatrow para o JFK :