Estava procurando informações sobre o nieuporte do Musal ( tópico -Ajuda com o Nieuport 21 usado pelo Brasil), pois queria montar o modelo desse avião que participou da revolução de Paulista de 1924 (não confundir com a de 1932). O que descobri é que o avião Usado nessa revolução não foi o Nieuport 21 como afirmado nos artigos que li.
Na minha pesquisa cheguei a conclusão que na verdade o avião que foi usado é na verdade o Nieuport 82 E2 - versão de treinamento derivada do Nieuport 12.
Não achei nem uma foto do 21 acho até que o único que a FAB recebeu é o avião do musal que foi confundido com o modelo 82 E2.
O avião do museu.
Um pouco da história para entender as minhas conclusões:
No decorrer da I Guerra Mundial, o governo brasileiro negociou com o governo francês o envio de uma missão militar para atuar na instrução do Exército Brasileiro em vários níveis, inclusive na formação de pilotos militares. Assim, em meados de 1918, antes do final da guerra, chegou ao Brasil uma pequena missão militar francesa e, em 29 de janeiro de 1919, foi criada a Escola de Aviação Militar, que começou a funcionar no Campo dos Afonsos em 10 de julho do mesmo ano.
Nesse caso os aviões que vieram com os franceses foram aviões de treinamentos biplace, o Nieuport 21 era monoplace. Como falei nas fotos você só identifica aviões de treinamento biplace.
Agora segue fotos do avião usado nesse período (1919-1924) aqui no Brasil.
Aviões no parque de manutenção dos Afonsos.
Pilotos brasileiros.
Instrutor francês.
Análise das fotos:
Diferença entre os modelos.
Fotos no Brasil.
Fotos dos aviadores embarcando para combater a revolta de 24.
Representação do avião.
Infelizmente não é o nieuport 21, isso já complica para fazer o modelo. Agora é esperar um kit 1:32 do Nieuport 12 ou fazer em scratch (uma coisa que já não tenho mais paciência para fazer).
Abs.
Nieuport brasileiro - o 21 que virou 82
-
- Plastimodelista
-
- Plastimodelista
Re: Nieuport brasileiro - o 21 que virou 82
Parabéns pela pesquisa Luciano!
-
- Plastimodelista
- Contato:
Re: Nieuport brasileiro - o 21 que virou 82