Busto espartano 1/10
Enviado: 04 Jun 2012, 23:14
Fala pessoal, eis aí o meu primeiro trabalho em busto e meu primeiro tópico postado aqui na APRJ. Trata-se de um Espartano esculpido e baseado no rei Leonidas do filme 300. Sabe-se lá porque o escultor da Young MIniatures decidiu esculpir a cabeça de praticamente um guerreiro saxão do que a do Gerard Buttler ou de um rosto mais grego mesmo
Bom, eis aqui as fotos iniciais do trabalho. Utilizei a técnica de pintura de rostos publicada em artigo do Leonardo Hack aqui na webkits, utilizando exatamente as mesmas tonalidades e pintura utilizadas por ele: http://www.webkits.com.br/news...icleid=312&zoneid=14
http://i181.photobucket.com/albums/x79/ ... G_1678.jpg
Como podem perceber, entre as axilas, embaixo do peitoral e nos encontros entre os músculos abdominais, utilizei uma tonalidade infinitamente mais forte. Trata-se da Sombra Queimada da Oil Colors Classic. O intuito dessa sombra segue a noção de degrade em desenhos a lápis: o choque de massa. Este corresponde ao contato extremo entre duas massas, o que forma uma linha quase preta que se expande e é clareada quanto mais ela atinge espaço aberto. Essa cor eu utilizei no contato da capa com o corpo, no contato das narinas com as maças do rosto.
Outra observação. Por se tratar de um soldado espartano no século V a.C., é preciso perceber a sua fisionomia. Na minha opinião, um rosto abrutalhado e de nariz muito encurvado nao corresponde aos traços típicos de um grego, portanto, terei de apelar para o resto do seu fenótipo, que seria a cor da pele, dos cabelos e dos olhos. Estamos falando aqui de um homem decendente dos Dórios (atuais albaneses), mas que vive ao sol do Mediterraneo, portanto, um homem de traços tipicamente europeus mas de pele morena, cabelos ondulados bem escuros e olhos castanhos escuros.
Como também estamos falando da Idade do Ferro, é preciso perceber que a utilização do bronze já era bem profissionalizada por estes homens, o que torna a do ferro apenas inicial, resumida mais a laminas de espadas, ferramentas e lanças. Basta procurar por equipamentos hoplitas do século V que veremos muitos deles de bronze puro e outros em bronze com tintura dourada, o que nos confunde em achar que este equipamento era todo feito em ouro.
Eis, portanto, o elmo com sua tonalidade base:
E por fim, as atualizações, com a capa já com o vermelho escarlate da Acrilez devidamente pintado e pronto para receber a primeira mao de wash para as dobras inferiores:
Bom, eis aqui as fotos iniciais do trabalho. Utilizei a técnica de pintura de rostos publicada em artigo do Leonardo Hack aqui na webkits, utilizando exatamente as mesmas tonalidades e pintura utilizadas por ele: http://www.webkits.com.br/news...icleid=312&zoneid=14
http://i181.photobucket.com/albums/x79/ ... G_1678.jpg
Como podem perceber, entre as axilas, embaixo do peitoral e nos encontros entre os músculos abdominais, utilizei uma tonalidade infinitamente mais forte. Trata-se da Sombra Queimada da Oil Colors Classic. O intuito dessa sombra segue a noção de degrade em desenhos a lápis: o choque de massa. Este corresponde ao contato extremo entre duas massas, o que forma uma linha quase preta que se expande e é clareada quanto mais ela atinge espaço aberto. Essa cor eu utilizei no contato da capa com o corpo, no contato das narinas com as maças do rosto.
Outra observação. Por se tratar de um soldado espartano no século V a.C., é preciso perceber a sua fisionomia. Na minha opinião, um rosto abrutalhado e de nariz muito encurvado nao corresponde aos traços típicos de um grego, portanto, terei de apelar para o resto do seu fenótipo, que seria a cor da pele, dos cabelos e dos olhos. Estamos falando aqui de um homem decendente dos Dórios (atuais albaneses), mas que vive ao sol do Mediterraneo, portanto, um homem de traços tipicamente europeus mas de pele morena, cabelos ondulados bem escuros e olhos castanhos escuros.
Como também estamos falando da Idade do Ferro, é preciso perceber que a utilização do bronze já era bem profissionalizada por estes homens, o que torna a do ferro apenas inicial, resumida mais a laminas de espadas, ferramentas e lanças. Basta procurar por equipamentos hoplitas do século V que veremos muitos deles de bronze puro e outros em bronze com tintura dourada, o que nos confunde em achar que este equipamento era todo feito em ouro.
Eis, portanto, o elmo com sua tonalidade base:
E por fim, as atualizações, com a capa já com o vermelho escarlate da Acrilez devidamente pintado e pronto para receber a primeira mao de wash para as dobras inferiores: