Novato com Photo Etched Sets

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Rafael_Quintana
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Set 2017, 12:22

Novato com Photo Etched Sets

Mensagempor Rafael_Quintana » 11 Set 2017, 13:28

Pessoal,

Sou completamente "rookie" no uso de sets photo etched, sendo que comprei uns 3 kits da Eduard da linha "ProfiPack" que vem recheados de sets em PE. São lindos, mas fiquei até assustado... rsss

Minha maior dúvida é sobre quais são os equipamentos/acessórios essenciais para manuseio deste tipo de peça. Vocês podem recomendar alguns? (quais colas utilizar, etc)

Abraços!

RQ
"...And kill Migs"

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Novato com Photo Etched Sets

Mensagempor Augusto » 12 Set 2017, 13:52

O que eu uso:

Uma boa lâmina com a face cortante curva, facilita a retirada das peças.

Imagem

Para retira as sobras um boa lima, de preferência com corte 4, são caras mas valem o investimento.

Quando for cortar as partes pequenas, uma boa ideia é colocar folha sobre uma fita adesiva, impede que ao serem cortadas as peças saiam voando

Uma boa pinça ajuda a manipular as peças, para peças muito pequenas existe um lápis de cera, que ajuda nesta tarefa.

Imagem

Se vai precisar pintar , então deve antes passar um primer para metais para melhorar a aderência, mesmo assim as peças pintadas são muito suscetíveis a riscos.

Para ajudar na dobra das peças existem ferramentas próprias que são uma mão na roda. Eu uso o modelo menor.



Para colar uso uma super bonder da Tekbond, 721, fina como água cola sem deixar resíduos. Para ter mais pega e algum tempo para reposicionar a peça tem também a 200 em forma de gel.

Imagem

Imagem

lfragelli
Plastimodelista
Mensagens: 972
Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
Localização: rio de janeiro

Re: Novato com Photo Etched Sets

Mensagempor lfragelli » 12 Set 2017, 18:51

Não esqueçamos da cola Cascorez para madeira.

Em alguns casos ela fixa bem o fotogravado, com a vantagem de se poder ajustar a peça antes da secagem da cola.

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Novato com Photo Etched Sets

Mensagempor meianoite2 » 13 Set 2017, 00:16

O Augusto falou da lima, uma das melhores aquisições que já fiz foi esta lima da Tamiya (dica do Julio):
https://www.tamiyausa.com/items/tools-a ... file-74066

A lâmina eu uso a de bisturi #15, que é relativamente fácil de achar em lojas de artigos cirúrgicos e dentais. É bem barata, centavos cada.

Para cortar as peças, eu uso como base um pedaço pequeno de acrílico - é rígido o bastante para não amassar as peças sob pressão e não cega a lâmina. O truque da fita é ótimo para evitar as peças voadoras...

Um ou mais alicates de bico chato também podem ser úteis em determinadas situações.

Eu também comprei há uns tempos uma pinça bem legal que me quebra vários galhos com PE...
https://www.tamiyausa.com/items/tools-a ... zers-74117

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante