Spitfire Vb Airfix 1/72 - 02046
Enviado: 16 Jan 2016, 23:01
Minha primeira contribuição para este GB, como não poderia deixar de ser, será um... Spitfire!
Revirei as caixas que tinha em casa e o kit de Spit mais “antigo” que tinha é este Mk.V da Airfix, referência 02046:
A caixa data de 1990, o que dá ao kit um respeitável quarto de século, mas a forma original dele é de 1974, que o coloca bem na época da minha “primeira fase” no modelismo.
Para adicionar mais “vintage experience” à montagem, a minha proposta é fazê-lo “Strict Out-of-the-Box”, ou seja, nada de acessórios ou modificações mais radicais no kit. Fazê-lo como proposto e com o que vem na caixa. E dentro do possível, usando os materiais preconizados pelo fabricante e amplamente disponíveis naquela época, pelo menos pelos kids ingleses. Ou seja, tinta esmalte aplicada a pincel, decais originais do kit, etc. Vamos ver até aonde me controlo...
Eis as latinhas de Humbrol já separadas:
Uma coisa interessante sobre esse kit é que ele é um dos “Vintage” com mais longa vida útil.
Até hoje este kit básico está, com nova caixa e decais, no catálogo da Airfix. São mais de 40 anos em catálogo de forma praticamente ininterrupta, holy milk cow!
E, salvo melhor juízo, ainda é um dos mais corretos kits 1/72 do Spitfire Vb, apesar das linhas em alto relevo, do trem de pouso simplificado, da transparência espessa e do cockpit inexistente. Depois dos problemáticos Tamyia e Hobby Hoss, do trabalhoso Italeri e do deplorável Revell, talvez esse kit só perca hoje para o AZ Model. Que custa mais que o dobro e é um short-run com painéis em baixo relevo e interior completo, mas que no mínimo será tão trabalhoso quanto o seu ancestral para fazer um modelo top.
Em princípio farei a versão da tampa da caixa, o ubiquíssimo RF-D do ás polonês Jan Zumbach, C.O. do Esquadrão 303 da RAF, 1941:
Essa montagem vai correr em paralelo com a da sua nêmesis, o FW 190 da Eduard...
Revirei as caixas que tinha em casa e o kit de Spit mais “antigo” que tinha é este Mk.V da Airfix, referência 02046:
A caixa data de 1990, o que dá ao kit um respeitável quarto de século, mas a forma original dele é de 1974, que o coloca bem na época da minha “primeira fase” no modelismo.
Para adicionar mais “vintage experience” à montagem, a minha proposta é fazê-lo “Strict Out-of-the-Box”, ou seja, nada de acessórios ou modificações mais radicais no kit. Fazê-lo como proposto e com o que vem na caixa. E dentro do possível, usando os materiais preconizados pelo fabricante e amplamente disponíveis naquela época, pelo menos pelos kids ingleses. Ou seja, tinta esmalte aplicada a pincel, decais originais do kit, etc. Vamos ver até aonde me controlo...
Eis as latinhas de Humbrol já separadas:
Uma coisa interessante sobre esse kit é que ele é um dos “Vintage” com mais longa vida útil.
Até hoje este kit básico está, com nova caixa e decais, no catálogo da Airfix. São mais de 40 anos em catálogo de forma praticamente ininterrupta, holy milk cow!
E, salvo melhor juízo, ainda é um dos mais corretos kits 1/72 do Spitfire Vb, apesar das linhas em alto relevo, do trem de pouso simplificado, da transparência espessa e do cockpit inexistente. Depois dos problemáticos Tamyia e Hobby Hoss, do trabalhoso Italeri e do deplorável Revell, talvez esse kit só perca hoje para o AZ Model. Que custa mais que o dobro e é um short-run com painéis em baixo relevo e interior completo, mas que no mínimo será tão trabalhoso quanto o seu ancestral para fazer um modelo top.
Em princípio farei a versão da tampa da caixa, o ubiquíssimo RF-D do ás polonês Jan Zumbach, C.O. do Esquadrão 303 da RAF, 1941:
Essa montagem vai correr em paralelo com a da sua nêmesis, o FW 190 da Eduard...