Mig-3 Trumpeter 1/48 - CONCLUÍDO

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Mig-3 Trumpeter 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Dez 2019, 12:49

Iniciando mais um pássaro russo para minha coleção e resolvi colocar um Mig-3 na bancada. Ainda não escolhi a versão para pintura, mas tenho algumas ideias em mente e vou amadurecer isso ao longo da montagem.

Imagem

Aproveitando que hoje o dia está propício a isso já vou iniciar a montagem e mais tarde posto as atualizações.
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 23 Dez 2019, 15:24, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mig-3 Trumpeter 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 12 Dez 2019, 11:41

Bom dia senhores, depois de alguns dias sem movimentação eu decidi pela versão de pintura e talvez ela possa ser um tanto quanto controversa. Optei pelo 02 vermelho, uma aeronave que alguns talvez já tenham visto por ai, mas que durante minhas pesquisas eu encontrei algumas discrepâncias em relação ao que tem sido montado usando esse avião como referência. Quase que a totalidade de modelos que vi o avião estava pintado de branco nas partes superiores e azul na parte de baixo e com a cobertura do motor totalmente em metal. Fica bacana, mas o pesquisador Massimo Tessitori apresenta um perfil totalmente contrário a isso e da sua explicação e faz a referência não ficando no "eu ouvi dizer". O avião em questão esse abaixo:

Imagem

Só que ele ficaria assim:

Imagem

A questão é que não existe uma certeza absoluta sobre a cor de baixo, pois na pesquisa feita por Massimo Tessitori deveria existir uma linha demarcando a divisão entre o branco da parte superior e o azul na parte inferior e isso não existe, mas ele também explica que em função da neve fica difícil avaliar isso e ai acho que poderia entrar uma certa licença poética e o modelista pode decidir entre pintar a parte de baixo em branco ou azul. Outra questão é sobre a cobertura do motor que muito provavelmente é pintada em um cinza bem claro e as as ao invés de terem 3/4 delas pintadas em vermelho na parte superior, essa seção seria pintada de verde porque em caso de reposição de partes danificadas, era nessa cor que elas chegavam e como nem sempre havia tinta branca em campo o avião permanecia assim.
Essas informações podem ser consultadas no seguinte endereço: http://massimotessitori.altervista.org/ ... owred.html

Agora vou decidir se ele fica totalmente branco ou recebe o azul por baixo.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mig-3 Trumpeter 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 12 Dez 2019, 12:41

Esse é o estágio em que se encontra o modelo. pintei o interior e todas as partes internas do modelo como as portas do porão de rodas, etc..... Ao contrário dos Yak's e La's que montei antes, o Mig-3 possui um primer cinza azulado ou azul acinzentado e que em algumas fotos pode ser interpretado como azul claro, mas a cor certa para ele seria o 34664, 34670 ou 35622.
Tabela de referência: http://massimotessitori.altervista.org/ ... chips.html
Esse modelo tem algumas características bem interessantes, ao contrário de outros Mig's, essa aeronave não possuía os slats nas asas e as portas da bequilha teriam sido removidas e em seu lugar foi adotada uma lona para cobertura e impedir a entrada de detritos e alguns poucos receberam um pequeno ski para facilitar o pouso e decolagem na neve. Também não evidência clara sobre a utilização do rádio na traseira logo atrás do assento e como essa peça está faltando no modelo isso veio bem a calhar. Agora vou construir essa cobertura e ver como fica.

Imagem

Imagem

Imagem

Nas fotos abaixo os slats no lugar, mas devidamente emassados para sumirem.

Imagem

Imagem

Por enquanto o que temos é isso.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mig-3 Trumpeter 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Dez 2019, 18:26

Finalmente modelo pintado e pronto para aplicar o verniz e decais, mas vou deixar para fazer isso no final de semana. Por enquanto vou aguardar a secagem total da tinta para realizar a outra parte do trabalho. Vou aproveitar o restante do dia para pintar os pneus, os foguetes e seus trilhos e fazer a lona de proteção da bequilha.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por hoje ficamos por aqui.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mig-3 Trumpeter 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Dez 2019, 21:15

Fiz a aplicação de verniz brilhante para colocar os decais e a instalação do armamento e do trem de pouso, agora vou trabalhar no acabamento da cobertura da bequilha e iniciar o trabalho com wash e alguns desgastes.

Imagem

Imagem

Imagem

Os decais da Aeromaster assentaram muito bem e o Mark Softer da Gunze completou a finalização com um resultado muito bom. Vou deixar o modelo "descansar" e amanhã eu retomo os trabalhos.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mig-3 Trumpeter 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 23 Dez 2019, 15:21

Modelo finalizado, montagem relativamente simples e sem muitos problemas, não que eles não existam, mas pesando a balança foi positivo. Este é provavelmente o último modelo nesse ano, de qualquer forma vou parar um pouco com a montagem dos aviões e me dedicar aquilo que sempre gostei de fazer que são meus blindados, então vamos as fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Encerramos por aqui e aproveitando para desejar um Feliz Natal para todos vocês, com uma noite de muita paz e tranquilidade com todos seus familiares.
Um forte abraço
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante