Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Obrigado aos nossos patrocinadores! Eduard, Luckymodel, Hobbyterra, IBG, Hobbyeasy, Modelcollect, AK, Hataka.
meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor meianoite2 » 20 Ago 2015, 14:16

O pior é que, em algum lugar, ainda há uma tampa perdida. A original.
Tenho certeza que só vou encontrar a maldita quando o modelo estiver 100% pronto :bang:
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor meianoite2 » 20 Ago 2015, 22:13

Continuando...

Depois de todos os percalços, estamos prontos para a pintura.
Um pinguinho de massa numa falha ou outra de colagem (usei aquele putty a base d'água da Vallejo, muito bom pra essas coisas), um bom passe geral de lixa 1000 e 1500 pra cortar parte do "granulado" da superfíce (veja o review) e uma escovada com um pincel de cerdas duras pra remover poeira e resíduos, especialmente das linhas de painel. Mascarei o que era necessário (cockpit e radiadores), limpei outras peças como portas do trem de pouso, vents dos radiadores, hélice e cubo e estamos prontos pra começar a pintar. Antes, um passe com álcool isopropílico pra remover gorduras de dedo usando uma daquelas flanelas que não soltam pelinhos.

Imagem
Imagem
Imagem
limpo e pronto pra pintar

Usei o primer acrílico-PU da Vallejo, excelente sob todos os aspectos. Apliquei com uma pequena diluição com Veja (20%), estava calor no dia e funcionou perfeitamente com 15 psi.

Imagem
primerizado. O objeto que parece uma camisinha usada é na verdade uma "dedeira", que uso pra não ficar deixando marcas de dedo quando estou pintando, é mais prático e barato que luva cirúrgica

Continuando a pintura, apliquei o amarelo das faixas de ID das asas e das pontas das hélices. Model Air 71.002, pra quem quiser saber o "FS" :-D

Imagem
amarelando... não precisa isolar com muita precisão, pois essa cor fica "por baixo"

Apliquei o Medium Sea Grey nas superfícies inferiores, depois de isolar as faixas amarelas das asas com fita Tamyia recortada na medida. Usei um mix próprio baseado na Model Air 71.051, misturado com um pouquinho de verde, branco, vermelho pra dar aquele tom peculiar. A referência foi a Humbrol 165 (tenho ela em esmalte e acrílica, mas não consegui me adaptar com a acrílica no aerógrafo). Como gosto das Model Air, misturei à moda do Mobi e agora tenho um tubinho com MSG pra brincar à vontade. Em tempo, fiz o mesmo pra Ocean Grey, a referência foi a Humbrol 106 e a base a Model Air 71.049, clareada e azulada um pouco mais. O Dark Green foi direto a Model Air (71.019). É perfeito? Nunca será. Mas está perto do geralmente aceito e a tinta é a delícia pra trabalhar.
O fundo do modelo foi isolado com fita Tamyia (nas partes mais delicadas) e fita crepe 3M azul pra cobrir as áreas de menor precisão. Fita Tamyia anda muito cara. Mandei o Ocean Grey.

Deixei curar um dia inteiro e parti pra fazer o Dark Green. Para mascarar experimentei um "novo" material pra mim, a borracha limpa tipos.
Me baseei numa experiência do nosso colega Henrique "Yerrcastro" e foi excelente. Comprei uma borracha dessas na Casa Cruz aqui no centro, por uns R$ 5,50. Tinha três marcas, comprei a mais consistente (e barata) e acho que me dei bem. Uma outra, importada, custava o triplo e achei muito macia e gordurosa. A outra, da Faber-Castell, estava ressecada (devia ser de um lote velho).

Imagem
a limpa tipos

Trata-se de uma espécie de massa à base de borracha sintética que é bastante popular entre desenhistas para remover seletivamente o grafite, "absorvendo-o". A massa é firme mas maleável, difícil de rasgar sob o próprio peso e aceita ser conformada como desejado, e mantém a forma que lhe é dada. Ideal para fazer aqueles "macarrõezinhos" que a gente usa pra demarcar camuflagens sinuosas como as inglesas. A massa permite fazer tripas cilíndricas de uns 2-3mm de diâmetro e 50cm de comprimento, ou mais. E adere relativamente bem à superfície pintada, bastando dar uma leve pressionada com os dedos. Isolei as áreas assim e preenchi os espaços com máscara líquida (usei a Vallejo, mas pode-se usar Maskol ou qualquer similar, a Acrilex tem um ótimo). Só se deve ter cuidado com reentrâncias (como por exemplo as frestas dos lemes e ailerons), que eu isolei previamente com fita porque essa máscara líquida se imiscui lá no fundo das reentrâncias e é um inferno retirá-la depois).

O resultado ficou muito bom, acima das minhas melhores expectativas.
Comparando, acho a Silly Putty muito "mole" e difícil de controlar, mesmo gelada como me sugeriu o Augusto. Ademais, voltando à temperatura ambiente ela volta a ser viscosa e dotada de vontade própria...
Comparando com a Pritt Tack (ou a Blu-tack, que é basicamente a mesma coisa), estas são muito "adesivas" e de mais difícil remoção. Além disso, se um pedaço do macarrão encostar em outro pedaço, eles se aderem de tal forma que é necessário reenrolar tudo de novo. São um pouco mais "moles" também, e pedaços longos não são muito fáceis de manusear.
Enfim, a limpa tipos (ou kneaded eraser ou putty rubber, em inglês) ganhou um freguês. :ok
Mais uma vantagem: é plenamente reciclável, reaproveitável e econômica. Usei menos de 1/4 de um tablete pra fazer todos os macarrões necessários para mascarar um Spitfire 1/48. Acho difícil imaginar um kit que precise de mais do que um tablete desses...

Imagem
aplicando a massinha (veja o tamanho do macarrão enrolado, limitado pelo espaço da mesa)

Imagem
máscara líquida aplicada e secando

Imagem
Imagem
pintado!! :yeye:

De ontem pra hoje, uma cobertura generosa de Future pra abrir aquele brilho bacana e estamos prontos pros decais.

Imagem
envernizado, agora decais e estamos chegando na reta final...


Mais tarde a gente continua!

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor yerrcastro » 20 Ago 2015, 22:38

Muito bacana! :ok
Henrique

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor meianoite2 » 21 Ago 2015, 22:09

Voltando, rapidamente!

Daqui a pouco vou começar a aplicar os decais, mas antes eu queria dizer uma coisa chata sobre este kit, ou pelo menos sobre o exemplar que recebemos.

Quem leu o review deve lembrar que eu havia reparado que o canopi "bolha" tinha algum problema, como rachaduras internas (cracking) provavelmente provocadas por algum estresse na desmoldagem, na fase de embalagem ou no caminho entre a fábrica e eu. Cheguei até a fotografar a peça, imaginando que seria difícil consertar tal tipo de defeito.

Imagem
Imagem
A peça como veio

Peça limpa separada da árvore e limpa, dei um polimento nela e um banho de future pra ver se melhorava mas de fato o tratamento piorou ainda mais a peça, evidenciando ainda mais as rachaduras internas. Dá a impressão que ela levou uma "pancada" em cima... :ordem:

Imagem
Imagem
A peça "pronta" = inútil. Nem me dei ao trabalho de dar um acabamento nas bordas do mascaramento... :(

Solução?
Por ora, vai essa mesmo, "apontada" com cola branca. Depois vou tratar de arranjar uma peça substituta, um canopi assim desclassifica qualquer modelo. Uma alternativa, caso não consiga um "original" da Eduard em bom estado pode ser usar uma em vacuform do Rob Taurus que comprei há uns tempos para um kit da ICM que ainda não saiu da prateleira.

Imagem
Imagem
O canopi do Rob Taurus, bastante interessante...

Bom, agora vamos aos decais.
Depois eu vou mostrando como ficou...

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Marcelo Tarkus
Plastimodelista
Mensagens: 3323
Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor Marcelo Tarkus » 21 Ago 2015, 23:33

Acho um saco cortar estes canopys em Vacumform!
Tarkus

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor Andre Cardoso » 22 Ago 2015, 22:03

Eu tb. O daquele meu spit Rosa é assim, é não ficou bom o corte. :x

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor yerrcastro » 23 Ago 2015, 16:34

Vou montar um kit para o ano que vem que usa canopy em vacumform. Aiai, todo mundo fala que é complicado. :88:
Henrique

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor Rodrigo Luiz » 25 Ago 2015, 11:35

não tem como fazer um outro de vacuform na sede usando o original como molde?

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor meianoite2 » 25 Ago 2015, 12:47

Rodrigo Luiz escreveu:não tem como fazer um outro de vacuform na sede usando o original como molde?
Sim, é uma boa ideia, pretendo fazer isso (um dia desses).
Neste próximo fim de semana estou fora do ar, mas podemos combinar uma força-tarefa pra tentar fazer isso.
Seria uma oportunidade pra gente aprender a fazer um canopi usando aquela máquina.
O que posso fazer é tentar preparar um plug até lá.

Algum expert em vac se habilita a ajudar a gente?

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor Augusto » 25 Ago 2015, 14:53

Tem os overtree na sede, podemos pegar o canopy de um destes e eu peço uma reposição para a Eduard.

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor Andre Cardoso » 25 Ago 2015, 17:30

Meia Noite. Quando terminar não esqueça de colocar fotos na galeria de spits no nosso SIG com o link da montagem.

http://www.aprj.com.br/forum/viewtopic.php?f=53&t=5161


:ok

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor meianoite2 » 25 Ago 2015, 17:38

Augusto escreveu:Tem os overtree na sede, podemos pegar o canopy de um destes e eu peço uma reposição para a Eduard.
Poxa, obrigado!
:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor meianoite2 » 25 Ago 2015, 17:41

Andre Cardoso escreveu:Meia Noite. Quando terminar não esqueça de colocar fotos na galeria de spits no nosso SIG com o link da montagem.

http://www.aprj.com.br/forum/viewtopic.php?f=53&t=5161


:ok

Com certeza!
Se possível, vou tentar dar uma formatada nisso e transformar num artigo - temos poucos artigos com montagens mais elaboradas no site.

:ok
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor Andre Cardoso » 25 Ago 2015, 17:55

:ok :ok

Avatar do usuário
alzir
Plastimodelista
Mensagens: 57
Registrado em: 12 Jan 2015, 12:11
Localização: Recreio dos Bandeirantes

Re: Spitfire XVIe Eduard 1/48 "Bubbletop"!

Mensagempor alzir » 28 Ago 2015, 14:36

Tá ficando bom!!! :D Fantastico!! :lol:
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante