Mais um avião montado, dessa vez o escolhido foi um A6M2 Zeke da Tamiya 1/48. O modelo é antigo e vem com linhas em baixo e alto relevo e infelizmente algumas dessas linhas sumiram depois de lixar alguns pontos do modelo. O modelo veio um com um pequeno empeno na asa e como o Zero possui diedro positivo levemente acentuado, o encaixe foi feito atráves de colagem usando uma fita de uma ponta a outra da asa para forçar o diedro na posição correta. Possui um interior razoável e para quem não vai deixar a cabine aberta, não compensa o gasto com detalhes do interior a não ser cintos de segurança, pois como o banco é pintado em alumínio, os cintos aparecem, não fiz isso e deixei como como ele é.
Um item que é de suma importância é a compra de uma máscara para pintura, pois as linhas da estrutura do canopy são muito finas e baixas, o que dificultou bastante o mascaramento usando fita e inviabilizou a máscara líquida (pelo menos eu não consegui)
Alguns podem "estranhar" a cor, depois de alguma pesquisa na internet e com outros modelistas, eu usei a tinta que não sei se é um cinza esverdeado ou um verde acinzentado. As indicações de cores apontam para esse tom e não o cinza claro que a Tamiya indica como opção de pintura, usei a cor JP04 Mitsubish Gray da Warscenic. Uma coisa que observei é que aparentemente o uso da Future em cima dessa cor de esmalte causa manchas na pintura. Eu apliquei a Future em todo o modelo para proteger a pintura e aplicar os decais e aconteceu a mesma coisa no Spitfire. A solução que pretendo adotar é usar verniz brilhante ao invés da Future para proteção da pintura e aplicação dos decais e se houver necessidade usar a Future posteriormente, pois nesse caso a Future não vai ter contato com a tinta.
Os decais da Tamiya desse modelo são horríveis. Demoraram bastante para assentar usando Solvaset e possuem filme bem visível além da rigidez do decal.
Para finalizar, existem algumas falhas da minha parte, mas estou satisfeito com o resultado final, um dia eu monto um avião de forma decente e sem errar em alguns pontos básicos.
A próxima vítima é um Folgore e nesse meio tempo andando com o Leopard.
Abraços
A6M2 Zeke Tamiya 1/48
-
- Plastimodelista
- Contato:
A6M2 Zeke Tamiya 1/48
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 20 Abr 2018, 20:14, em um total de 2 vezes.
Cesar Ferreira
- Andre Cardoso
- Admin.
Re: A6M2 Zeke Tamiya 1/48
Ficou muito bom Cesar
-
- Plastimodelista
- Contato:
Obrigado André, mas olhando outros modelos na internet eu reparei que deveria ter pintado a parte da fuselagem que fica dentro do canopy na mesma cor que o interior do modelo. Me refiro aquela seção de fuselagem logo atrás do encosto da cabeça e que fica coberta pela parte traseira do canopy, mas............................
Abraços
Abraços
Cesar Ferreira
Já montei um destes, mas logo quando voltei para o Hobby! É um kit antigo mais é bem legal.
Ficou bacana!
Um abraço,
Ficou bacana!
Um abraço,
Mobi
-
- Plastimodelista
- Contato:
Amilcar, para o meu nível de montagem achei interessante o modelo, pois não pretendia deixar aberto e sei que iria cometer alguns erros durante a montagem, mas vou procurando corrigir os erros e um dia faço algo melhor. Depois pretendo montar um A6M5, assim que fico com as duas pinturas mais usadas nos Zeros.
Cesar Ferreira
-
- Plastimodelista