Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 02 Mar 2018, 10:26

Bom dia senhores, enquanto termino o BMP resolvi iniciar a montagem de mais um avião e escolhi um Ki-43-I da Hasegawa. Como já havia recebido a folha de decal para esse modelo acabei optando por ele então vamos lá.

O modelo em questão é esse aqui:
Imagem

Nessa fase inicial montei apenas o conjunto do interior juntamente com as asas. Como pretendo deixar o cockpit fechado vou aplicar apenas a cor de fundo e realçar os detalhes do próprio kit com drybush, um pouco de wash e a pintura dos detalhes.
Imagem

Imagem

Imagem

Como pode ser visto nas fotos, o modelo tem detalhes razoáveis não havendo a obritadoriedade de acessórios pelo menos para as paredes do cockpit, um cinto de segurança cairia bem para quem resolva deixar o modelo aberto. Próxima etapa é a pintura e talvez ainda hoje eu coloque as fotos, por enquanto é só.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Mar 2018, 17:41, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 03 Mar 2018, 12:22

Mais algumas coisas feitas, montei e pintei o cockpit e como não foi feito muita coisa por dentro deixei para fotografar só as partes externas e o cockpit vai ficar fechado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora é partir para a montagem do conjunto do motor e profundores para iniciiar a pintura desse modelo.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 12 Mar 2018, 16:06

Final de semana acabei fazendo pouca coisa, pintei o motor e os escapes juntamente com os porões de roda e do freio de mergulho do Hayabusa, agora é esperar pela secagem para fazer um pequeno desgaste e dar uma aparência mais real ao conjunto do motor.

Imagem

Imagem

Imagem

Ao longo da semana se houver possibilidade vou postando outras coisas.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 12 Mar 2018, 23:56

Fiz o mascaramento da transparência usando uma fita que possui relativa transparência e facilita na hora de "enxergar" as linhas do frame. Essa fita possui certa flexibilidade, mas é mais fácil de ser utilizada em superfícies planas. O corte foi feito usando uma ferramenta que o Batista havia deixado na sede e que foi distribuida para todos quando eu ainda fazia parte dos quadros da associação. Essa ferramenta tem o formato de uma lança e possui um corte muito preciso o que facilita muito o trabalho de cortar a fita. O resutado ficou bom, mas acho que poderia ficar melhor a medida que começar a usar mais essa "ferramenta" e me adaptar a ela.

Transparência mascarada
Imagem

Fita usada junto com o bisturi que usei para fazer os cortes nas janelas.
Imagem

Por hoje é só.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Mar 2018, 12:11

Aproveitei o dia ensolarado e que fiquei em casa para trabalhar e iniciei a pintura do Hayabusa, agora é aguardar pela secagem e aplicar a pintura na parte de baixo.

Imagem

Imagem

Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Andre Cardoso » 14 Mar 2018, 15:23

Está ficando excelente!

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Mar 2018, 21:15

Obrigado André. Resolvi adiantar um pouco mais depois de ter colocado o modelo para secar na minha "estufa" e depois de totalmente seco pintei as partes inferiores dos flaps em Mitsubishi Gray e agora é aguardar a secagem total do modelo para mascarar as partes inferiores e aplicar o alumínio.
Um detalhe que não sei se é do conhecimento de todos, mas nem todos os Hayabusas eram pintados de alumínio por baixo. A versões iniciais do Ki-43 I e II saiam de fábrica totalmente pintadas em alumínio com os Hinomarus e o painel preto a frente do cockpit além dso flaps que eram cobertos de tecido e que foram inicialmente revestidos com uma pintura cinza esverdeada clara. Somente a partir das versão III é que esse aviões receberam outras cores diretamente da fábrica, mas as variantes I e II foram camufladas ao longo dos combates tendo visto a ineficácia da pintura no intuito de camuflar a aeronave quando pouadas em meio as florestas tropicais.

Resultado final.
Imagem

Encerro por hoje.
Cesar Ferreira

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor edklingon » 15 Mar 2018, 09:57

Show! Estou com um desses, e estou aproveitando essa montagem para já ir mapeando o trabalho que terei! :ok
Qapla´

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 15 Mar 2018, 14:58

Ed, não há encrenca na montagem desse modelo, ele tem bons encaixes e quase não usei putty para arematar um ponto ou outro. O interior dele é no padrão Hasegawa, se colocar um cinto e der uma caprichada nos consoles fica bem legal, eu não fiz isso porque vou deixar o cockpit fechado, mas ai é gosto do freguês. Uma observação se permite, substitua a folha de decal, pois a chance de dar galho na aplicação das marcações é grande.
Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Rodrigo Luiz » 16 Mar 2018, 14:44

Cesar essa fita de mascaramento do canopi seria fita mágica?

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 16 Mar 2018, 16:10

Parece bastante com ela, mas como não havia uma embalagem eu não sei te dizer com certeza, seria coisa de comparar.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 17 Mar 2018, 18:22

Modelo pintado e pronto para aplicação dos decais e depois os desgastes, se tudo der certo até amanhã fica pronto.

Imagem

Imagem

Imagem

Até mais tarde
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Rodrigo Luiz » 20 Mar 2018, 10:11

não demore a retirar então, se for fita magica, as vezes ela não sai mais

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Mar 2018, 12:40

Obrigado meu caro, mas vou remover essas fitas entre hoje e amanhã no máximo.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hayabusa Ki-43-I - Hasegawa 1/48 - CONCLUÍDO

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Mar 2018, 17:46

Finalmente modelo pronto, mas infelizmente ele não ficou da maneira que eu gostaria. O decal partiu e fiz alguns remendos que não estão muito visíveis nas fotos, definitivamente eu não consigo fazer o chipping com uma aparência decente e houve alguma reação quimíca no modelo que ocasionou manchas no decal, mas........................a vid prossegue.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora é partir para outro modelo e tentar lembrar dos erros que cometi nessa montagem para não tornar a repetir a mesma coisa errada.
Atenciosamente
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante