La-5FN - Eduard 1/48 - CONCLUÍDO

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

La-5FN - Eduard 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 17 Jun 2018, 20:35

Boa noite senhores, eu realmente não estou com a menor vontade de terminar, por enquanto, aquele King Tiger e resolvi atacar mais um avião. Escolhi um La-5FN que faz parte de uma caixa com o La-7. Esse modelo na verdade é o mesmo La-5FN da Zvezda, mas embalado pela Eduard e com seus acessórios, então vamos meter a mão na massa e quem sabe termino ele para o evento.
O modelo é esse, mas a imagem é meramente ilustrativa.
Imagem

E essa foi a versão que eu escolhi para pintura:
Imagem

Agora é esperar pelos próximos dias que vou fazendo as atualizações.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 29 Nov 2019, 20:11, em um total de 4 vezes.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Jun 2018, 12:33

Hoje trabalhei um pouco no modelo e consegui montar parte da banheira do cockpit e parte da asa. Infelizmente a peça principal da asa veio parcialmente empenada com diedro negativo e isso resultou em uma fenda enorme no encaixe de uma das partes superiores da asa. Agora vou aguardar a secagem total do que já foi colado na asa para começar a forçar a posição correta dessa seção. Por enquanto temos o resultado abaixo:

Imagem

Imagem

Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Jun 2019, 17:37, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 24 Jun 2018, 16:39

Esses dias adiantei um pouco mais o trabalho e fui fazendo algumas descobertas interessantes nesse modelo, mas vamos ao modelo. Nessa etapa eu deixei pronto para pintura o cockpit e depois de pintado aplicar as partes com photoetched colorido da Eduard. O interessante aqui é boa parte desse trabalho vai ficar totalmente oculta dentro do modelo e só o próprio modelista é que vai ter conhecimento disso. Acho isso uma coisa extremamente desnecessária, pois toma tempo por algo "invisível".

Imagem

Imagem

Imagem

Na sequência abaixo, parece que a Eduard não tomou o devido cuidado ao checar aquilo que imprime, pois as peças que estou setando nas fotos abaixo não existem no modelo. Elas também não tem a substituição na folha de phootetched, para os que gostam de detalhar o modelo isso é um sacrilégio, mas talvez após o fechamento da fuselagem isso não fique visível. Vou ver se na minha caixa de sucatas eu encontro algo que possa colocar ali.

As peças que não existem
Imagem

E sua posição no modelo.
Imagem

Outra coisa que achei importante marcar nessa etapa de montagem. A instrução manda aplicar os painéis de instrumento em photoetched após o encaixe do cockpit na asa para mais adiante fazer o fechamento da fuselagem. Acho que isso pode dar problema então optei por colocar esses painéis antes de encaixar o cockpit na asa.
Imagem

Uma coisa que percebi é que a Eduard deu tratamento diferenciado para cada um dos La-5FN que ela vende mesmo sendo o mesmo modelo, mas ambos vendidos em suas versões mais caras. O meu exemplar recebeu o código 1189 onde a caixa vem com um La-5FN da Zvezda e um La-7 da Gavia. O La-5FN dessa caixa difere do modelo apresentado na caixa de código 1183 por ter uma folha de instrução mais precisa e uma folha de photoetched a mais. A Eduard não se deu nem ao trabalho de omitir na caixa 1183 o erro que apontei acima. Outro coisa que também chama a atenção é que na descrição de cada opção de pintura não há nenhuma referência em inglês que pudesse minimamente indicar quem é o piloto e a região ou unidade a qual o avião pertence, está tudo em Tcheco, mas .....................................

Por enquanto é isso, ao longo dos dias vou atualizando o tópico.
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Jun 2019, 17:41, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 24 Jun 2018, 22:38

Agora no final do dia resolvi dar uma checada nas peças e fui olhar as transparências do modelo e para minha surpresa descobri que a parte da transparência que corresponde a seção corrediça está com defeito de injeção e veio deformada. vou continuar trabalhando no modelo e pensar em como resolver isso.

Imagem

Imagem

Deixemos isso mais para a frente
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Jun 2019, 17:42, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Rogerio 77
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jun 2017, 14:58

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Rogerio 77 » 25 Jun 2018, 15:26

Essa da transparência, o ideal era pedir outra pro fabricante, mas dá para disfarçar com o velho truque do paninho, ou um mapa, sobre o local estratégico do problema.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 26 Jun 2018, 08:46

Bom dia meu caro Rogério, se eu quiser colocar esse modelo no evento vou ter que tentar algo para substituir aquela seção, mas ainda vou pensar sobre isso.
Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Rodrigo Luiz » 26 Jun 2018, 10:35

a ideia do Rogerio é boa, coloca uma bandeira em cima.eu faço com aquele chumbo de radiografia de dentista

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 26 Jun 2018, 19:07

Eu ainda vou tentar outra solução, pois a ideia inicial seria deixar o cockpit aberto, mas até o final da montagem eu decido o que fazer.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 30 Jun 2018, 13:31

Mais algum trabalho realizado nesse modelo, instalei todos os photoetcheds do interior do modelo. Continuo com a ideia de que muito desse trabalho é completamente improdutivo. A cor do interior do modelo não favorece, muita coisa vai ficar oculta nas entranhas do cockpit e depois de instalada a transparência e fixada fuselagem na asa o interior do cockpit vai ficar mais escuro ainda. Só coloquei esses photoetcheds por que vieram no modelo caso contrário não compraria para usar, as horas de trabalho que isso toma poderiam muito bem ser aproveitadas em outras coisas no trabalho do modelo, mas.......................
Essas são as fotos do resultado de hoje, vamos ver se amanhã e segunda consigo fazer mais alguma coisa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto fico por aqui.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Jun 2019, 17:44, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

lfragelli
Plastimodelista
Mensagens: 972
Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
Localização: rio de janeiro

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor lfragelli » 02 Jul 2018, 13:47

Quem está montado pra voce desta vez ?

É aquele cara do Sul ? :22

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 02 Jul 2018, 14:44

Vai cuidar da cabra Fragelli
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Augusto » 02 Jul 2018, 14:45

Que pena este problema com as transparências, quanto ao manual está em Tcheco, este é um lançamento deles para o mercado de lá, assim como em outros do mesmo tipo, não tem.nada em inglês.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 02 Jul 2018, 15:18

Augusto, eu acabei "encontrando" uma solução para o problema da transparência. Aquela seção que está dobrada, dobrou justamente na marca do frame, o que vou fazer é cortar um pedaço de outra transparência no mesmo tamanho da seção danificada e colar no lugar da outra. Não precisarei me preocupar com o frame, pois quando colocar a máscara para pintura a própria pintura vai desenhar o frame. Só espero que isso dê certo.
Em relação ao manual eu vi justamente isso que vc falou, essa caixa era destinada ao mercado interno e por isso tem como linguagem apenas o tcheco, mas vou tentar descobrir a unidade para vc ser acho algo mais em relação ao piloto e o avião.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Andre Cardoso » 03 Jul 2018, 13:52

Uma beleza esse interior Cesar.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: La-5FN - Eduard 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 03 Jul 2018, 14:08

:ok :ok
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante