Ao fazer recentemente o review do kit da Eduard "Dottie Mae", que combina o P-47D bubbletop da Hasegawa com fotogravados e resinas, achei tão bom que deveria levá-lo logo para a bancada.
Veja o meu review do kit aqui.
O Julio tinha me "emprestado" uma folha das novas do FCM (32-007, Republic P-47D - part 2) que tinha decais para um avião da FAP nos anos 50... a combinação estava feita. O "Dottie Mae" vai ficar para uma próxima montagem, o Julio vai ficar com os decais para uma outra versão da folha e este kit vai virar um D-30 português para o nosso Evento de 2017. Os decais para os brasileiros voltam pro Julio.
Assim, de qualquer maneira, esta montagem traz as minhas impressões do kit "Dottie Mae", com a exceção dos decais - que, impressos pela Cartograf, não podem dar erro. O ponto aqui vai ser analisar a combinação do kit da Hasegawa com os fotogravados e resinas da Eduard.
Antes que alguém pergunte, sim, este kit pode montar com perfeição um D-30 - há inserts que garantem a asa correta, com os freios de mergulho e o farol reposicionado e o assoalho do cockpit é do tipo não corrugado.
O "4446" foi um dos F-47D30-RA da segunda leva de Thunderbolts recebidos pela aviação portuguesa. A denominação F-47 estava alinhada com a denominação americana, adotada após 1947 com a criação da USAF.
Não encontrei muitas fotos desses aviões na internet, mas confio na pesquisa do Felipe quanto à acurácia do esquema de pintura e nas marcações. Após ler um pouco a respeito, a impressão que tive é que os F-47 tiveram um papel discreto mas importante na FAP como aeronaves de alto desempenho na transição dos pilotos para a era do jato.

Um F-47 português

Profile muito bacana dum F-47 português (fonte: digital Hangar / Paulo Alegria)
Daqui a pouco posto o andamento da obra...