FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Obrigado aos nossos patrocinadores! Eduard, Luckymodel, Hobbyterra, IBG, Hobbyeasy, Modelcollect, AK, Hataka.
meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor meianoite2 » 27 Dez 2015, 23:45

Hoje finalmente consegui limpar minha bancada a ponto de poder receber uma nova "obra".
Depois do review do novíssimo FW-190A8 da Eduard, deixei ele furar a fila e comecei a mexer nele.

Como de costume, comecei com uma montagem "a seco" para ver os encaixes das principais peças, depois de estudar as instruções.
Deixei coisas essenciais de fora nesta primeira passagem, como por exemplo o wing spar que certamente fará muita diferença na estrutura da asa e a "tampa" da caixa de rodas.
Mas o essencial foi apontado e fixado com massinha PrittTack e/ou fita.

O que posso dizer? FANTÁSTICO. Encaixes 100% perfeitos, engenharia esperta, aparentemente terei poucos problemas.
Exceto pelo pitot, que já levou um esbarrão e acabará sendo removido para o seu próprio bem...

Seguem algumas fotos da criança.

Imagem

Imagem

Imagem



Acho que isso vai ser rápido... 8)
Sempre aprendendo...
Eduardo

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Brettas » 03 Jan 2016, 13:36

É um kit bacana pra escala, mas apresenta o mesmo problema de shape na carenagem da 1/48 e o mesmo acontece com as versões A-5 e A-6.

Imagem

Imagem
https://www.facebook.com/HarpiaseAguias ... 3765184438

Manda brasa!

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor meianoite2 » 04 Jan 2016, 15:57

Valeu o comentário, Brettas. Realmente não atentei a essa sutileza.

Interessante é que a Eduard pelo menos é consistente: o que eles fizeram na 48, estão repetindo na 72 - o que indica que pelo menos eles acreditam na sua "forma".

Sei que o 190 era fabricado em vários lugares (FW, Arado, Fieseler, AGO, etc) e pra complicar várias partes eram subcontratadas.
Dúvida, portanto:
Será que essas discrepâncias não poderiam ser atribuídas a exemplares com peças de locais de fabricação diferentes?
Ou talvez a um exemplar (mal?)restaurado a partir do qual eles tenham se baseado?

Vou estudar mais o assunto, e conforme for incluo essa observação que é deveras importante.
Obrigado por chamar a atenção para esse ponto!

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Schultze
Plastimodelista
Mensagens: 478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:10
Localização: Glória-RJ-Brasil

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Schultze » 05 Jan 2016, 15:42

Não consegui visualizar a diferença das carenagens... :-? :-?

Poderiam elucidar ao montador de esteiras peruando na aviação? :-D
Abraços Schultze

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Augusto » 05 Jan 2016, 17:29

A cobertura das metralhadoras, atrás das setas, esta mais volumosa do que no avião real. Onde estão as setas, o capo devia ser ligeiramente inclinado em direção a hélice, no kit esta plana. Acho que é isso.

Alex Lima
Plastimodelista
Mensagens: 457
Registrado em: 13 Mai 2008, 19:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Alex Lima » 06 Jan 2016, 01:14

Caros amigos, a foto postada para comparação entre carenagens, segundo o livro do FW190 Vol II de Krzysztof Janowicz publicado pela Kagero na pg 63 (ISNB 83-89088-37-1), afirma que esta imagem é de um A-9 pertencente ao II./JG 11 estacionado em Kastrup na Dinamarca em 1945, a foto não é de um A8.

Entretanto, no Vol I onde constam as plantas de praticamente todas as versões na escala 1:48, é possível verificar que a carenagem do motor BMW 801 D2 acompanha o alojamento das MG 131 o qual é bastante pronunciado (diferente das versões anteriores equipadas com as MG 17). Isso faz com que a carenagem do motor (que não é um cilindro perfeito) fique muito levemente inclinada em direção à hélice, como afirmou o Augusto.

Os FW modelo A-8 foram fabricados pela Focke Wulf (Cottbus); Focke Wulf (Aslau); Weserflug (Tempelhof); Arado (Tutow); Fiesler (Kassel), Ago-Werke (Oschersleben) e Norddeutsche Dornier (Wismar).

Se alguém se interessar por mais detalhes ou as plantas que se encontram nos dois volumes da obra publicada pela Kagero me manda um pvt.
Editado pela última vez por Alex Lima em 06 Jan 2016, 23:54, em um total de 1 vez.

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Brettas » 06 Jan 2016, 09:57

Augusto escreveu:A cobertura das metralhadoras, atrás das setas, esta mais volumosa do que no avião real. Onde estão as setas, o capo devia ser ligeiramente inclinado em direção a hélice, no kit esta plana. Acho que é isso.
Augusto,
A diferença maior está na carenagem do motor que não é inclinada como você citou.

Meianoite,
Conversando um um amigo que tem cópias das plantas originais, não existia diferenças do shape na fabricação das aeronaves. o que poderia acontecer e isso ocorria no 109 era mudança de painéis para facilitar a manutenção. Isso ocorria na fabricação da carenagem do 109 feito pela fábrica Erla, WNF e Reg. Mtt, mas não alterava o seu formato.
Já iniciou a montagem?
Um abraço.

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor meianoite2 » 06 Jan 2016, 10:14

Brettas, já comecei sim.

Postei algumas fotos em tempo real no grupinho do Whatsapp, mas ainda não deu tempo de postar aqui no forum, pois estou priorizando os reviews dos trocentos sets de resina e PE que acompanham a criança.
Estou primeiro montando um básico, só com o que vem no pacote Profipack, e depois devo montar um turbinadão com as resinas e etc.

O que posso adiantar, sem colocar as imagens ainda, é que trata-se de uma montagem "justa", no sentido de que tudo encaixou muito bem até agora, mas é daqueles kits que se você errar um pouquinho um alinhamento pode gerar um efeito cascata que pode ser catastrófico.

Agora, o detalhamento é incrível para a escala, estou gostando bastante.

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Augusto » 06 Jan 2016, 10:59

Brettas escreveu:
Augusto escreveu:A cobertura das metralhadoras, atrás das setas, esta mais volumosa do que no avião real. Onde estão as setas, o capo devia ser ligeiramente inclinado em direção a hélice, no kit esta plana. Acho que é isso.
Augusto,
A diferença maior está na carenagem do motor que não é inclinada como você citou.

Meianoite,
Conversando um um amigo que tem cópias das plantas originais, não existia diferenças do shape na fabricação das aeronaves. o que poderia acontecer e isso ocorria no 109 era mudança de painéis para facilitar a manutenção. Isso ocorria na fabricação da carenagem do 109 feito pela fábrica Erla, WNF e Reg. Mtt, mas não alterava o seu formato.
Já iniciou a montagem?
Um abraço.
Então não consegui entender qual é a diferença :-?

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Brettas » 06 Jan 2016, 11:32

Augusto,
Você escreveu:
"Onde estão as setas, o capo devia ser ligeiramente inclinado em direção a hélice, no kit esta plana."

É exatamente esse o problema do modelo 1/48 e agora na 1/72! :ok

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor meianoite2 » 06 Jan 2016, 12:59

Por tudo o que eu consegui ler a respeito até agora, eles simplesmente não revisaram esse aspecto no modelo básico pra fazer a versão 1/72. E as críticas a esse problema remontam à época do lançamento do 1/48, tem um monte de anos já.
Pelo jeito a Eduard acredita (e insiste) nessas formas... :ordem:

Também li num desses foruns que eles teriam tirado essas medidas de um daquelas réplicas do 190 fabricados recentemente, que usam o motor Shvetsov, o que justificaria esse shape. Essas réplicas seriam bem mais acessíveis pra medição do que exemplares de museu. Será que isso faz sentido? :-?

Sou apenas um modelista ainda bastante ignorante sobre os 190s, mas como bom curioso estou tentando aprender algo... :lol:
Sempre aprendendo...
Eduardo

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Brettas » 06 Jan 2016, 14:25

meianoite2 escreveu: Também li num desses foruns que eles teriam tirado essas medidas de um daquelas réplicas do 190 fabricados recentemente, que usam o motor Shvetsov, o que justificaria esse shape. Essas réplicas seriam bem mais acessíveis pra medição do que exemplares de museu. Será que isso faz sentido? :-?
Isso aconteceu com aquele Bf 109G-4 "7 vermelho" analisado para servir de medidas para o G-6 da empresa..
Esses Fw Shvetsov que andam voando por aí não servem para medidas, shape e detalhes para construção de modelos em escala do 190 da guerra. É uma pena, pois existem alguns bons aviões em museus e voando que serviriam para um bom trabalho. No caso do A-5 tem o Fw 190A-5 WNr.1227 "White A" que foi encontrado em bom estado e recuperado 99%. Fiz um pequeno artigo aqui: https://www.facebook.com/HarpiaseAguias ... permPage=1
Não quero atrapalhar tópico, mas aproveito para encerrar mostrando que o mesmo problema está também no A-5 e A-6 que possuem as mesmas carenagens.

Fw 190A-5 WNr.1227 "White A" teve uma restauração excelente e serve bem para ver a diferença na carenagem.
Imagem

Eduard 1/48, tenho esse modelo montado aqui com outras cores e marcas, mas a carenagem reta na frente das MGs é visível.
Imagem

Hasegawa 1/48 fez correto.
Imagem

De qualquer forma é um bom modelo! :ok
Editado pela última vez por Brettas em 08 Jan 2016, 04:25, em um total de 1 vez.

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Brettas » 06 Jan 2016, 14:31

meianoite2 escreveu:Brettas, já comecei sim.

Postei algumas fotos em tempo real no grupinho do Whatsapp, mas ainda não deu tempo de postar aqui no forum, pois estou priorizando os reviews dos trocentos sets de resina e PE que acompanham a criança.
Estou primeiro montando um básico, só com o que vem no pacote Profipack, e depois devo montar um turbinadão com as resinas e etc.

O que posso adiantar, sem colocar as imagens ainda, é que trata-se de uma montagem "justa", no sentido de que tudo encaixou muito bem até agora, mas é daqueles kits que se você errar um pouquinho um alinhamento pode gerar um efeito cascata que pode ser catastrófico.

Agora, o detalhamento é incrível para a escala, estou gostando bastante.

:ok
Beleza! Vou acompanhar.
Testou o encaixe das pernas do trem de pouso na asa? Gostaria de saber se é melhor que o 1/48.
Um abraço.

Alex Lima
Plastimodelista
Mensagens: 457
Registrado em: 13 Mai 2008, 19:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor Alex Lima » 06 Jan 2016, 23:52

Bretas vc acha que é possível corrigir o kit Eduard utilizando as peças do Hasegawa ou o trabalho não valeria à pena? Não conheço o Hasegawa mas possuo o kit n. 8173 da Eduard que acho excepcional, exceto pelo problema na carenagem que é bem difícil de resolver só com massa e sprue.

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: FW-190A8 Eduard 1/72 By Meia Noite

Mensagempor meianoite2 » 07 Jan 2016, 00:13

Agora que estou consolidando o review dos acessórios, uma coisa que me ocorre de imediato para disfarçar esse nariz polêmico é montar o kit com os painéis do nariz abertos.
Com as tampas rebatidas, a "retidão" da capota desaparece a ponto de não permitir apontar esse problema.
No caso do kit 1/72, por exemplo, há pelo menos três opções em resina para a "abertura" naquela região.

Uma saída meio de siri-sem-unha, mas eficaz. Afinal, modelismo é uma arte de criar ilusões :D

Em tempo, tenho montados aqui dois modelinhos do 190 A8 na 1/72, um da Academy e outro da Hobby Boss.
Em ambos a capota do nariz de fato é mais "arredondada" que o da Eduard.
O problema, em ambos os casos, é o resto todo dos kits...

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante