M60A3 - Portugal - FINALIZADO

Grupo de montagem para temática 2017
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

M60A3 - Portugal - FINALIZADO

Mensagempor Cesar Ferreira » 23 Jul 2016, 15:51

Bem, vou inaugurar esse GB com um dos veículos utilizados pelo exército português. Não tenho certeza se o M60A3 ainda continua em uso pelo exército português, pois a ideia era de que com a entrada em serviço dos Leopard 2A6NL os M60A3 seriam descarregados. O veículo é pintado em uma cor única de verde que ainda pretendo descobrir qual é exatamente e as marcações eu já possuo por conta de uma troca que foi feita com um modelista de Portugal. A folha foi impressa pela Associação de Modelismo de Montijo, mas infelizmente carece de uma folha de instrução sobre cada veículo e para quais veículos a folha se destina. Ela possui algumas indicações, mas de forma vaga, da mesma maneira que não há explicação alguma sobre quais marcações usar e em que carros. De qualquer forma acho que é a única opção disponível para veículos portugueses modernos.

O modelo que pretendo usar para o M60A3 português é um M60A1 da Academy que comprei na EdKlingon's Hobby Shop. Apesar de ser um M60A1, todas as peças para o A3 estão nos sprues.

Imagem

M60A3 de Portugal
Imagem

Folha da Associação de Montijo
Imagem

Agora é meter a mão no plástico, pois tenho outros modelos para essa temática.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 02 Out 2016, 10:08, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Andre Cardoso » 23 Jul 2016, 21:23

Que beleza. E vamos a mais um GB.

To de olho :o

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 25 Jul 2016, 14:49

Já ocorreram mais algumas atualizações na montagem, mas o Photobucket está com problemas desde domingo e não consigo carregar nenhuma imagem. Assim que estabilizar eu lanço as fotos.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 25 Jul 2016, 20:06

Photobucket no ar de forma decente então vamos as mudanças. Ontem consegui adiantar um pouco mais o M60 e coloquei todo o sistema de suspensão, mas sempre aparece alguma coisa para resolver.

Barras de torção instaladas:
Imagem

Mas nem tudo são flores no paraíso, nas fotos abaixo eu marquei com uma seta todos os pontos onde vai haver necessidade de muito putty.
Imagem

Imagem

E aqui vou precisar corrigir esses amortecedores, pois nas fotos ficou evidente que esses amortecedores de alguma forma ficam presos em algumas das barras de torção. Acho que o mais acertado seria cortar a parte que se extende e fazer uma peça maior com sprue de forma que ela fique em contato com as barras de torção
Imagem

Como estou me baseando na instrução de um M60A3 da Tamiya para a correta colocação das peças, deparei com um jogo de peças que não vem no modelo e que irei precisar para colocar no meu modelo. São os lançadores de fumaça do M-60A3, as peças que estão marcadas com um seta na imagem abaixo. Preciso de duas de cada para colocar de cada lado da torre, se alguém possui e puder ceder, copiar, etc... eu agradeço
Imagem

Se houver possibilidade eu adianto mais alguma coisa durante a semana.
Abraços
Cesar Ferreira

Luiz Carlos
Plastimodelista
Mensagens: 65
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:35
Localização: Niterói-RJ

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Luiz Carlos » 26 Jul 2016, 23:40

:ok ... :drink:

Luiz.

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor edklingon » 29 Jul 2016, 09:00

Show!!!! E preciso de uma bandeira portuguesa dessas. Como faço para comprar com os caras de Montijo?
Qapla´

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 29 Jul 2016, 09:25

Ed, eles tem um site, mas o contato não é dos mais fáceis. Mas se a questão é somente a bandeira, posso ceder uma sem problema algum (U$100,00). Se vc for na sede amanhã avisa que levo comigo.
Cesar Ferreira

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor edklingon » 29 Jul 2016, 23:56

Me interessa a bandeira sim, mas só vou na Sede na semana que vem
Qapla´

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 30 Jul 2016, 16:27

Ed, depois marcamos isso, pois não sei quando irei na sede novamente.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Ago 2016, 00:22

Depois de algum tempo parado aproveitei o feriado para adiantar mais alguma coisa. Hoje trabalhei basicamente na torre colando a estrutura do basket que vai na traseira da torre, mas fiz isso por etapas, pois devido a alguns empenos no material, esse me pareceu o procedimento mais acertado, mas vamos as fotos.

Torre montada com parte de sua estrutura já colada. Eu consegui os lançadores de fumaça, mas faltam os dois suportes para eles, mas isso não impede a finalização da torre.
Imagem

Imagem

Substitui a antena do kit por uma da RB Model, a diferença é gritante.
Imagem

A torreta do comandante já montada, mas precisei colar um pequeno sprue para fazer o acabamento da cobertura da metralhadora.
Imagem

Imagem

Colei as tampas das caixas que vão no casco do M-60 bem como as alças de abertura. Esse casco ainda vai precisar de massa em alguns pontos.
Imagem

Imagem

Rodagem montada.
Imagem

Uma coisa que comprei recentemente no Mercado Livre e que tem sido de grande ajuda para montagem a noite foi essa luminária de Led, não precisa de reator, possui 9W de potência e ilumina muito bem a bancada de trabalho, vale a pena para quem gosta de passar a noite mexendo nos modelos. Ia esquecendo, não esquenta.
Imagem

Amanhã continuo com o trabalho.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Ago 2016, 16:05

Aproveitei o dia de hoje (dos Pais), para depois de um bom almoço e descanso, fazer o upload das imagens do serviço de ontem. Fiz a aplicação do primer usando o primer cinza da Drycolor e logo depois apliquei a tinta automotiva na cor do FS34094, pois foi que o mais se aproximou ao padrão de algumas fotos do M-60 portugues. Alguns poderam reparar que estão faltando os lançadores de fumaça e o sensor de vento, mas isso vai ser colocado mais a frente tendo em vista a ausência dessas peças no modelo por conta da versão de caixa.
A tinta é brilhante mesmo e vou esperar uma secagem total para fazer a aplicação dos decais do modelo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto ficamos por aqui, semana que vem devo iniciar o trabalho de pintura da esteira e alguns desgastes como o que encontrei em algumas fotos do veículo de Portugal.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 19 Ago 2016, 13:39

Consegui os lançadores de granada e fiz os suportes usando sobras de photoetched, também usei partes dessas sobras para fazer os suportes dos cabos de aço que vão ao lado da torre e improvisei o sensor de vento do M60, só falta fazer a extensão desse sensor, mas isso pode ser posto no final e como temos um ano pela frente eu vou tentar uma solução para fazer a peça o mais fiel possível.

Imagem

Imagem

Aqui dá para ver um pequeno amassado que fiz na estrutura da cesta da torre. Não sei como isso acontece, mas encontrei alguns M60 com essa avaria e resolvi reproduzir.
Imagem

Na foto abaixo eu apontei com a seta a extensão do sensor de vento que faz lembrar a estrutura daqueles globos da morte onde uns dois ou tres caras de moto andavam.
Imagem

Por enquanto é isso, se tudo de certo ainda hoje ou domingo eu faço a pintura final e aplicação dos decais.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 09 Set 2016, 12:58

Depois de um bom tempo parado consegui adiantar algumas coisas nos úlitimos dias enquanto resolvo a questão da pintura do Harrier.

Apliquei os decais e estão faltando os números da torre, mas por outro lado já observei que alguns M60 não tinham número então posso ou não deixar assim. O modelo está totalmente brilhante por que ainda não apliquei o verniz fosco, o que deve ser feito tão logo eu termine mais alguns pontos no kit como a pintura dos periscópios, lentes do farol, cano da metralhadora e alguns pontos de sujeira no carro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto é isso.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Andre Cardoso » 09 Set 2016, 19:30

Cesinha está muito maneiro cara! :7 :7 :7 :ok

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: M60A3 - Portugal

Mensagempor Cesar Ferreira » 10 Set 2016, 00:29

Obrigado Dedeco, :D :D :D :D
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante