M48 do Manoel Finalizado Oras Pois!
Enviado: 15 Dez 2016, 23:59
O M48 começou a ser recebido por Portugal em 1977, quando começou a substituir o vetusto M-47 (que estava ao serviço desde 1952). Nesse ano foram recebidas as primeiras 5 viaturas (para o esquadrão de reconhecimento da BMI) e no ano seguinte chegaram mais 17. Estes eram carros alemães. Embora tenham sido sempre classificados como M48-A5, os carros alemães eram designados M48-A2-GA2. Estes carros transferidos do exército federal para o exército português identificavam-se por possuirem os tradicionais três roletes de retorno da esteira ao contrario dos cinco que caracterizavam as outras conversões para M48-A5.
Os M48-A5 que vieram da Alemanha, tinham acabado de ser modernizados e encontravam-se geralmente em bom estado.
Em 1984 foram recebidos mais 43 carros de combate de origem norte americana. A Escola prática de Cavalaria, recebeu nesta altura as primeiras cinco unidades recebidas em 1977. O numero de carros de combate atingiu um numero aproximado a 100.
Segundo os últimos dados disponíveis, os M48-A5 já não estão em serviço, mas alguns permaceceram na situação de "armazenados", sendo possível, teoricamente reactivar pouco mais de uma vintena.
A introdução de um pequeno numero de carros de combate pesados Leopard-2A6 no exército português, e a passagem dos M60-A3 TTS para a situação de reserva, deverá implicar que parte dos M48acabem os seus dias como sucata ou como alvo de tiro.
Os M48-A5 que vieram da Alemanha, tinham acabado de ser modernizados e encontravam-se geralmente em bom estado.
Em 1984 foram recebidos mais 43 carros de combate de origem norte americana. A Escola prática de Cavalaria, recebeu nesta altura as primeiras cinco unidades recebidas em 1977. O numero de carros de combate atingiu um numero aproximado a 100.
Segundo os últimos dados disponíveis, os M48-A5 já não estão em serviço, mas alguns permaceceram na situação de "armazenados", sendo possível, teoricamente reactivar pouco mais de uma vintena.
A introdução de um pequeno numero de carros de combate pesados Leopard-2A6 no exército português, e a passagem dos M60-A3 TTS para a situação de reserva, deverá implicar que parte dos M48acabem os seus dias como sucata ou como alvo de tiro.