Seafire Mk III - Special Hobby 1/48 - CONCLUÍDO

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Seafire Mk III - Special Hobby 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Jun 2019, 23:26

Em ritmo de feriado vou colocar mais um na bancada, mas os trabalhos só irão iniciar amanhã. Dando sequência aos meus esquisitos, dessa vez vou usar como plataforma um Seafire Mk XV da Special Hobby para converter em um Mk III. As diferenças são pequenas e basta descartar algumas peças da montagem original e usar outras que seriam descartadas, pois alguns dos sprues são também utilizados no Mk III da Special Hobby.
A versão escolhida é um pouco desconhecida, um Seafire da Irlanda, as marcações são bem chamativas e bonitas também. A pintura é feita com o mesmo Interior Green utilizado pelos ingleses segundo a fonte de pesquisas que eu achei. Existe um documento escrito por Joe Maxwell onde ele faz a referência da cor utilizada pelos poucos Seafires usados no Irish Air Corps no período de 1947. Ele aponta para uma certa liberdade na escolha da cor tendo em vista as poucas peças desses aviões que ainda existem e que vieram a sofrer o desgaste natural. Pelas raras fotos dessas aeronaves eu acabei optando pelo British Interior Green, então vamos aos trabalhos.

Esse é o modelo que vou usar como plataforma dessa montagem:
Imagem

Essa é a versão escolhida:
Imagem

E a folha de decal da Max Decal que consegui no Ebay. Olhando a folha com atenção me parece haver ausência do fundo branco, pois nos cocares é visível as cores laranja e verde trepando uma na outra. Pelo visto terei que aplicar um fundo branco no modelo nas áreas onde irei colocar os decais.
Imagem

Por enquanto é isso.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 07 Set 2019, 12:37, em um total de 2 vezes.
Cesar Ferreira

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor meianoite2 » 21 Jun 2019, 09:01

Tô de olho! :ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 23 Jun 2019, 16:16

Um pouco de trabalho nesse final de semana e algumas peças coladas e preparando para pintar o interior e fechar a fuselagem. Esse modelo da Special Hobby não prima pelo refinamento em peças pequenas, pois alguns detalhes são um pouco toscos, mas vou tentando corrigir ao longo do caminho.

Interior colado e pronto para pintura:
Imagem

Imagem

Asas coladas e aqui já começo a fazer as alterações para chegar no Seafire Mk III. A primeira coisa feita foi fechar as luzes inferiores na barriga do avião e abrir um pouco acima, um ponto para farol e aonde terei um certo trabalho. O Seafire Mk III vem da célula do Mk III se não me engano e as entradas de ar nas asas obedecem ao mesmo padrão e nesse caso terei que substituir uma delas por aquela em forma de tubo como pode ser visto na foto abaixo.
Imagem

Imagem

Tenho outras coisas para mudar nesse avião até chegar no Seafire Mk III, mas isso vai no decorrer da semana.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 24 Jun 2019, 17:03

Um pouco mais de trabalho realizado hoje. Pintei e fechei o cockpit e aguardando a secagem completa da cola para poder trabalhar na fuselagem. Aproveitei e troquei o leme para o da versão correta nesse Seafire. Também comecei a cirurgia na entrada de ar inferior da fuselagem substituindo pelo modelo correto em forma de tubo.

Imagem

Imagem

A cirurgia:
Imagem

Ficamos por aqui por enquanto.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 07 Ago 2019, 15:51

Boa tarde senhores, depois de um longo e tenebroso inverno o Seafire volta a ativa. Problemas no encaixe da transparência que não foram devidamente resolvidos, tentei várias transparências de Spit que estavam sobrando por aqui e nenhuma delas tinha um bom encaixe, acabei adaptando uma da ICM junto com a do modelo e mesmo assim ficou ruim, mas...
Apliquei a pintura na cor definitiva do modelo e agora vou aguardar bem pela secagem, pois o tempo não tem colaborado muito para isso. As marcações com exceção dos números vai ser toda feita com máscaras que o Felipe Canuto fez por encomenda e ainda tenho que preparar o laranja e verde para a pintura dos cocares e da faixa que vai embaixo da asa, por enquanto ficamos por aqui.

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 12 Ago 2019, 11:34

Bom dia senhores, aproveitei a manhã de hoje para começar a pintura das marcações do Seafire, para isso usei um jogo de máscaras que o Felipe Canuto fez por encomenda. A máscara em superfícies planas aderiu razoavelmente bem, mas nas curvas da fuselagem a aderência não foi tão boa e tive que tomar alguns cuidados durante a primeira fase da pintura. Dilui bem a tinta e reduzi a pressão e trabalhei com algo em torno de 6 Lbs e pintando em ângulo para impedir que a tinta entrasse por debaixo das máscaras, mas só irei saber se isso aconteceu após a finalização total da pintura.
O Felipe entrega a máscara com uma película transparente que facilita o posicionamento da máscara e tem aderência mínima no filme da máscara, facilitando com isso a remoção a transferência da máscara para o modelo como pode ser visto na foto abaixo.
Imagem

Depois de todas as máscaras aplicadas eu fiz a contenção das áreas próximas usando fita da Tamiya e agora é aguardar pelo resultado final de da secagem de todas as cores. A coisa fica como nas fotos.
Imagem

Imagem

Imagem

Novidades em breve.
Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Augusto » 14 Ago 2019, 13:11

Cesar

A posição do ailerons esta errada, eles funcionam invertidos, quando um está para cima o outro está para baixo.

Imagem

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Augusto » 14 Ago 2019, 13:13

Detesto este negócio de mascararar, só de ver o seu trabalho fico arrepiado :cry:

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Ago 2019, 13:38

Augusto escreveu:Cesar

A posição do ailerons esta errada, eles funcionam invertidos, quando um está para cima o outro está para baixo.

Imagem
Achei que isso acontecia apenas durante o vôo, pensei que em estado de repouso ficassem arriados. Depois que terminar a pintura vou corrigir, obrigado pelo aviso.
Em relação as máscaras, talvez vc tenha impressão por conta da sua escala que tornaria o trabalho mais difícil.

Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Ago 2019, 13:47

Correção: Fui olhar fotos dos Spits estacionados e não achei nenhuma com eles arriados, estão todos em posição normal, vou ter que corrigir os dois :bang: :bang: :bang:
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 31 Ago 2019, 12:38

Bom dia senhores, depois de algum tempo sem atualizações, estou colocando novas fotos apenas para não deixar isso aqui parecendo promessa de político. Consegui mascarar todo o modelo com as máscaras do Felipe e também usando a fita da Tamiya para ajudar na fixação das bordas.

Em tempo, consegui corrigir os ailerons também.

Imagem

Imagem

Imagem

Esse processo todo não foi nada fácil, depois de pintado eu reparei que ficaram degraus nas tintas, dei um pequeno polimento e o degrau saiu, mas ai descobri que havia feito a pintura errada e tive que limpar as marcações e refazer tudo. :bang: :bang: :bang:

Esse é o resultado da pintura final, vou precisar dar um pequeno retoque entre um dos cocares e como a tinta do Fábio trabalha muito bem no pincel isso vai ficar imperceptível.

Imagem

Imagem

E como nada é perfeito nessa vida, uma das faixas acabou descascando. Vou esperar a secagem total, lixar, polir e pintar novamente. :bang: :bang: :bang:

Imagem

Se tudo der certo e como o Sol está colaborando um pouco, amanhã devo estar com esse problema resolvido.
Ficamos por aqui por enquanto.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Set 2019, 11:05

Problema no descascado resolvido e os decais da numeração aplicados. Os decais assentaram muito bem e após a aplicação do Mark Softer da Gunze o filme sumiu quase que por completo. Agora é preparar para fazer o acabamento para dar um ar mais real ao modelo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto ficamos por aqui.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 07 Set 2019, 12:36

Modelo finalizado, deu algum trabalho no processo da montagem e para variar alguns erros foram cometidos, mas no final das contas eu terminei mais um Spitfire esquisito para minha coleção.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora vou terminar dois blindados que estão no meio caminho e depois começar mais um Spitfire.
Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Augusto » 10 Set 2019, 12:30

Ficou bem bacana e com marcações bem diferente, gostei. :drink:

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Mk III - Special Hobby 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 10 Set 2019, 21:55

Obrigado Augusto, pretendo fazer um da Tailândia, mas preciso de um Mk.XIX que ainda não tenho então vou com um Mk.XIVe para fazer outro indiano.
Abraços
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante