Sweden Strv 103C - Trumpeter 1/35 (CONCLUÍDO)
Enviado: 06 Set 2015, 19:31
Bom, vou começar com esse aqui:
O Stridsvagn 103 é um tanque que foi totalmente desenvolvido na Suécia na década de 50 e construído pela Bofors, è também conhecido pela alcunha de S-Tank (Sweden Tank) e foi o principal carro de combate da Suécia entre as décadas de 60 e 90, sendo então substituído pelo STRV 122 (uma versão local do Leopard 2A5 - que também vou fazer para este GB), e além de ser o único 'tanque' pós-Segunda Guerra a não possuir uma torre, também foi o primeiro tanque a ter um motor a turbina e um carregador automático para o canhão (auto-loader).
Protótipo do STRV 103 e seu projetista - Sven Berge:
Esquema interior:
A idéia de não ter torre era que sua 'assinatura visual' fosse a menor possível, dificultando assim sua detecção. Em contrapartida, não conseguia atirar quando em movimento, sendo necessário parar para tal. Em compensação, possuía um revolucionário sistema de suspensão que ocultar em valas ou elevações, e ainda assim manter o canhão exposto - esse sistema viria à ser usado em diversos outros tanques ocidentais e soviéticos.
A baixa assinatura do Strv 103:
O sistema de suspensão em ação:
Ao longo de sua vida teve 3 versões operacionais: a A, a B com novo motor e sensores e a C (foco dessa montagem), com melhorias na suspensão e sensores de mira. Além disso, essa versão possuía uma 'grade' de proteção frontal contra armamento anti-carro (leia-se o temido RPG-7). Chegou-se a construir um protótipo da versão D com mais melhorias, principalmente em sensores e laser de mira, mas não foi a frente e hoje este protótipo está em um museu sueco, junto com exemplares das versões operacionais dele.
Na sua época, ele foi experimentado por técnicos americanos e ingleses, que fizeram avaliações positivas sobre o mesmo, e aproveitaram várias idéias deste inovador tanque (suspensão, motor turbinado, auto-loader, etc.).
Brabo vai ser fazer esta pintura em 4 tons...
O Stridsvagn 103 é um tanque que foi totalmente desenvolvido na Suécia na década de 50 e construído pela Bofors, è também conhecido pela alcunha de S-Tank (Sweden Tank) e foi o principal carro de combate da Suécia entre as décadas de 60 e 90, sendo então substituído pelo STRV 122 (uma versão local do Leopard 2A5 - que também vou fazer para este GB), e além de ser o único 'tanque' pós-Segunda Guerra a não possuir uma torre, também foi o primeiro tanque a ter um motor a turbina e um carregador automático para o canhão (auto-loader).
Protótipo do STRV 103 e seu projetista - Sven Berge:
Esquema interior:
A idéia de não ter torre era que sua 'assinatura visual' fosse a menor possível, dificultando assim sua detecção. Em contrapartida, não conseguia atirar quando em movimento, sendo necessário parar para tal. Em compensação, possuía um revolucionário sistema de suspensão que ocultar em valas ou elevações, e ainda assim manter o canhão exposto - esse sistema viria à ser usado em diversos outros tanques ocidentais e soviéticos.
A baixa assinatura do Strv 103:
O sistema de suspensão em ação:
Ao longo de sua vida teve 3 versões operacionais: a A, a B com novo motor e sensores e a C (foco dessa montagem), com melhorias na suspensão e sensores de mira. Além disso, essa versão possuía uma 'grade' de proteção frontal contra armamento anti-carro (leia-se o temido RPG-7). Chegou-se a construir um protótipo da versão D com mais melhorias, principalmente em sensores e laser de mira, mas não foi a frente e hoje este protótipo está em um museu sueco, junto com exemplares das versões operacionais dele.
Na sua época, ele foi experimentado por técnicos americanos e ingleses, que fizeram avaliações positivas sobre o mesmo, e aproveitaram várias idéias deste inovador tanque (suspensão, motor turbinado, auto-loader, etc.).
Brabo vai ser fazer esta pintura em 4 tons...