Grumman F6F-3 Hellcat 1/48 Eduard "Weekend Edition"

Obrigado aos nossos patrocinadores! Eduard, Luckymodel, Hobbyterra, IBG, Hobbyeasy, Modelcollect, AK, Hataka.
Joker
Plastimodelista

Grumman F6F-3 Hellcat 1/48 Eduard "Weekend Edition"

Mensagempor Joker » 12 Jul 2009, 20:15

Esta é minha primeira participação efeitiva aqui no Fórum da APRJ e meu retorno a uma bacada virtual, já que faz quase seis meses que não montava nada, pelo menos "virtualmente" falando:-D

Quero agradecer aos colegas da APRJ, em especial ao Augusto, vulgo Sêo Gugu, pela honra e confiança despositadas ao me confiarem a montagem deste kit.

Iniciando os trabalhos, uma observação geral do kit, injetado em plástico bege:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As peças do kit apresentam detalhes finamente representados, sem rebarbas ou marcas de injeção ou afundamento no plástico.

Transparências finas e muito cristalinas:

Imagem

Os decalques não apresentaram impressão fora do registro, o filme é fino e delicado, muito bem impresso por sinal, pena que trazem apenas uma versão:

Imagem

Joker
Plastimodelista

Re: Grumman F6F-3 Hellcat 1/48 Eduard "Weekend Edition"

Mensagempor Joker » 12 Jul 2009, 20:29

Dando início aos trabalhos, resolvi seguir o manual de intruções à risca, começando pela montagem do cockpit.

O estireno utilizado na produção deste modelo é macio, o que facilita a retirada das peças dos sprues, outra coisa que vale ser dita é que a distância nos pontos de injeção permite uma retirada segura sem danificar a peça, mesmo usando um estilete com uma lâmina cega.

Eu ainda não havia montado nenhum kit da Eduard, apesar de possuir um La-7 Combo Edition, fiquei realmente satisfeito no teste de encaixe das peças do cockpit. Elas encaixam tão bem e tão justas que a única medida necessária para um encaixe perfeito é a devida retirada dos pontos de injeção:

Imagem

Primer automotivo branco aplicado nas peças do cockpit e interior da fuselagem:

Imagem

Imagem

Agora as mesmas peças com o verde interior aplicados, aqui a edição de cores do Photoshop distorceu um bocado a tonalidade do verde, mas ao vivo ficou bom o restultado:

Imagem

Imagem

Próxima etapa é a pintura dos detalhes do painel e consoles laterais.
Como esta é a versão sem maiores acessórios, vou tentar não me empolgar e fazer a montagem mais standard possível.

Novidades no decorrer da semana.

Joker

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 12 Jul 2009, 20:41

"Esta é minha primeira participação efeitiva aqui no Fórum da APRJ e meu retorno a uma bacada virtual, já que faz quase seis meses que não montava nada, pelo menos "virtualmente" falando:-D"

Que bom que voltou! Esse talento não pode ficar guardado!
Vou acompanhar.
Um abraço,
Brettas

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 12 Jul 2009, 22:13

Opa, demorou :D

Joker
Plastimodelista

Mensagempor Joker » 13 Jul 2009, 02:50

Brettas escreveu:"Esta é minha primeira participação efeitiva aqui no Fórum da APRJ e meu retorno a uma bacada virtual, já que faz quase seis meses que não montava nada, pelo menos "virtualmente" falando:-D"

Que bom que voltou! Esse talento não pode ficar guardado!
Vou acompanhar.
Um abraço,
Brettas
Fica frio sêo Brettas que ele não tava guardado, só que além da chuva que foi além da conta aqui no NE, eu tava de saco cheio de ficar postando foto de cada peça montada... é algo que satura bastante, sem contar outras coisas que acabam desestimulando a gente.

Mas a gente vai levando as coisas com paciência :D

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 13 Jul 2009, 07:33

Tem razão!
Um abraço,
Brettas

Joker
Plastimodelista

Mensagempor Joker » 21 Jul 2009, 09:59

De volta à bancada.... eu tentei.. realmente tentei... mas não teve como, o cockpit deste kit, sem os photoetched fica muito sem graça, praticamente sem graça, não resisti e acabei fazendo umas modificações, ainda não está pronto por que ainda precisa de uma mão de verniz brilhante para selar, depois um wash e um verniz fosco, que eu pretendo fazer no decorrer da semana para ganhar tempo, já que eu só estou mechendo neste modelo aos domingos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

abraços,

Joker

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 21 Jul 2009, 13:49

Este é o Joker :-D

Maneto
Novato

Mensagempor Maneto » 26 Jul 2009, 01:12

Joker,
Paciência e persistência, o seu kit tá ficando muito legal.
Aqui no Rio, naquela banca do Largo da Carioca tem uma porrada de filmes de guerra, entre outros. Passei por lá esta semana e para tristeza minha tinha todos os cinco volumes da coleção Força de Ataque. E de pensar que comprei o volume 2, B-29 e Hellcat F6F por pouco menos de "vinte real" nas LA quando cada um custa pouco mais de "seis real" na banca.
Ah, sim o capítulo do Hellcat trata uma restauração que levou algum tempo, da configuração de Racer Reno inicial até a final como que recém saída da fábrica de Bethpage e o melhor, voando tão bem quanto os originais!!
Abçs,

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 18 Ago 2009, 12:02

E ai? Largou o modelismo para se dedicar inteiramente a carreira de cabeleireiro? :-D

Joker
Plastimodelista

Mensagempor Joker » 22 Set 2009, 09:25

Augusto escreveu:E ai? Largou o modelismo para se dedicar inteiramente a carreira de cabeleireiro? :-D

Nonononon Tio Gugu.. :no depois de um longo e tenebroso inverno, durante o qual eu tive que fazer alguns malabarismos para pagar algumas contas :cry: o Hellcat teve que ficar de lado na bancada um cadim, mas agora com ela liberada, estamos de volta com pleno gás :)

Ontém depois de uma rápida faxina é que pude retomar os trabalhos, começando por montar e finalizar o cockpit:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

diga-se de passagem, mesmo depois da tinta aplicada, o encaixe das peças foi preciso, ponto alto dessa parte do kit, o vidro dos mostradores foi feito com araldite de rápida

O interior da fuselagem também recebeu atenção, mais precisamente, o verniz fosco na região do cockpit:

Imagem

Como eu usei verniz da acrilex, vou ter que esperar um pouco mais para poder fechar a fuselagem, mesmo diluido com Ecosolv esse negócio demora a secar. Lembrando que para fazer isso, eu vou ter que colocar e dar acabamento nas janelas que ficam atrás do encosto do piloto

Enquanto o verniz seca, eu resolvi ganhar tempo e dar uma adiantada no serviço, fazendo a colagem das asas:

Imagem

A parte principal delas é composta de 8 peças, a parte de cima e de baixo das asas, os parte dos porões de roda e as metralhadoras

Imagem

A colagem dos porões é que eu não achei lá muito confiável, acho que fiquei mal acostumado com o cockpit :twisted:, os encaixes não são muito definidos, não dão muita segurança precisando de um reforço de bonder para garantir sua fixação.

Imagem

Mais tarde tem novidade :D

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 22 Set 2009, 13:27

Opa, até que em fim movimento por aqui :)

Joker
Plastimodelista

Mensagempor Joker » 30 Set 2009, 18:35

Continuando, sem mais interrupções alérgicas eu espero :blog:

As asas montadas:

Imagem

Imagem

Aqui foi uma questão apenas de encaixar as peças, passar a cola e esperar secar, sem neura nenhuma, para o acabamento basta uma lixa 600 e fim de papo, sem frestas ou deformidades.

Infezlimente eu não pude dizer o mesmo na colocação das janelas da fuselagem, simplesmente não me entendi com a colagem das mesmas, conforme elas vieram de fábrica, acabei adotando uma opção radical e resolvi lixar, colar as janelas com bonder pelo lado de fora e depois dar acabamento e polimento:

Imagem

Imagem

o polimento foi feito com cera carnu, depois dele foi preciso lavar com detergente para retirar o silicone, que prejudicaria a aplicação da tinta.

Já a montagem do cockpit na fuselagem e o encaixe das duas metades da mesma seguem o padrão das asas, montagem simples, sem deformidades, emepenos, apenas um pouco de putty onde o alinhamento ficou menos ajustado, no resto, apenas uma lixa 600 para sumir com as frestas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com a fuselagem pronta, agora é terminar de colocar as superfícies de controle das asas e profundores e montar no hellcat, e então dá início ao motor!

Realmente é um kit muito fácil de montar! :)

abs,

Joker

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 30 Set 2009, 18:49

Agora que o sr. foi defenestrado do GB de jatos, vamos ter toda a sua atenção aqui :lmao:

Beleza de montagem.

Joker
Plastimodelista

Mensagempor Joker » 30 Set 2009, 19:11

Augusto escreveu:Agora que o sr. foi defenestrado do GB de jatos, vamos ter toda a sua atenção aqui :lmao:

Beleza de montagem.
A atenção já estava voltada pra cá, a bancada tá folgada... as janelas do bicho é que realmente me atrapalharam a vida... pensei que havia desaprendido a montar :D :D :D :D

Augusto, aquilo foi uma das maiores palhaçadas que eu vi na WK, do Gus e o Sidney.
Fiquei muito desapontado com o que aconteceu :sad: