Bf 109G-6 Eduard 1/48 (FINALIZADO)
Bf 109G-6 Eduard 1/48 (FINALIZADO)
Pessoal,
A pedido do Augusto vou novamente construir um Bf 109G-6 da Eduard, kit que causou muita polêmica quando foi lançado em 2014.
O kit é o Overtrees que a empresas já disponibilizou para venda no seu site.
Vou fazer uma apresentação rápida agora do modelo, pois ainda estou fazendo algumas medidas e comparando com as plantas do avião. Posso já adiantar que esse "Gustav" é sem dúvida o melhor na escala, mas que ainda apresenta alguns problemas que poderiam ter sido resolvidos.
Muitos não sabem, mas o 109, apesar de ter uma boa variedade no mercado de modelos na 1/48, é mal representado nas suas versões, principalmente na sua forma. No caso do G-6, as diferenças nas carenagens e calhas das MGs 131 foram negligenciadas pela maioria das empresas. A Eduard apresenta nesse "novo" modelo duas coberturas para as MGs que representam as fábricas Erla, Mtt. Reg e WNF. Vou tentar explicar as diferenças entre elas e qual deve ser usada, já que com esse modelo pode ser construído também o Bf 109G-5, versão pressurizada do "Gustav".
O Tópico está aberto a participação de todos!
Um abraço.
Inté!
A pedido do Augusto vou novamente construir um Bf 109G-6 da Eduard, kit que causou muita polêmica quando foi lançado em 2014.
O kit é o Overtrees que a empresas já disponibilizou para venda no seu site.
Vou fazer uma apresentação rápida agora do modelo, pois ainda estou fazendo algumas medidas e comparando com as plantas do avião. Posso já adiantar que esse "Gustav" é sem dúvida o melhor na escala, mas que ainda apresenta alguns problemas que poderiam ter sido resolvidos.
Muitos não sabem, mas o 109, apesar de ter uma boa variedade no mercado de modelos na 1/48, é mal representado nas suas versões, principalmente na sua forma. No caso do G-6, as diferenças nas carenagens e calhas das MGs 131 foram negligenciadas pela maioria das empresas. A Eduard apresenta nesse "novo" modelo duas coberturas para as MGs que representam as fábricas Erla, Mtt. Reg e WNF. Vou tentar explicar as diferenças entre elas e qual deve ser usada, já que com esse modelo pode ser construído também o Bf 109G-5, versão pressurizada do "Gustav".
O Tópico está aberto a participação de todos!
Um abraço.
Inté!
Editado pela última vez por Brettas em 31 Out 2016, 14:04, em um total de 2 vezes.
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Beleza, vamos acompanhar.
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Augusto e Mobi, Obrigado!
Semana passa foi terrível com dores e febre altíssima e acabei sendo internado passando alguns dias no hospital aqui perto. Agora, um pouco melhor, vamos ao que interessa, mas vamos devagar até pegar o ritmo!
Semana passa foi terrível com dores e febre altíssima e acabei sendo internado passando alguns dias no hospital aqui perto. Agora, um pouco melhor, vamos ao que interessa, mas vamos devagar até pegar o ritmo!
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Vai tranquilo que o importante é cuidar da saúde, esta semana devo colocar no ar o review do kit e dos acessórios que recebemos, vou fazer um link lá para o seu trabalho aqui.
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
A bruxa está solta! Crise terrível de coluna e um tratamento de emergência que vai se tornar longo com alongamentos de hora em hora para relaxar a musculatura abdominal e das costas. Proibido novamente de ir pro mato.
Sobre o modelo, vamos esclarecer algumas coisas que acho importante.
Como já disse antes, o G-6 tinha diferença na sua fabricação principalmente na sua carenagem e calhas das MGs e essas diferenças não são difíceis de serem observadas, basta um pouco de atenção. Essas fábricas tinham seus padrões diferentes de pintura da camuflagem o que também facilita a sua identificação.
Quatro fábricas produziram o Bf 109G-6: Erla, WNF, Messerschmitt-Regensburg (Mtt. Reg) e Györ na Hungria.
Carenagens da Eduard.
Erla:
A fábrica Erla produziu a carenagem com o compressor para o Bf 109G-5, aeronaves pressurizadas. O compressor ficava no lado direito da carenagem e era coberto por uma bolha abaixo da grande bolha dos cartuchos da MG 131. Não foi uma produção certinha em lotes, mas foi misturado com o G-6 o que causa até hoje certa confusão, pois nem todos os 109s com essa carenagem com a cobertura do compressor significa que era um G-5.
Um lote muito pequeno dessa carenagem também foi produzido pela WNF, o estranho e que ainda não encontrei respostas é que as aeronaves desse lote possuem camuflagem Erla.
Conjunto que deverá ser usado para Erla no lado direito.
A Eduard optou pela mesma forma que a Hasegawa fez suas carenagens, acho que o correto seria a empresa ter feito a carenagem inteira dividida no meio do que produzir tampas onde que as linhas não coincidem. Indiquei com setas vermelhas as linhas que devem ser fechadas. Pelo visto teremos muitos kits montados com várias linhas na carenagem!
Aqui já temos um kit finalizado, publicado no último informativo da empresa, mostra a carenagem Erla com linhas demais.
Camuflagem Erla:
https://drive.google.com/file/d/0BzT90e ... tyck0/view
WNF e MTT. Reg:
Esta carenagem tinha uma forma um pouco diferente e a calhas das MGs 131 não eram separadas como Erla.
Conjunto que deverá ser usado para WNF e MTT. Reg no lado direito.
Apenas as linhas atrás da calha deverá ser fechada indicada pelas setas vermelhas.
Camuflagem WNF:
https://drive.google.com/file/d/0BzT90e ... lJOEU/view
Camuflagem MTT. Reg:
https://drive.google.com/file/d/0BzT90e ... lEU1U/view
Artigo completo "Chosing the correct wingpattern for a Bf109G-6":
http://theprofilepaintshop.blogspot.com ... 09g-6.html
Espero ter ajudado a entender um pouco essas diferenças.
Qualquer dúvida é só entrar em contato.
Inté.
Sobre o modelo, vamos esclarecer algumas coisas que acho importante.
Como já disse antes, o G-6 tinha diferença na sua fabricação principalmente na sua carenagem e calhas das MGs e essas diferenças não são difíceis de serem observadas, basta um pouco de atenção. Essas fábricas tinham seus padrões diferentes de pintura da camuflagem o que também facilita a sua identificação.
Quatro fábricas produziram o Bf 109G-6: Erla, WNF, Messerschmitt-Regensburg (Mtt. Reg) e Györ na Hungria.
Carenagens da Eduard.
Erla:
A fábrica Erla produziu a carenagem com o compressor para o Bf 109G-5, aeronaves pressurizadas. O compressor ficava no lado direito da carenagem e era coberto por uma bolha abaixo da grande bolha dos cartuchos da MG 131. Não foi uma produção certinha em lotes, mas foi misturado com o G-6 o que causa até hoje certa confusão, pois nem todos os 109s com essa carenagem com a cobertura do compressor significa que era um G-5.
Um lote muito pequeno dessa carenagem também foi produzido pela WNF, o estranho e que ainda não encontrei respostas é que as aeronaves desse lote possuem camuflagem Erla.
Conjunto que deverá ser usado para Erla no lado direito.
A Eduard optou pela mesma forma que a Hasegawa fez suas carenagens, acho que o correto seria a empresa ter feito a carenagem inteira dividida no meio do que produzir tampas onde que as linhas não coincidem. Indiquei com setas vermelhas as linhas que devem ser fechadas. Pelo visto teremos muitos kits montados com várias linhas na carenagem!
Aqui já temos um kit finalizado, publicado no último informativo da empresa, mostra a carenagem Erla com linhas demais.
Camuflagem Erla:
https://drive.google.com/file/d/0BzT90e ... tyck0/view
WNF e MTT. Reg:
Esta carenagem tinha uma forma um pouco diferente e a calhas das MGs 131 não eram separadas como Erla.
Conjunto que deverá ser usado para WNF e MTT. Reg no lado direito.
Apenas as linhas atrás da calha deverá ser fechada indicada pelas setas vermelhas.
Camuflagem WNF:
https://drive.google.com/file/d/0BzT90e ... lJOEU/view
Camuflagem MTT. Reg:
https://drive.google.com/file/d/0BzT90e ... lEU1U/view
Artigo completo "Chosing the correct wingpattern for a Bf109G-6":
http://theprofilepaintshop.blogspot.com ... 09g-6.html
Espero ter ajudado a entender um pouco essas diferenças.
Qualquer dúvida é só entrar em contato.
Inté.
Editado pela última vez por Brettas em 20 Mai 2016, 17:20, em um total de 2 vezes.
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Foi uma boa surpresa quando o primeiro review foi publicado mostrando que a Eduard havia corrigido o tamanho do modelo. Em um dos informativos que li, a empresa dizia que isso não seria modificado já que o kit era proporcional. Não sei como deve ter sido feito esse tipo de correção, mas com certeza deve ter dado um bom trabalho.
As medidas agora estão na 1/48 e seguem algumas imagens comparando com as plantas da Kagero.
Apesar da foto não mostrar isso corretamente, o kit tem exatamente o mesmo tamanho da planta.
Infelizmente mantiveram esse encaixe em V na parte inferior da fuselagem. Um saco para fechar isso.
Ponta ficou um pouco maior.
Chega de conversa e já no próximo post inicio a montagem pelo cockpit e aí vamos ver na prática o que mudou e o que não mudou no modelo!
Inté!
As medidas agora estão na 1/48 e seguem algumas imagens comparando com as plantas da Kagero.
Apesar da foto não mostrar isso corretamente, o kit tem exatamente o mesmo tamanho da planta.
Infelizmente mantiveram esse encaixe em V na parte inferior da fuselagem. Um saco para fechar isso.
Ponta ficou um pouco maior.
Chega de conversa e já no próximo post inicio a montagem pelo cockpit e aí vamos ver na prática o que mudou e o que não mudou no modelo!
Inté!
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Legal, é sempre bom acompanhar o trabalho de quem conhece bem o assunto. Mesmo que algumas falhas nos detalhes as vezes não pareçam de grande relevância, é interessante ver que eles existem.
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
A Eduard deu uma caprichada nas correções e esse modelo tem muito mais vantagens do que problemas em relação ao anterior. Em relação ao Hasegawa, ele tem uma forma muito mais correta e tenho certeza que esse é o melhor modelo G-6 em qualquer escala feito até o memento.Augusto escreveu:Legal, é sempre bom acompanhar o trabalho de quem conhece bem o assunto. Mesmo que algumas falhas nos detalhes as vezes não pareçam de grande relevância, é interessante ver que eles existem.
Iniciei o cockpit.
Um abraço.
-
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Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Parabéns Augustoe Brettas pela iniciativa!
...da outra feita montei o antigo 109 da Eduard tomando por base as informaçoes do Brettas...e podem crer aprendi muito!
Seguindo com total interesse!
Abraços!
Luiz.
...da outra feita montei o antigo 109 da Eduard tomando por base as informaçoes do Brettas...e podem crer aprendi muito!
Seguindo com total interesse!
Abraços!
Luiz.
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Legal, Luiz!Luiz Carlos escreveu:Parabéns Augustoe Brettas pela iniciativa!
...da outra feita montei o antigo 109 da Eduard tomando por base as informaçoes do Brettas...e podem crer aprendi muito!
Seguindo com total interesse!
Abraços!
Luiz.
Um abraço.
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Já iniciei a montagem do cockpit, mas antes de postar alguma coisa sobre isso, dei uma olhada geral pela fuselagem e gostaria de comentar sobre o que foi modificado e o que foi mantido.
As duas entradas de ar das velas (setas vermelhas) e a porta do tanque de óleo (seta amarela) não estão nas suas posições corretas. Foi mantido do kit anterior.
As setas verdes mostram duas dobradiças nos dois lados da carenagem que nunca existiu. A carenagem abria para cima e não para os lados. Foi mantido do kit anterior.
A seta branca mostra corretamente o encaixe da entrada do charger que foi modificado com a inclusão da bolha da MG 131. Apenas um pequeno lote de G-6 tinha a entrada do charger igual ao G-2 e G-4. Modificado!
Uma das coisa que me incomodaram no antigo G-6 era a grande abertura dos escapes. Parece que isso também não foi modificado, mas só terei certeza depois da fuselagem colada.
Observem o posicionamento das entradas das velas.
Inté!
As duas entradas de ar das velas (setas vermelhas) e a porta do tanque de óleo (seta amarela) não estão nas suas posições corretas. Foi mantido do kit anterior.
As setas verdes mostram duas dobradiças nos dois lados da carenagem que nunca existiu. A carenagem abria para cima e não para os lados. Foi mantido do kit anterior.
A seta branca mostra corretamente o encaixe da entrada do charger que foi modificado com a inclusão da bolha da MG 131. Apenas um pequeno lote de G-6 tinha a entrada do charger igual ao G-2 e G-4. Modificado!
Uma das coisa que me incomodaram no antigo G-6 era a grande abertura dos escapes. Parece que isso também não foi modificado, mas só terei certeza depois da fuselagem colada.
Observem o posicionamento das entradas das velas.
Inté!
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Novidades? Não entendi bem o porque as entradas da velas estão erradas.
Re: "Novo" Bf 109G-6 Eduard 1/48
Augusto,Augusto escreveu:Novidades? Não entendi bem o porque as entradas da velas estão erradas.
Mil desculpas, não era minha intensão demorar a montagem, mas tive alguns problemas e parei tudo inclusive um Zvezda que está na pintura base. O último contratempo foi a mudança de fórmula da tinta acrilex e não me adaptei a nova tinta, com isso o cockpit foi pintado com o 66, mas não pude trabalhar degastes pois necessito da tinta branca. Prometo que neste final de semana o trem vai andar e já colocarei novas fotos.
Sobre as entradas das velas, a primeira entrada está posicionada mais abaixo do que deveria e a porta de abastecimento do óleo também ficou fora do lugar. Observe a foto e setas.
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