GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72 *** SUSPENSO ***
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GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72 *** SUSPENSO ***
No. .. Je ne suis pas fou encore RSsssssss .. Mexi à coeur, l'effet secondaire est qui a touché la tête
Enquanto o Beluga está de quarentena, decidi iniciar essa ave aqui :
Um pouco sobre o Concorde
O Concorde era um avião comercial supersônico de passageiros, construído pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Foi operado apenas pelas companhias British Airways e Air France. Sua velocidade de cruzeiro é de Mach 2.04 (entre 2.346 e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003.
O Concorde gastava uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico, tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.
Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747, porém transportando um número de passageiros muito menor.
Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 a demanda pelos voos intercontinentais diminuiu e seus voos tornaram-se economicamente inviáveis.
O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.
Ao todo foram construidas 20 unidades do Concorde, 14 de fato voaram comercialmente, 7 da Air France e 7 da Brithis Airways.
Foi ator principal no cinema trash, Aeroporto 79 - o Concorde
Exceto pelo que se acidentou com perda total , todos eles estão expostos pelo mundo.
Uma lenda de fato !
Fonte : Wikipédia
Minhas lembranças da lenda !
No final da década 70 e nos anos 80, a Air France tinha 2 frequencias semanais com o Concorde aqui para o RJ , quartas e domingos. DIferentemente de hoje, o AIRJ - TPS 1 ( como era chamando o Tom Jobim ) tinha seu o terraço panoramico aberto em toda sua extensão e o barato no domingos, com sol ou chuva , especialmente para os spotters da época como eu e outros malucos, era chegar no AIRJ por volta das 13.00 hrs , e ver o Concorde chegar por volta das 15.00 hrs. A partir desse horário, o terraço ficava lotado, especialmente no finger que ele ficava - o de numero 8 - onde todos admiravam suas formas suaves e belas.
O ponto alto, entretanto, era a decolagem, as 19.00 horas. Todos nós corríamos para o lado direito do terraço, lá bem no fundo, invadindo um restaurante que lá havia - o gerente achavam ruim kkkkk - com vistas para a pista 10/28. Mas depois compravámos um misto-quente ou queijo com banana e coca-cola - CARO PRA CARAMBA !!! - e o gerente acabou ficando nosso amigo
Conseguir um lugar na murada era uma vitoria, mas nós íamos cerca de 40 minutos antes da partida, e ficavamos de camarote .
Dái a multidão chegava : empurra- empurra, a criançada louca para ver o avião decolar, os pais dando explicações nada aeronauticas sobre o avião ( escutei uma vez um pai falar para o filho que para o Concorde pegar a pista aqui no Rio, fazia a volta lá em São Paulo ) as mulheres - namoradas, esposas, avós, tias, casos. etc .... - achando tudo bonito e chato ao mesmo tempo ( .. ah mas que graça tem de ficar aqui, avião é tudo igual ... falavam ..... mas a opinão mudava logo que o bicho acelerava ... ) ...
E lá vinha a garça.... branca, esguia, bela como sempre, com seu nariz abaixado e com aquele ruído caracteristicos das Olympus 593 em iddle... um murmurinho lindo !
Um de nossos colegas mais abastardo tinha um rádio FM adaptado para escuta da torre de comando, e nós ali quietinhos em volta dele esperando escutar na fonia Torre x Lenda : ´´ Concorde, winds at 3 knots by 110 degrees....clear for takeoff ....good flight sir !!!! ´´
Então começava o show ....... uma chama, no inicio azul e depois ficando amarela e com us 10 mts de comprimento saia das 593, acompanhado de um ruido ENSUDECEDOR, que estremecia tudo ao seu redor... era impossivel falar, mesmo gritando, com aquele trovão das 4 Olympus com pós-combustor ligado..... as mulheres ficavam horrorizadas com aquele barulho todo, me lembro de uma senhora falar depois : ´´ meu Deus, parecia que o mundo estava acabando..... ´´ ( será que ela já viu o mundo acabar ???!! Kkkkkk ) , e lá ia a lenda acelerando pela 10/28 full power, descolando suas 185 toneladas como um caça, com o pós combustor ligado, 10, 15, 20, 25 segundos.... e pronto ... a tripulação cortava os pós e de pronto o ruido ia embora... e a lenda dentro poucas horas - após uma escala técnica em Dakar - chegava no Charles de Gaulle.
Não se algum de vcs teve a oportunidade de ir lá nessa época ou ver um caça decolando com pós combustor... a coisa é por ai
E na quarta, estavamos lá.... domingo também... e observámos as mesmas pessoas do ultimo domingo lá novamente... e dai tudo acabou......
Costumo dizer que fui um privilegiado em poder ter tido a oportunidade de ver essa incrivel máquina aqui no RJ enquanto operou, bem como muitas outras
Adieu, Monsieur Concorde !!!!!!
OLhem esse video de um Concorde decolando de Heatrow para o JFK :
Enquanto o Beluga está de quarentena, decidi iniciar essa ave aqui :
Um pouco sobre o Concorde
O Concorde era um avião comercial supersônico de passageiros, construído pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Foi operado apenas pelas companhias British Airways e Air France. Sua velocidade de cruzeiro é de Mach 2.04 (entre 2.346 e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003.
O Concorde gastava uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico, tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.
Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747, porém transportando um número de passageiros muito menor.
Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 a demanda pelos voos intercontinentais diminuiu e seus voos tornaram-se economicamente inviáveis.
O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.
Ao todo foram construidas 20 unidades do Concorde, 14 de fato voaram comercialmente, 7 da Air France e 7 da Brithis Airways.
Foi ator principal no cinema trash, Aeroporto 79 - o Concorde
Exceto pelo que se acidentou com perda total , todos eles estão expostos pelo mundo.
Uma lenda de fato !
Fonte : Wikipédia
Minhas lembranças da lenda !
No final da década 70 e nos anos 80, a Air France tinha 2 frequencias semanais com o Concorde aqui para o RJ , quartas e domingos. DIferentemente de hoje, o AIRJ - TPS 1 ( como era chamando o Tom Jobim ) tinha seu o terraço panoramico aberto em toda sua extensão e o barato no domingos, com sol ou chuva , especialmente para os spotters da época como eu e outros malucos, era chegar no AIRJ por volta das 13.00 hrs , e ver o Concorde chegar por volta das 15.00 hrs. A partir desse horário, o terraço ficava lotado, especialmente no finger que ele ficava - o de numero 8 - onde todos admiravam suas formas suaves e belas.
O ponto alto, entretanto, era a decolagem, as 19.00 horas. Todos nós corríamos para o lado direito do terraço, lá bem no fundo, invadindo um restaurante que lá havia - o gerente achavam ruim kkkkk - com vistas para a pista 10/28. Mas depois compravámos um misto-quente ou queijo com banana e coca-cola - CARO PRA CARAMBA !!! - e o gerente acabou ficando nosso amigo
Conseguir um lugar na murada era uma vitoria, mas nós íamos cerca de 40 minutos antes da partida, e ficavamos de camarote .
Dái a multidão chegava : empurra- empurra, a criançada louca para ver o avião decolar, os pais dando explicações nada aeronauticas sobre o avião ( escutei uma vez um pai falar para o filho que para o Concorde pegar a pista aqui no Rio, fazia a volta lá em São Paulo ) as mulheres - namoradas, esposas, avós, tias, casos. etc .... - achando tudo bonito e chato ao mesmo tempo ( .. ah mas que graça tem de ficar aqui, avião é tudo igual ... falavam ..... mas a opinão mudava logo que o bicho acelerava ... ) ...
E lá vinha a garça.... branca, esguia, bela como sempre, com seu nariz abaixado e com aquele ruído caracteristicos das Olympus 593 em iddle... um murmurinho lindo !
Um de nossos colegas mais abastardo tinha um rádio FM adaptado para escuta da torre de comando, e nós ali quietinhos em volta dele esperando escutar na fonia Torre x Lenda : ´´ Concorde, winds at 3 knots by 110 degrees....clear for takeoff ....good flight sir !!!! ´´
Então começava o show ....... uma chama, no inicio azul e depois ficando amarela e com us 10 mts de comprimento saia das 593, acompanhado de um ruido ENSUDECEDOR, que estremecia tudo ao seu redor... era impossivel falar, mesmo gritando, com aquele trovão das 4 Olympus com pós-combustor ligado..... as mulheres ficavam horrorizadas com aquele barulho todo, me lembro de uma senhora falar depois : ´´ meu Deus, parecia que o mundo estava acabando..... ´´ ( será que ela já viu o mundo acabar ???!! Kkkkkk ) , e lá ia a lenda acelerando pela 10/28 full power, descolando suas 185 toneladas como um caça, com o pós combustor ligado, 10, 15, 20, 25 segundos.... e pronto ... a tripulação cortava os pós e de pronto o ruido ia embora... e a lenda dentro poucas horas - após uma escala técnica em Dakar - chegava no Charles de Gaulle.
Não se algum de vcs teve a oportunidade de ir lá nessa época ou ver um caça decolando com pós combustor... a coisa é por ai
E na quarta, estavamos lá.... domingo também... e observámos as mesmas pessoas do ultimo domingo lá novamente... e dai tudo acabou......
Costumo dizer que fui um privilegiado em poder ter tido a oportunidade de ver essa incrivel máquina aqui no RJ enquanto operou, bem como muitas outras
Adieu, Monsieur Concorde !!!!!!
OLhem esse video de um Concorde decolando de Heatrow para o JFK :
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 14 Jul 2014, 23:18, em um total de 13 vezes.
F 100
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
O kit da AIRFIX é bem grande e interessante, - embora um meio-termo entre goiaba e goiabona Rssss - uma mistura de plasticos branco, prata e preto. Os decais permitem fazer somente aeronave da Brithis Airways em seus 3 momentos de pinturas, a G-BOAA , que atualmente está exposta no Museum of Flight, na Escócia.
Montado, ficará com um comprimento de 85 cms do pitot à luz de cauda
A HELLER tem o mesmo kit, com decais da AIR FRANCE.
Eu gosto muito da pintura do periodo 1985 - 1997, mas existe um decal da Two Six que permite vc fazer a aeronave operada em joint-venture Brithis Airways x Singapore Airlanes, sendo que cada lado do avião era pintado com as cores de cada companhia. Um caso a pensar .......
No final ficará grande, mas bem imponente.
Mas o kit tem seus ´ contrabandos `: as formas das janelas estão totalmente erradas, as linhas de baixo relevo são muito toscas e altas, o material rodante é péssimo, a montagem da cabine de comando requer atenção e ajustes, vamos ter de mexer nas carenagens das 593 ........mas vamos que vamos assim mesmo.....
A título de curiosidade, as Olympus 593 eram as mesma usadas nos Vulcan.
Os sprues :
Comecei mexendo na parte dianteira do charuto, embora encaixe relativamente bem, um trabalho de lixamento e dry-fit aqui é necessário para um bom acabamento :
Como viram, vou ter trabalho, mas vai valer a pena. Um colega do FB, Brad Shinn montou um, mandei um e-mail para ele e gentilmente me enviou boas fotos e dicas de montagem, bem como meu amigo Zé Maria ( Tristar ) me deu umas excelentes dicas
Com paciencia e jeito a coisa vai andar, enquanto isso vou me decidir pela pintura :
1a opção - BA 1985 - 1997
2a opção - Joint com a Singapore - Lado direito pintura da BA e no Esquerdo da Singapore
O decal da Two Six
O que vcs acham ?????
Montado, ficará com um comprimento de 85 cms do pitot à luz de cauda
A HELLER tem o mesmo kit, com decais da AIR FRANCE.
Eu gosto muito da pintura do periodo 1985 - 1997, mas existe um decal da Two Six que permite vc fazer a aeronave operada em joint-venture Brithis Airways x Singapore Airlanes, sendo que cada lado do avião era pintado com as cores de cada companhia. Um caso a pensar .......
No final ficará grande, mas bem imponente.
Mas o kit tem seus ´ contrabandos `: as formas das janelas estão totalmente erradas, as linhas de baixo relevo são muito toscas e altas, o material rodante é péssimo, a montagem da cabine de comando requer atenção e ajustes, vamos ter de mexer nas carenagens das 593 ........mas vamos que vamos assim mesmo.....
A título de curiosidade, as Olympus 593 eram as mesma usadas nos Vulcan.
Os sprues :
Comecei mexendo na parte dianteira do charuto, embora encaixe relativamente bem, um trabalho de lixamento e dry-fit aqui é necessário para um bom acabamento :
Como viram, vou ter trabalho, mas vai valer a pena. Um colega do FB, Brad Shinn montou um, mandei um e-mail para ele e gentilmente me enviou boas fotos e dicas de montagem, bem como meu amigo Zé Maria ( Tristar ) me deu umas excelentes dicas
Com paciencia e jeito a coisa vai andar, enquanto isso vou me decidir pela pintura :
1a opção - BA 1985 - 1997
2a opção - Joint com a Singapore - Lado direito pintura da BA e no Esquerdo da Singapore
O decal da Two Six
O que vcs acham ?????
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 22 Dez 2013, 16:45, em um total de 4 vezes.
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Show Luiz.... Segunda opção com certeza
- Rodrigo Luiz
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
a segunda é bem interessante e incomum
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Gostei muito da apresentação do avião.
Vou acompanhar.
Abs!
Vou acompanhar.
Abs!
Henrique
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Show de escolha Luiz!!
Gostei da sua história. Eu tive a oportunidade de ver este avião passando no litoral após sua decolagem lá pelos anos 80. Eu estava na praia e todos pararam para ver o concorde com seu estrondo, passando baixo e fazendo uma curva rápida para o oceano, bem em frente a praia de Ipanema.
Gostei da sua história. Eu tive a oportunidade de ver este avião passando no litoral após sua decolagem lá pelos anos 80. Eu estava na praia e todos pararam para ver o concorde com seu estrondo, passando baixo e fazendo uma curva rápida para o oceano, bem em frente a praia de Ipanema.
Tarkus
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Valeu galera !!!!!
Vamos lá ....... comecei a mexer , fazendo as devidas correções. Mas percebi que será necessário mais correções no decorrer da montagem
1a correção : janelas
O formato das janelas estão totalmente erradas, vejam as fotos :
Do kit :
Do avião 1/1
Então mandei Durepóxi nos 2 lados, ficou assim :
Deixarei uns 2 dias secando e depois vamos lixar, com certeza haverá uns gaps que seráo preenchidos com super- bonder ,secagem por uns 2 dias e lixa novamente até obter uma superficie bem lisinha , além do que irei dar um polimento.
Isso irá favorecer a aplicação dos decais - vou usar decais para as janelas.
Partir então para a cabine de comando ( deveria ter pedido pro Julio fazer ) , as peças já preparadas e envernizadas, só aguardando os decais do painel de instrumentos, do pedestal das manetes, do eng de voo, e o Overhead painel :
Pintei e envernizei as metades da cabine, usei Vallejo US Blue Gray:
Aqui um dos problemas que o pessoal havia alertado :
O painel do engenheiro de voo, se seguirmos as marcações no piso da cabine, ficará muito além do local correto, bem à frente da janela do lado direito da cabine :
Vista pelo lado de fora : um dos lados do painel do F/E fica aparecendo, o que não ocorre no avião real :
Agora na posição correta :
Não estão colados ainda, fiz somente o dry-fit para fazer os devidos ajustes, nessa semana vou decalcar, lacrar com verniz, fazer os cintos em scratch - fita tamiya -, embora depois de fechado não vai aparecer muito, mas eles estarão lá
Ache essa foto bem caracteristica de 2 ícones da França : O Concorde e o Citroen DS-19 Cara de Sapo
Vamos lá ....... comecei a mexer , fazendo as devidas correções. Mas percebi que será necessário mais correções no decorrer da montagem
1a correção : janelas
O formato das janelas estão totalmente erradas, vejam as fotos :
Do kit :
Do avião 1/1
Então mandei Durepóxi nos 2 lados, ficou assim :
Deixarei uns 2 dias secando e depois vamos lixar, com certeza haverá uns gaps que seráo preenchidos com super- bonder ,secagem por uns 2 dias e lixa novamente até obter uma superficie bem lisinha , além do que irei dar um polimento.
Isso irá favorecer a aplicação dos decais - vou usar decais para as janelas.
Partir então para a cabine de comando ( deveria ter pedido pro Julio fazer ) , as peças já preparadas e envernizadas, só aguardando os decais do painel de instrumentos, do pedestal das manetes, do eng de voo, e o Overhead painel :
Pintei e envernizei as metades da cabine, usei Vallejo US Blue Gray:
Aqui um dos problemas que o pessoal havia alertado :
O painel do engenheiro de voo, se seguirmos as marcações no piso da cabine, ficará muito além do local correto, bem à frente da janela do lado direito da cabine :
Vista pelo lado de fora : um dos lados do painel do F/E fica aparecendo, o que não ocorre no avião real :
Agora na posição correta :
Não estão colados ainda, fiz somente o dry-fit para fazer os devidos ajustes, nessa semana vou decalcar, lacrar com verniz, fazer os cintos em scratch - fita tamiya -, embora depois de fechado não vai aparecer muito, mas eles estarão lá
Ache essa foto bem caracteristica de 2 ícones da França : O Concorde e o Citroen DS-19 Cara de Sapo
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 18 Dez 2013, 17:10, em um total de 2 vezes.
