Re: Mitsubishi A5M2b “Claude” – Wingsy 1/48
Enviado: 22 Fev 2017, 22:51
Então, continuando...
Pastel fechado, vamos para as montagens do trem de pouso e motor e pintura.
As polainas do trem de pouso são particularmente simples de serem montadas, três peças (uma para cada lado e mais a roda) e pronto. Não é necessário pintar o interior das polainas nem mais de 2/3 de cada roda, que não serão visíveis de qualquer maneira. A atenção aos detalhes na moldagem reflete-se por exemplo na forma que os pontos de fixação nas árvores foram concebidos, facilitando e muito a limpeza das peças. Muito bom mesmo!
Instalei logo as pernas sob as asas. Poderia ter deixado mais para a frente, mas pensei que assim facilitaria (e facilitou!) o acabamento na fase de pintura. As rodas, que já entraram montadas, receberam um “Landing Gear Wash” da AK e depois foram mascaradas com fita Tamyia até os momentos finais da montagem.



O motor deste kit é uma pequena joia. São umas dez peças, extremamente bem moldadas e que com um pouquinho de atenção fazem uma belíssima réplica do “power egg” do Claude. Senti falta apenas das fiações elétricas. Até os tirantes dianteiros de sustentação da capota são oferecidos, estes como uma “estrela” em fotogravado que exige um pouco de cuidado na sua montagem.




Uma pena este subconjunto ser apresentado encapsulado pela capota e, assim, ficar tão pouco exposto. Creio que uma adição interessante (aftermarket?) seria um conjunto de painéis para exibi-lo “aberto”. Outro aspecto a lamentar é que as “guelras” de ventilação do motor são oferecidas apenas na posição fechada. Abertas, seria possível ver um pouco da parte de ré do motor e o delicado sistema de coletores de admissão e escape tão bem detalhados e que acabam ficando praticamente invisíveis no modelo pronto.
O motor foi pintado com uma base “Stainless steel” da AK True Metal. Usei essa cor porque era a que eu tinha, e queria ver o seu desempenho, que achei impecável. A caixa de redução foi pintada com IJN Mitsubishi Grey da K4, alguns detalhes com preto fosco Vallejo e, depois de montados os componente, um wash com produtos da AK específicos para motores.
As capotas foram montadas à parte e pintadas com “Cowling color” da K4. Depois de pintadas, as peças foram montadas em torno do motor, conforme as instruções, e por fim os coletores e canos de escapamento foram pintados de “Rust” da K4 e instalados. As extremidades dos canos de escapamento foram “escavadas” com o auxílio de brocas e a ponta de um estilete. Fácil e com bom resultado. Deixei esse “power egg” de lado até as fases finais da montagem.





Continua!

Pastel fechado, vamos para as montagens do trem de pouso e motor e pintura.
As polainas do trem de pouso são particularmente simples de serem montadas, três peças (uma para cada lado e mais a roda) e pronto. Não é necessário pintar o interior das polainas nem mais de 2/3 de cada roda, que não serão visíveis de qualquer maneira. A atenção aos detalhes na moldagem reflete-se por exemplo na forma que os pontos de fixação nas árvores foram concebidos, facilitando e muito a limpeza das peças. Muito bom mesmo!
Instalei logo as pernas sob as asas. Poderia ter deixado mais para a frente, mas pensei que assim facilitaria (e facilitou!) o acabamento na fase de pintura. As rodas, que já entraram montadas, receberam um “Landing Gear Wash” da AK e depois foram mascaradas com fita Tamyia até os momentos finais da montagem.



O motor deste kit é uma pequena joia. São umas dez peças, extremamente bem moldadas e que com um pouquinho de atenção fazem uma belíssima réplica do “power egg” do Claude. Senti falta apenas das fiações elétricas. Até os tirantes dianteiros de sustentação da capota são oferecidos, estes como uma “estrela” em fotogravado que exige um pouco de cuidado na sua montagem.




Uma pena este subconjunto ser apresentado encapsulado pela capota e, assim, ficar tão pouco exposto. Creio que uma adição interessante (aftermarket?) seria um conjunto de painéis para exibi-lo “aberto”. Outro aspecto a lamentar é que as “guelras” de ventilação do motor são oferecidas apenas na posição fechada. Abertas, seria possível ver um pouco da parte de ré do motor e o delicado sistema de coletores de admissão e escape tão bem detalhados e que acabam ficando praticamente invisíveis no modelo pronto.
O motor foi pintado com uma base “Stainless steel” da AK True Metal. Usei essa cor porque era a que eu tinha, e queria ver o seu desempenho, que achei impecável. A caixa de redução foi pintada com IJN Mitsubishi Grey da K4, alguns detalhes com preto fosco Vallejo e, depois de montados os componente, um wash com produtos da AK específicos para motores.
As capotas foram montadas à parte e pintadas com “Cowling color” da K4. Depois de pintadas, as peças foram montadas em torno do motor, conforme as instruções, e por fim os coletores e canos de escapamento foram pintados de “Rust” da K4 e instalados. As extremidades dos canos de escapamento foram “escavadas” com o auxílio de brocas e a ponta de um estilete. Fácil e com bom resultado. Deixei esse “power egg” de lado até as fases finais da montagem.





Continua!
