Demorou, mas atá aqui a resposta,
Há um tempo atrás na WK teve um colega da avião civil que estava trabalhando na conversão de um p-3 orion para o electra da varig, acho que era o Igor. E ele precisou refazer a parte de tras da cauda do avião.
Ele colocou um pedaço de fita pelo lado de fora do kit, acompanhando a linha original da curvatura do kit na região que havia sido cortada para a modificação. Nesse local ele colocou resina e deixou secar. Depois ao retirar a fita, ele precisou apenas igualar as duas metadaes com a lixa e dar um rápido acabamento para que depois de pronto ele tivesse uma peça única.
Quando eu comecei a trabalhar nesse kit, a primeira coisa que eu fiz foi lembrar desse truque dele e ver poderia repetir, guardadas a devidas proporções, para fazer a modificação nas pás da hélice, e na falta de resina usei bonder já que ela seca muito rápido e vitrifica, sendo mais fácil de trabalhar do que a resina.
Aqui um tutorial rápido e melhorado da técnica, usei a sucata de um Lancaster como cobaia:
fita isolante comum, colocada atrás da pá da hélice:
aplicação da primeira camada de bonder:
Aqui deu um problema, acho que houve uma mudança na fórmula da bonder, ela perdeu a dureza e demorou mais a secar, ficando emborrachada e tornando impossível a retirada da fita sem causar dano à extenção feita. Dando uma xeretada aqui, lembrei do jet, e ao dar uma lida melhor nas instruções de uso, usei uma proporção de 2 partes de líquido para 1 de pó, isso aumentou o tempo de trabalho, antes de catalizar, com o material e o tornou mais fácil de lixar, algo próximo da bonder que eu usava.
A retirada da fita ainda foi mais fácil do que com a bonder.
A parte feita com bonder ficou papocada, mole e contraiu, e mesmo 24 horas depois continuava imprestável para se trabalhar.
Aí vem o processo normal de lixar a peça, com menos de 10 minutos depois de curada, já foi possível tacar uma lixa grossa para dar forma e acabamento:
efventuais falhas foram corrigidas com uma camada fina de bonder:
o bom do jet é que ele permite ser lixado até ficar muito fino sem perder a dureza:
e por fim, a hélice pronta, sem um acabamento lá muito delicado, pintada no pincel só a título de demonstração:
abraço
Joker