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Grande história F-100, aliás, as janelas incorretas devem pertencer ao kit do Comet que eu acredito ter sido o primeiro e único jato comercial pressurizado que usou janelas com cantos vivos. Logo descobriu-se que isso gerava pontos de tensão, fadiga e rachaduras que resultaram em diversos acidentes fatais e o fim dos De Havilland Comet!
Acompanhando a montagem...
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Com certeza Alex ...... não sei como a AIRFIX errou tanto nessas janelas, seria preferivel que fizesse como a MINICRAFT faz nos modelos civis, deixa td fechado e manda decais.
E olha que a AIRFIX teve acesso ilimitado ao modelo real, mesmo no protótipo não tinhas essas janelas do kit, olha aqui ó :
Hoje não fiz muita coisa nele, deu preguiça de mexer com kits só fiz decalcar os paineis da cabine e para azar meu o decalque do painel do F/E desmanchou , vou pensar em que fazer.... se bem que não será muito visível após fechar a cabine.
O painel principal e pedestal de manetes :
O painel do F/E e o Burpee preocupado :
Por enquanto está assim :
E olha que a AIRFIX teve acesso ilimitado ao modelo real, mesmo no protótipo não tinhas essas janelas do kit, olha aqui ó :
Hoje não fiz muita coisa nele, deu preguiça de mexer com kits só fiz decalcar os paineis da cabine e para azar meu o decalque do painel do F/E desmanchou , vou pensar em que fazer.... se bem que não será muito visível após fechar a cabine.
O painel principal e pedestal de manetes :
O painel do F/E e o Burpee preocupado :
Por enquanto está assim :
F 100
Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Meu pai prestou serviços na construção do Hotel Merridien, quando fizeram o lançamento oficial dos voos do Concorde para o Brasil, fizeram uma festa lá, ele foi convidado e me levou. Tinha uma exibição em três telas simultâneas onde passava um documentário contanto toda a história da aviação francesa nos seus voos através do atlântico para a América do Sul. No fim tinha imagem do concorde aterrando no Rio, que passava dividida nas 3 telas para aumentar o tamanho.
Talvez para os padrões de hoje fosse até meio tosco, mas na época era uma coisa espetacular, me deixou noites sem dormir direito.
Talvez para os padrões de hoje fosse até meio tosco, mas na época era uma coisa espetacular, me deixou noites sem dormir direito.
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Augusto escreveu:Meu pai prestou serviços na construção do Hotel Merridien, quando fizeram o lançamento oficial dos voos do Concorde para o Brasil, fizeram uma festa lá, ele foi convidado e me levou. Tinha uma exibição em três telas simultâneas onde passava um documentário contanto toda a história da aviação francesa nos seus voos através do atlântico para a América do Sul. No fim tinha imagem do concorde aterrando no Rio, que passava dividida nas 3 telas para aumentar o tamanho.
Talvez para os padrões de hoje fosse até meio tosco, mas na época era uma coisa espetacular, me deixou noites sem dormir direito.
Show Augusto !
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Está ficando ótimo F100. É raro ver aviação civil com interior, então acho um atrativo a mais.
Eu vi o Concorde "de perto" com meu pai quando era pequeno. Mas não lembro de nada. De recordação só sobrou uma foto dele velha.
Eu vi o Concorde "de perto" com meu pai quando era pequeno. Mas não lembro de nada. De recordação só sobrou uma foto dele velha.
Henrique
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Somente nas escalas maiores vc tem algum interior decente, como é o caso desse kit. Tenho um Falcon 10 na escala 1/48 que vem com interior completo, pena que depois que fecha a fuselagem vc quase não ve .
Tenho algumas fotos em algum lugar dos tempos do AIRJ, vou ver se encontro, escaneio e posto aqui
Tenho algumas fotos em algum lugar dos tempos do AIRJ, vou ver se encontro, escaneio e posto aqui
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Re: GB França - BAC / AEROPASTIALE CONCORDE - AIRFIX 1/72
Olha a foto que falei.
Das antigas mesmo!
Das antigas mesmo!
Henrique
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