Fala pessoal, eis aí o meu primeiro trabalho em busto e meu primeiro tópico postado aqui na APRJ. Trata-se de um Espartano esculpido e baseado no rei Leonidas do filme 300. Sabe-se lá porque o escultor da Young MIniatures decidiu esculpir a cabeça de praticamente um guerreiro saxão do que a do Gerard Buttler ou de um rosto mais grego mesmo
Bom, eis aqui as fotos iniciais do trabalho. Utilizei a técnica de pintura de rostos publicada em artigo do Leonardo Hack aqui na webkits, utilizando exatamente as mesmas tonalidades e pintura utilizadas por ele: http://www.webkits.com.br/news...icleid=312&zoneid=14
http://i181.photobucket.com/albums/x79/ ... G_1678.jpg
Como podem perceber, entre as axilas, embaixo do peitoral e nos encontros entre os músculos abdominais, utilizei uma tonalidade infinitamente mais forte. Trata-se da Sombra Queimada da Oil Colors Classic. O intuito dessa sombra segue a noção de degrade em desenhos a lápis: o choque de massa. Este corresponde ao contato extremo entre duas massas, o que forma uma linha quase preta que se expande e é clareada quanto mais ela atinge espaço aberto. Essa cor eu utilizei no contato da capa com o corpo, no contato das narinas com as maças do rosto.
Outra observação. Por se tratar de um soldado espartano no século V a.C., é preciso perceber a sua fisionomia. Na minha opinião, um rosto abrutalhado e de nariz muito encurvado nao corresponde aos traços típicos de um grego, portanto, terei de apelar para o resto do seu fenótipo, que seria a cor da pele, dos cabelos e dos olhos. Estamos falando aqui de um homem decendente dos Dórios (atuais albaneses), mas que vive ao sol do Mediterraneo, portanto, um homem de traços tipicamente europeus mas de pele morena, cabelos ondulados bem escuros e olhos castanhos escuros.
Como também estamos falando da Idade do Ferro, é preciso perceber que a utilização do bronze já era bem profissionalizada por estes homens, o que torna a do ferro apenas inicial, resumida mais a laminas de espadas, ferramentas e lanças. Basta procurar por equipamentos hoplitas do século V que veremos muitos deles de bronze puro e outros em bronze com tintura dourada, o que nos confunde em achar que este equipamento era todo feito em ouro.
Eis, portanto, o elmo com sua tonalidade base:
E por fim, as atualizações, com a capa já com o vermelho escarlate da Acrilez devidamente pintado e pronto para receber a primeira mao de wash para as dobras inferiores:
Busto espartano 1/10
-
- Novato
Busto espartano 1/10
Plastimodelistas do mundo! UNI-VOS!
Re: Busto espartano 1/10
Gabriel
Tomei a liberdade de editar o seu post de forma que as fotos aparecessem direto sem que se precise clicar no link.
Tomei a liberdade de editar o seu post de forma que as fotos aparecessem direto sem que se precise clicar no link.
-
- Novato
Fala Augusto, brigadão cara! Como eu posso deixar as fotos visíveis dessa forma?
Abraçao!
Abraçao!
Como esta usando o photobucket ao invés de copiar o link Direct Code, copie o link IMG code aquel que comeá com [IMG]. Ai a imagem aparece direto no post.
-
- Novato
Fala pessoal! Busto atualizado e 99% pronto!!
Parei na pintura básica da capa do espartano. Pois bem, iniciei o processo em sombreamento e clareamento após analisar muitos tópicos sobre o caso aqui na webkits e nos livros da osprey, decidi utilizar o wash para escurecimento e o dry-bush para clareamento.
Para o primeiro wash, misturo as tintas da Acrilex Chocolate com Vermelho escarlate e passo em todo o tecido, concentrando mais a mistura nas dobras inferiores e sem passar o wash nas dobras superiores, o que já traz uma noção de degradé. Após uns 20 minutos, passo uma nova mistura para o wash, que consiste no Preto com o Vermelho Escarlate, mas dessa vez a mistura é única e exclusivamente colocada nas dobras inferiores.
Para o highlight, misturo o Vermelho Escarlate com Areia (que na Acrilex é um pouco mais escuro que o Buff da Tamiya) e faço o dry-bush nas dobras superiores. Obs.: fazendo os testes de clareamento com o vermelho, tanto utilizando amarelo, quando cor de pele, areia e branco, o resultado sempre sai rosado. Na próxima vez que eu for utilizar esse jogo de cor, terei de apelar para a tabela da Acrilex e pegar a tonalidade de vermelho mais clara na sequencia.
Achei o resultado satisfatório apesar de haver diversas falhas da minha ausencia de experiencia. Bom, o escudo e o elmo foram para a pintura em ouro e estarão preparados para a decoração e o desgaste. Lendo um pouco, vi que os soldados hoplitas eram livres para decorarem seus escudos e elmos da forma que quisessem, desde que mantivessem a harmonia em relação a todo o exército.
Algumas fotos do corpo quase finalizado, agora com as alças de couro pintadas:
Fotos de um dry-run, mostrando como o hoplita vai tomando forma, mesmo com o elmo ainda cru, os cabelos sem serem pintados e o rosto ainda faltando a finalização dos olhos e das sombrancelhas:
Aqui com o escudo devidamente decorado:
Com a cabeça já colada, olhos prontos, sombrancelhas feitas e cabelos em inicio de pintura, juntamente com a base de madeira em andamento:
Bom, essa foto aqui merece uma obs. A idéia era usar a mesma técnica de envelhecimento em tanques fornecidas pelo Mig Jimenez no capacete e o escudo, mas a diferença era que todos os produtos para isso iriam ser acrílicos, portanto a primeira camada de verniz brilhante foi acrilica e o betume em gel da Daiara também tem base acrílica. Por que? Simplesmente pelos produtos acrílicos terem secagem mais rápida, manuseio mais prático e possuem uma estética melhor para um busto.
Porém, burramente eu esqueci que esses vernizes são feitos para um acabamento perfeito e portanto sao ipermeáveis, logo, assim que eu coloquei o betume, ele simplesmente nao pegou e "escorregou" para fora do modelo. Então fui ao método tradicional: tinta a óleo.
Bom pessoal, eis aí o modelo já montado e 99% dele pronto. O que falta é puro acabamento, como acrescentar verniz brilhante aos olhos, terminar o jogo de luz e sombra da crina do elmo, dar mais umas maos de preto na base de madeira e logo depois o verniz. Confiram o resultado:
Para finalizar..uma dúvida...seria interessante colocar uma lança em scratch para completar o conjunto elmo-escudo????
O palito seria um perfeito esqueleto para construi-la.
Final de semana tem mais,
Abraços!
Parei na pintura básica da capa do espartano. Pois bem, iniciei o processo em sombreamento e clareamento após analisar muitos tópicos sobre o caso aqui na webkits e nos livros da osprey, decidi utilizar o wash para escurecimento e o dry-bush para clareamento.
Para o primeiro wash, misturo as tintas da Acrilex Chocolate com Vermelho escarlate e passo em todo o tecido, concentrando mais a mistura nas dobras inferiores e sem passar o wash nas dobras superiores, o que já traz uma noção de degradé. Após uns 20 minutos, passo uma nova mistura para o wash, que consiste no Preto com o Vermelho Escarlate, mas dessa vez a mistura é única e exclusivamente colocada nas dobras inferiores.
Para o highlight, misturo o Vermelho Escarlate com Areia (que na Acrilex é um pouco mais escuro que o Buff da Tamiya) e faço o dry-bush nas dobras superiores. Obs.: fazendo os testes de clareamento com o vermelho, tanto utilizando amarelo, quando cor de pele, areia e branco, o resultado sempre sai rosado. Na próxima vez que eu for utilizar esse jogo de cor, terei de apelar para a tabela da Acrilex e pegar a tonalidade de vermelho mais clara na sequencia.
Achei o resultado satisfatório apesar de haver diversas falhas da minha ausencia de experiencia. Bom, o escudo e o elmo foram para a pintura em ouro e estarão preparados para a decoração e o desgaste. Lendo um pouco, vi que os soldados hoplitas eram livres para decorarem seus escudos e elmos da forma que quisessem, desde que mantivessem a harmonia em relação a todo o exército.
Algumas fotos do corpo quase finalizado, agora com as alças de couro pintadas:
Fotos de um dry-run, mostrando como o hoplita vai tomando forma, mesmo com o elmo ainda cru, os cabelos sem serem pintados e o rosto ainda faltando a finalização dos olhos e das sombrancelhas:
Aqui com o escudo devidamente decorado:
Com a cabeça já colada, olhos prontos, sombrancelhas feitas e cabelos em inicio de pintura, juntamente com a base de madeira em andamento:
Bom, essa foto aqui merece uma obs. A idéia era usar a mesma técnica de envelhecimento em tanques fornecidas pelo Mig Jimenez no capacete e o escudo, mas a diferença era que todos os produtos para isso iriam ser acrílicos, portanto a primeira camada de verniz brilhante foi acrilica e o betume em gel da Daiara também tem base acrílica. Por que? Simplesmente pelos produtos acrílicos terem secagem mais rápida, manuseio mais prático e possuem uma estética melhor para um busto.
Porém, burramente eu esqueci que esses vernizes são feitos para um acabamento perfeito e portanto sao ipermeáveis, logo, assim que eu coloquei o betume, ele simplesmente nao pegou e "escorregou" para fora do modelo. Então fui ao método tradicional: tinta a óleo.
Bom pessoal, eis aí o modelo já montado e 99% dele pronto. O que falta é puro acabamento, como acrescentar verniz brilhante aos olhos, terminar o jogo de luz e sombra da crina do elmo, dar mais umas maos de preto na base de madeira e logo depois o verniz. Confiram o resultado:
Para finalizar..uma dúvida...seria interessante colocar uma lança em scratch para completar o conjunto elmo-escudo????
O palito seria um perfeito esqueleto para construi-la.
Final de semana tem mais,
Abraços!