Re: Grumman F6F-3 Hellcat 1/48 Eduard "Weekend Edition"
Enviado: 01 Out 2009, 19:10
Continuando a montagem das superfícies de comando das asas e profundores:
Assim como a montagem das asas, são poucos os encaixes macho/femea para a união das peças, que seguem o mesmo estilo da parte principal das asas, e embora as superfícies de controle venham separadas não é possível, pelo menos não sem uma pequena dose de trabalho e paciência, fazer o kit com os flaps abaixados ou com os profundores e ailerons numa posição diferente da neutra, achei isso uma pena.
o encaixe dos flaps, apesar de ser preciso no dry fit, precisa ser feito em duas fases para evitar problemas, A primeira requer um pouco de cola apenas para achar a melhor posição, e depois a colagem definitiva passando cola pela parte interna do encaixe para evitar que ela tape a linha que existe normalmente entre a asa e a superfície móvel(ex: flap, profundor, ailerons...)
só foi necessário o uso de pregador de roupa na ponta do flap direito, o resto, foi apenas juntar, colar e esperar secar... sem putty ou lixa, um sonho para qualquer modelista!
mas como tudo que é bom dura pouco... esse kit tinha que ter alguma rata por assim dizer, e eu ainda não havia atentado até a hora de fazer o teste de encaixe das asas na fuselagem, não uma longarina ou pino, seja na asa ou no encaixe da asa, que garanta firmeza e o angulo correto das asas quando da sua montagem.
Se aqui a Eduard tivesse usado o mesmo sistema do kit da tamiya, com longarinas passando pela fuselagem e entrando pela asa, a montagem desta parte teria sido muito mais tranquila e menos propensa a frustações numa fase mais adiantada do kit.
Nas duas asas foi preciso seguir o procedimento de colocar um pouco de cola para achar o melhor posicionamento para depois partir par a colagem definitiva, e apesar do encaixe na parte de baixo ter sido preciso e sem falhas, já na parte de cima, na junção do bordo de ataque com a fuselagem, ocorreram duas frestas nos mesmos locais, tanto do lado direito como no esquerdo:
Nada que não possa ser resolvido com facilidade, mas como disse anteriormente, fiquei mal acostumado com a montagem das peças do cockpit
Agora é dar o devido acabamento, e partir para a colagem dos profundores, espero que eles não sigam as asas no quesito "frestas".
abs,
Joker
Assim como a montagem das asas, são poucos os encaixes macho/femea para a união das peças, que seguem o mesmo estilo da parte principal das asas, e embora as superfícies de controle venham separadas não é possível, pelo menos não sem uma pequena dose de trabalho e paciência, fazer o kit com os flaps abaixados ou com os profundores e ailerons numa posição diferente da neutra, achei isso uma pena.
o encaixe dos flaps, apesar de ser preciso no dry fit, precisa ser feito em duas fases para evitar problemas, A primeira requer um pouco de cola apenas para achar a melhor posição, e depois a colagem definitiva passando cola pela parte interna do encaixe para evitar que ela tape a linha que existe normalmente entre a asa e a superfície móvel(ex: flap, profundor, ailerons...)
só foi necessário o uso de pregador de roupa na ponta do flap direito, o resto, foi apenas juntar, colar e esperar secar... sem putty ou lixa, um sonho para qualquer modelista!
mas como tudo que é bom dura pouco... esse kit tinha que ter alguma rata por assim dizer, e eu ainda não havia atentado até a hora de fazer o teste de encaixe das asas na fuselagem, não uma longarina ou pino, seja na asa ou no encaixe da asa, que garanta firmeza e o angulo correto das asas quando da sua montagem.
Se aqui a Eduard tivesse usado o mesmo sistema do kit da tamiya, com longarinas passando pela fuselagem e entrando pela asa, a montagem desta parte teria sido muito mais tranquila e menos propensa a frustações numa fase mais adiantada do kit.
Nas duas asas foi preciso seguir o procedimento de colocar um pouco de cola para achar o melhor posicionamento para depois partir par a colagem definitiva, e apesar do encaixe na parte de baixo ter sido preciso e sem falhas, já na parte de cima, na junção do bordo de ataque com a fuselagem, ocorreram duas frestas nos mesmos locais, tanto do lado direito como no esquerdo:
Nada que não possa ser resolvido com facilidade, mas como disse anteriormente, fiquei mal acostumado com a montagem das peças do cockpit
Agora é dar o devido acabamento, e partir para a colagem dos profundores, espero que eles não sigam as asas no quesito "frestas".
abs,
Joker