Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48 - CONCLUÍDO

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Mai 2019, 22:08

Depois de um longo tempo sem fazer o step by step da montagem, resolvi voltar a fazer isso e para tanto vou com um Seafire Fr.46/47 da Airfix presente do meu camarada Mobi. Não sei se o modelo é forma nova, mas alguns detalhes poderiam ser mais refinados para uma versão como essa. Mesmo assim eu considero um bom modelo, mas vamos ver ao longo da montagem se não vai aparecer nenhuma pegadinha do fabricante.

Esse é o modelo em questão:
Imagem

A versão escolhida possui marcações que estão na folha de decal para o modelo Fr.46, mas essa aeronave chegou a usar dois tipos de camuflagem sendo uma em Extra Dark Sea Grey e Beige Green e outra em Dark Slate Grey, Extra Dark Sea Grey e Beige Green, optei pela segunda. Abaixo a versão que escolhi:
Imagem

Comecei a montagem de algumas partes e como não pretendo detalhar o interior, apenas colei as partes para fazer a pintura e fechar o cockpit.
Imagem

Imagem

Na fuselagem as partes que são indicadas para corte poderiam ter uma espessura menor impedindo que ao cortar a área de corte fosse danificada
Imagem

Imagem

Esse manche poderia ser melhor confeccionado.
Imagem

Minha dúvida agora está na cor do interior do cockpit e porão de rodas, mas vou pesquisar sobre isso para poder iniciar a pintura desse modelo.
Até lá.
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Jun 2019, 17:25, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 26 Mai 2019, 17:33

Boa tarde meus caros, um pouco mais de trabalho e também algumas surpresas para não sairmos do habitual.
Coloquei as lentes que ficam nas laterais e parte inferior da fuselagem e asas. Acho que a Airfix poderia ter feito uma marca de corte mais precisa e diminuir a espessura do plástico nesses pontos, pois o corte não foi tranquilo caso o plástico fosse mais fino.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fuselagem encaixada com as asas, mas surgiu uma pequena brecha na junção da asa com a fuselagem tanto em cima quanto embaixo.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A Airfix poderia ter feito algumas mudanças nesse suposto molde novo, mas algumas coisas são sem propósito. Porquê fazer um seção quadrada de transparência quando a lente do local é redonda, ficaria mais fácil para cortar, mas é uma coisa que as vezes não entendemos o motivo.
Imagem

A título de esclarecimento eu não fiz basicamente nada no interior do modelo, tudo é pintado de preto e o modelo vai ficar com o canopy fechado como outros que já montei. Dentro da minha concepção de montagem, poupa tempo e trabalho. Agora vou colocar Putty nas falhas que estão presentes e fazer a limpeza de outras peças para que possa ir para a pintura.
Um forte abraço
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 30 Mai 2019, 21:25

Boa noite senhores, como nada fiz no interior do modelo, consegui fechar bem rápido e descobrir algumas falhas nesse sujeito. Foi realmente necessário um pouco de putty na junção das asas e na parte de baixo da asa com a fuselagem. Depois que bati as fotos percebi que ainda existem alguns pontos onde vai ser necessário um pouco mais de putty para fazer o fechamento total desse modelo. Acredito que na próxima semana eu devo iniciar a pintura desse Spit.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vou ficando por aqui.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 05 Jun 2019, 20:00, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor meianoite2 » 05 Jun 2019, 14:52

Muito bom, Cesar! Acompanhando.
Já montei este kit há alguns anos e tenho boas recordações dele.
Deu vontade de fazer um outro...

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Jun 2019, 20:00

Salve meu caro, eu vou ter que passar um pouco mais de putty em outras áreas do kit, mas acredito que no final de semana eu devo começar a pintura caso o tempo permita. As tintas da Warscenic demoram bem mais a secar com esse tempo mais úmido.
Abraços
Cesar Ferreira

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor meianoite2 » 06 Jun 2019, 20:36

Me animou a pegar o meu que estava na prateleira há uns bons anos e dar uma limpeza nele:
800x600 20190606_191447.jpg
800x600 20190606_191447.jpg (88.11 KiB) Exibido 3841 vezes
800x600 20190606_191434.jpg
800x600 20190606_191434.jpg (82.05 KiB) Exibido 3841 vezes
Este é praticamente 100% da caixa, adicionei só uns cintos em scratch. O kit montou bastante bem, eu gostei dele.
Pelo que lembro, a pintura foi com Vallejo e Revell acrílica; acho que o verniz ficou muito fosco.

Saudações /+/ e boa montagem!
:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 09 Jun 2019, 22:00

Salve meu caro Eduardo, ficou bonito esse Seafire, mas eu queria algo diferente e essa variante de uma das versões da caixa veio bem calhar, pois esses pássaros não possuíam muitas possibilidades de pintura.
Fiz pouca coisa no meu modelo e infelizmente não estou podendo lançar por aqui momento, minha placa mãe resolveu bater as botas (R.I.P). Devo estar com o computador em funcionamento até o final dessa semana e atualizo um pouco esse tópico.
Um forte abraço
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 13 Jun 2019, 21:52

Depois de alguns dias parados esperando a placa do meu computador, agora finalmente posso colocar mais alguma coisa por aqui. Infelizmente acabei descobrindo uma derrapada da Airfix na versão 46 desse modelo. Chamou minha atenção a pintura em Extra Dark onde a lente das câmera não aparecem em nenhum dos lados da fuselagem e resolvi fazer uma pesquisa. A Airfix deveria mencionar que a versão em Extra Dark Sea Gray não é um FR.46 e sim um F.46 ou Mk.46 onde não existem as lentes e os locais estão fechados.
A imagem que coloquei no início do tópico aparentemente também está errada e vai uma licença poética nessa questão e resolvi fechar os locais das lentes, pois encontrei essa versão camuflada em Extra Dark Sea Grey com Dark Slate Grey sem o leme amarelo e com o leme amarelo e com e sem as lentes (me refiro a modelos). Achei fotos dos aviões com a mesma pintura que pretendo fazer e matrículas diferentes também ostentando ou não as lentes da câmeras. Vou continuar com o projeto inicial, mas removendo as lentes.

Imagem

Imagem

Imagem

Vamos ver se no final de semana eu consigo adiantar mais alguma coisa.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 15 Jun 2019, 14:38

Pintura feita, alguns talvez estranhem um pouco o tom do Sky na parte inferior, mas esse era o tom dos aviões pós guerra e no padrão BSC. Agora é aguardar pela secagem total da tinta, aplicar Future ou verniz brilhante para aplicar os decais e alguns desgastes para dar vida ao modelo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto ficamos por aqui.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 18 Jun 2019, 18:31

Boa tarde senhores,
Um pouco mais de trabalho ontem e consegui aplicar 95% dos decais, faltam apenas os dos foguetes e fim. O resultado por enquanto é o que temos abaixo nas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que até o final da semana ele esteja totalmente pronto.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Jun 2019, 17:23

Boa tarde senhores, modelo finalizado e agora vai para a prateleira. Deu um pouco de trabalho e com algumas bobeadas da Airfix na instrução, mas no final das contas eu conclui sem grandes aborrecimentos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora vamos para mais uma vítima.
Abraços
Cesar Ferreira

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor meianoite2 » 20 Jun 2019, 19:09

Muito bom, meu caro!
Parabéns pela escolha e pela execução, ficou excelente.
Uma hora dessas quero vê-lo ao vivo!

Saudações /+/
:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Seafire Fr.46/47 - Airfix 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Jun 2019, 22:26

Obrigado pelos elogios, mas ele não está tão bacana assim e ainda mais ao vivo. Quanto a ver pessoalmente, acho que só no dia em que vc vier a minha residência. :D :D :D
Um forte abraço
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante