Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition - FINALIZADO

Obrigado aos nossos patrocinadores! Eduard, Luckymodel, Hobbyterra, IBG, Hobbyeasy, Modelcollect, AK, Hataka.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Out 2015, 00:37

Depois de algum trabalho e coisas que deram errado esse é o estágio em que se encontra o Yak. Pintei o nariz vermelho dele e fiz as faixas laterais aproveitando para pintar a antena e armação do frames frontail e central do cockpit, pois nessa versão ele é branco. O problema é que eu deveria ter pintado as faixas antes de qualquer coisa e proteger as mesmas com fita Tamiya. A faixa que fica próxima a cauda ficou perfeita, mas a faixa próxima a cabina e devido a sua proximidade com o bordo da asa, dificultou o mascaramento e ficou completamente torta. Tentei a opção de pintar uma faixa branca em decal transparente e também não ficou boa. A opção foi raspar essa faixa para depois pintar, isolar e dar o retoque nas cores do modelo. Vamos ver como vai ficar.

Imagem

Por enquanto é isso, depois que resolver o problema da faixa eu coloco mais algumas imagens.
Cesar Ferreira

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Mobi » 01 Out 2015, 01:12

Tá ficando bacana! Manda bala!!!

Abraço,
Mobi

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Out 2015, 04:31

Obrigado meu caro.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 10 Out 2015, 16:53

Hoje vai, finalmente depois de vários retoques eu consegui finalizar a pintura do modelo e apliquei uma demão de Future para poder aplicar os decais do modelo e depois prosseguir com o trabalho fazendo alguns desgastes e sujeira nos pontos certos. O modelo está com brilho por conta da aplicação da Future. Ainda hoje eu coloco mais algum material com os decais aplicados.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto é isso.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 10 Out 2015, 19:20

Decais aplicados e agora vou esperar secar bem para aplicar mais uma demão de Future e depois de secar bem vou começar o trabalho com wash e sujeiras. Ainda tenho que colocar o cabo da antena bem como os escapamentos, pois esses eu vou pintar separados. Resultado dos decais:

Imagem

Imagem

Imagem

Novas fotos só amanhã.
Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Andre Cardoso » 11 Out 2015, 00:08

Muito bonito. A tinta trabalhou muito bem. :drink:

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Mobi » 11 Out 2015, 00:20

Só não gosto dessa estória do russo não colocar a estrela na parte de cima da asa!

Ficou muito legal essa pintura, bem diferente do padrão da época.

Abraço,
Mobi

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 11 Out 2015, 02:36

Ainda não acabou, mas por hoje chega de trabalho. Amanhã eu coloco a fiação da antena, mostradores de combustível nas asas, farol da asa e aqueles "pinos" vermelhos indicadores do trem de pouso aberto ou não.
Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Augusto » 11 Out 2015, 09:15

Muito bacana, esta pintura é muito legal.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 11 Out 2015, 13:30

Agradeço pela prensença dos meus fãs e informo que em breve estarei na associação para uma tarde autógrafos e ministrando um curso de pintura onde o tema é "Pintando com eu pinto".
:D :D :D :D :D :D :D

PS: André já confrmou presença no curso via PVT e informou que quer ser o primeiro da turma e de quebra vai fazer também o curso "Preenchendo os oríficios com putty".
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition

Mensagempor Cesar Ferreira » 11 Out 2015, 22:55

Finalizado. Essas são as fotos do modelo pronto, amanhã eu coloco fotos de melhor qualidade com detalhes e uma iluminção melhor.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abaixo vou colocar minhas considerações sobre a montagem e o kit.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition - FINALIZADO

Mensagempor Cesar Ferreira » 11 Out 2015, 23:21

Como todos já estão cansados de saber, eu não sou um modelista que tenha aptidões com aviação então sempre irão acontecer algumas derrapadas no decorrer da montagem/pintura/acabamento então vamos falar sobre o que eu achei desse modelo e sua montagem.

Esse Yak apesar de não ser um modelo com molde muito novo montou perfeitamente bem e sem pegadinhas de qualquer espécie. O plástico é fácil de cortar com poucas ou quase nenhuma rebarbas. As instruções da Eduard cumpriram devidamente o seu papel e não houve falhas na indicação de cada etapa de montagem. Os fotogravados que acompanham o modelo também assentaram muito bem.
A grande mancada ficou por conta do jogo de fotogravados da seção dos flaps que não vem com o modelo. Antes de começar a trabalhar o modelo para que os fotogravados dos flaps pudessem ser encaixados, havia um encaixe perfeito entre a fuselagem e a asa sem a necessidade de usar qualquer tipo de massa para preencher frestas, pois não havia esse tipo de falha. Depois que eu montei todo o conjunto dos flaps que são feitos pela própria Eduard e indicados para esse modelo, descobri que eu teria que desbastar bastante o plástico para que houvesse um encaixe razoável nas asas e ainda assim não ficou perfeito. Após cortar e desbastar a seção da asa onde iriam entrar os flaps, o encaixe entre a asa e a fuselagem não foi tão perfeito como antes como pode ser visto nas fotos da montagem.
No meu enteder a aquisição dessa folha de fotogravado é uma péssima ideia, pois é um trabalho danado que causa problemas de encaixe no modelo e não fica muito visível. Uma coisa bem interessante é que o flap em si não encaixa muito bem na parte do fotogravado que fica na asa, qualquer pequeno esbarrão vai soltar e isso já aconteceu algumas vezes.

Na pintura do modelo eu trabalhei com Tamiya Neutral Grey para o interior do cockpit e outras partes internas do avião como o porão de rodas e os frames da transparência. Na pintura do avião eu usei na camuflagem no verde uma cor da War Scenic e o preto da Gunze, na parte inferior um azul também da War Scenic e no nariz fiz uso do Vermelho China vinílico. Inicialmente eu usei Silly Putty para fazer o desenho da camuflagem, mas não consegui fazer o desenho de forma que me agradasse e depois de aplicado o preto como segunda cor e ter removido o Silly Putty, fiz o acabamento do desenho da camuflagem a mão livre. Com excessão do Vermelho China que é vinílico e tem seu solvente próprio, tanto a Gunze quando a War Scenic foram diluídas com Thinner Tempo 2002.
As tintas da War Scenic são do tipo esmalte e consequentemente tintas que demoram bem mais para secar. Sua ancoragem no plástico foi perfeita e não fiz uso de primer, aplicando a tinta diretamente no plástico do modelo. Para quem tem pressa na pintura essa não seria uma boa escolha, mas a qualidade da tinta é ótima.

Para aplicar os decais eu apliquei uma demão de Future e os decais assentaram bem e me parece não ter ocorrido problemas com silvering. Esses decais da Eduard são bem macios e de fácil aplicação, tanto que não houve necessidade de fazer uso de qualquer tipo de amaciante. Outra coisa que chamou minha atenção e que os decais não são "transparentes" e não houve aquele efeito bem desagrádavel de enxergamos a tinta do modelo através do decal.

É basicamente isso, é um bom modelo que monta fácil, mas que eu não aconselho a instalação dos fotogravados dos flaps. Foi mais um aprendizado para mim que estou acostumado a montar somente blindados. Agora é dar continuidade ao projeto do Phantom 1/32.
Abraços
Cesar Ferreira

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition - FINALIZADO

Mensagempor yerrcastro » 12 Out 2015, 15:12

Cesar, gostei das considerações sobre o kit.

Sobre os flaps, a pouco experiência que tive tentando usar PEs para eles não foi boa. Pode ser que funcione bem num kit ou outro, mas no geral não perco mais tempo com isso. Acho que não vale a trabalheira e pode sim causar problemas.
Henrique

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition - FINALIZADO

Mensagempor Cesar Ferreira » 12 Out 2015, 15:23

Concordo plenamente com vc Henrique, esse tipo de acessório além de ser dispendioso em termos de tempo e custo, acaba não trazendo o resultado que gostaríamos. Uma coisa que venho observando já a algum tempo é que a Eduard costuma colocar no link do fotogravado imagens com a aplicação dele, mas em alguns casos como esse dos flaps do Yak, não existe nenhuma imagem de como ficaria o o material no modelo para o qual ele é indicado e isso me leva a pensar do porque da ausência dessas imagens. Pretendo tomar isso como referência, se existe imagem do fotogravado aplicado no modelo então é possível a sua utilização, mas quando não houver eu não vou me arriscar com isso.
Abraços
Cesar Ferreira

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Yak-1B Eduard 1/48 - Limited Edition - FINALIZADO

Mensagempor yerrcastro » 12 Out 2015, 22:59

As vezes eles simplificam o uso das peças naquelas fotos. O farol do S-2E, por exemplo, está bem diferente de como é indicado no manual.

Imagem

Imagem

Na foto de divulgação no site eles deixaram de usar duas peças e não fizeram a parabólica. O arco que não aparece no lugar na foto é um pouco menor do que deveria ser.

Eu montei essa estrutura deixando de lado a peça que faz a parabólica, porque realmente não fica boa. Colocar aqueles PEs um sobre o outro na posição certa com a peça central atravessando eles foi realmente difícil.

Imagem

Imagem

Ou seja, não sei se eles deixam de colocar fotos porque não fica legal o resultado ou se tem outro motivo para isso, mas sei que as vezes, quando a tarefa é bastante complicada, eles esquecem o que diz o manual e colocam um resultado simplificado.
Henrique


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante