F-4J Tamiya 1/32 - ENCERRADO

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

F-4J Tamiya 1/32 - ENCERRADO

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Abr 2015, 10:50

Bem, esse modelo está completamente fora da minha escala de trabalho, mas fica mais fácil para enxergar e evitar as habituais derrapadas que eu dou nos raros modelos de aviões que eu montei. Adiquiri esse modelo com o nosso estimado Frgelli e peguei alguns acessórios da Eduard através da associação com o compromisso de iniciar a montagem. Ela não poderá ser finalizada porque outros itens da Eduard serão necessários para a conclusão da montagem.
Tenha em mãos no momento os painéis de instrumentos da Eduard e a seção das tubeiras e pretendo colocar as fotos do início do trabalho ainda essa semana e no decorrer da outra.
Esse é o modelo em sua "pequena" caixa e seus acessórios:
Imagem

A versão escolhida foi uma das opções dadas pela própria Tamiya e que é conhecida como Showtime, mas uma coisa chamou minha atenção durante as pesquisas que fiz sobre esse Phantom. Reparem que na primeira foto na raiz da deriva junto a fuselagem e dentro daquele "triângulo" preto existe uma silhueta de um Mig-21 que o Showtime teria abatido durante a Guerra do Vietnam. Já na segunda foto esse detalhe não aparece e só tornei a encontrar essa mesma marcação em outro avião do mesmo esquadrão, mas com matrícula diferente e em uma folha de decal da Yellowhammer então minha pergunta é, ele usou ou não essa marcação durante o conflito ou se a marcação da silhueta do Mig naquele ponto foi depois do conflito?

Com o detalhe do Mig 21 na deriva:
Imagem

Sem o detalhe do Mig 21 na deriva:
Imagem

Agora é começar a trabalhar para tentar um milagre e levar esse modelo ao evento.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 21 Abr 2016, 14:16, em um total de 2 vezes.
Cesar Ferreira

yerrcastro
Plastimodelista

Re: F-4J Tamiya 1/32

Mensagempor yerrcastro » 14 Abr 2015, 11:58

Essa montagem promete. 8) Acho um lindo avião e nessa escala certamente vai contar com excelentes detalhes.

Estou na torcida para que consiga ficar pronto até o evento.
Henrique

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Abr 2015, 17:39

Como consegui um folga hoje na parte da tarde eu acabei limpando as peças de resina referentes a tubeira. É um trabalho danado e uma poeirada sem igual, mas como não está quente hoje eu fiz isso do lado de fora da casa, caso contrário minha esposa comeria o meu figado sem nenhum remorso.
Peças completamente limpas:
Imagem

Uma das peças que deu mais trabalho e tempo para limpar, na esquerda sem remoção do excesso e na direita a outra já devidamente limpa:
Imagem

Aqui como a peça deve ficar para um perfeito alinhamento com outra peça que vai ficar no fundo da entrada de ar do Phantom.
Imagem

Meu grande dilema, a pintura do interior do modelo, pois a tinta que eu tenho não está 100% com a cor do photoetched da Eduard, na foto não foi possível trazer a diferença real, mas no photoetched o cinza tende mais para o azul. Eu vou fazer um teste e pintar o cockpit inteiro com a cor que eu tenho da Gunze e fazer um "encaixe" desses photoetcheds para ver como fica.
Imagem

Henrique, acho muito difícil que eu consiga terminar esse modelo antes do evento, pois ainda vou pedir outras coisas da Eduard para esse modelo e se atrasarem como foi agora vai enrolar bastante, mas o problema maior é que vou sempre ficar na dependência das peças da Eduard para seguir para uma outra estapa.
Por enquanto é isso.
Abraços
Cesar Ferreira

alzir
Plastimodelista

Mensagempor alzir » 14 Abr 2015, 23:20

Uma pergunta, quanto tempo leva para chegar um produto da Eduard aqui no Brasil?? :-?
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Abr 2015, 23:22

Eu acabei mexendo em mais alguma coisa para fechar a noite. Como esse conjunto das tubeiras da Eduard substitui as do modelo, eu montei o conjunto onde possível aplicar a pintura sem atrapalhar o seguimento de montagem do próprio modelo. As peças de resina encaixaram muito bem uma na outra e nas próprias partes do kit.
Tubeiras parcialmente montadas:
Imagem

Seção onde ficam os bocais da tubeira com o photoetched que acompanha o set das tubeiras.
Imagem

Mesma seção com o o gancho de ancoragem colocado no lugar. Esse gancho também vem no set das tubeiras.
Imagem

Aqui a seção da entrada de ar onde prendi apenas com fita crepe para ver como ficaria o encaixe da ventoinha de admissão de ar da turbina.
Imagem

Ainda não me acostumei com a máquina que estou usando e prometo melhorar a qualidade das fotos ao longo da montagem. Agora encerro e vamos deixar para os próximos dias.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 14 Abr 2015, 23:23

Alzir, isso depende de uma série de fatores, mas costuma levar uma média de um mês. O pessoal aqui fez um pedido conjunto a poucos dias e o pedido já foi despachado e acho que deve estar chegando em breve.
Cesar Ferreira

alzir
Plastimodelista

Mensagempor alzir » 14 Abr 2015, 23:58

Muito legal este kit!! acabei de montar um Phantom F-4B/J 1/48 "sundowner".
Pedidos do ebay estão levando até 3 meses. :bang:
Antigamente os homens eram de ferro e os navios de madeira, depois os homens eram de madeira e os navios de ferro, hoje os navios são de plástico e os homens também!!

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 15 Abr 2015, 19:56

Se essa versão pudesse ser convertida para para o B e existisse decal do Sundowners na 1/32 vc pode ter certeza de que eu teria feito essa, pois considero o Phantom mais bonito de todos.
Cesar Ferreira

alzir
Plastimodelista

Mensagempor alzir » 15 Abr 2015, 23:30

Acho que tenho digitalizado os decalques do sundowner!! Voce poe na escala que desejar!! :D

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 19 Abr 2015, 17:10

Mais um pouco de trabalho e a descoberta de alguns inconvenientes. Fiz a pintura das ventoinhas da turbina, pintei a parte inferior das entradas de ar das turbinas e descobri que foi um trabalho jogado fora. Pelo desenho das entradas de ar não é possível a visualização das ventoinhas da turbina e a forma de montagem inviabiliza o emassamento e lixagem das partes onde existem emendas por conta da colagem das peças e o pior é como fica todo o sistema depois de montado, mas as fotos dizem tudo.
As ventoinhas pintadas em gun metal, pois é realmente assim que elas que ficam.
Imagem

As entradas de ar pintadas em branco com tinta vinilica.
Imagem

Tuneis das entadas de ar já fixados.
Imagem

Pelo tipo de montagem desses tunéis, a aplicação de putty para posterior lixagem não é nada fácil.
Imagem

Imagem

E como fica por dentro, o resultado é horrível e com as entradas de ar no lugar fica pior ainda, mas as fotos com esse detalhe vem no próximo post.
Imagem

A solução que eu vou dar para resolver esse problema é colocar aquelas tampas para impedir a entrada de detritos nas turbinas e que são colocadas quando a aeronave se encontra em repouso. Por enquanto é isso, como teremos uma semana morta eu vou dando andamento nos trabalhos.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 19 Abr 2015, 20:58

Continuando...................entradas de ar colocadas no lugar e junto o problema para o qual a solução foi colocar a tampa para entradas de ar.
Imagem

Imagem

Aqui o abacaxi que apareceu, como havia dito antes, vou colocar uma tampa conforme expliquei acima, para poder resolver essa porcaria, mas acho um absurdo um modelo desse tamanho e dessa marca, vir com uma falha como essas, mas...................
Imagem

Imagem

Agora vou começar a trabalhar no painel de instrumentos e prosseguir com a labuta.
Abraços
Cesar Ferreira

luiz carlos-f100
Plastimodelista

Mensagempor luiz carlos-f100 » 20 Abr 2015, 23:41

Que brava hein Cesar .... as tampas a qual vc refere ao as FODs....
:ok
F 100

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Abr 2015, 13:44

Salve meu caro mineirinho, esse problema já está resolvido com a inestimável ajuda de Mr Fragelli, ele cedeu um jogo de FOD's para Phantom que eu já lixei e testei e o encaixe foi perfeito.
Imagem

Depois de arrumar essa questão das entradas de ar eu comecei limpando os painéis para aplicação do photoetcheds coloridos e alguns que ficam dentro da banheira do cockpit.
Imagem

Imagem

Agora a parte mais legal dessa história toda, esse Phantom que é um J vai virar um D e a versão que irei fazer agora é essa aqui:
Imagem

Depois de algumas pesquisas eu percebi que as principais mudanças seriam nos bocais da turbina, painéis traseiros do cockpit e tampa frontal do trem de pouso dianteiro. É claro que existem outras, mas que não ficam tão visiveis quanto essas.
Turbina: A turbina do D e J são as mesmas, uma J79-GE-17A, mas que diferem no comprimento das pétalas dos bocais onde no J é mais comprida do que no D e observando o bocal da turbina eu vi esse pronlongamento por dentro e a solução foi cortar a turbina como está na foto abaixo.
No bocal da esqueda o longo e na direita a curta já cortada, vai ser necessário lixar as bordas para poder afinar as pétalas.
Imagem

Infelizmente eu já havia colado duas peças que são exclusivas do J. Uma delas é a tampa para reabastecimento em vôo que no D fica no dorso e no kit para o J vem uma tampa para colocar no lugar. Vou ter que tirar essa peça e colocar a correta que aparece na foto em cima do modelo do lado esquerdo.
Imagem

A outra que eu já havia colado também e já removi foi a sonda de reabastecimento que não existe no D. Ficou um buraco feio, mas eu tenho a peça que cobre e o restante vai ficar por conta do putty e lixa.
Imagem

Instalei um painél de instrumentos que existe apenas nas versões C e D.
Imagem

Desde o início eu queria fazer o D pela versão iraniana de uma folha de decal que Mr Fragelli gentilmente cedeu. Só que havia o problema das peças e por conta disso eu acabei deixando a ideia de lado. Foi depois de iniciar a montagem é que percebi que haviam peças demais nos sprues e busquei a instrução de montagem do C/D na web. Olhando as etapas de montagem do C/D eu descobri que tinha 98% das peças para converter o meu J em um D. Espero conseguir um bom resultado no final.
Abraços
Cesar Ferreira

Rodrigo Luiz
Plastimodelista

Mensagempor Rodrigo Luiz » 21 Abr 2015, 16:58

:ok show de bola Cesar, acompanhando!

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Abr 2015, 17:54

O pior nisso tudo tem sido cortar as peças de resina, é uma poeirada fdp e tenho que fazer isso longe da patroa senão ela baixa o cacete, :D :D :D
Cesar Ferreira