GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35 - FINALIZADO

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2014
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35 - FINALIZADO

Mensagempor Cesar Ferreira » 02 Fev 2014, 20:46

Senhores, devido ao calor escaldante que tem estado nos últimos dias eu vou deixar parados os dois projetos iniciais, pois ambos entram na fase de pintura e como a temperatura não tem permitido, vou iniciar um novo projeto.
Esse trabalho vai ser feito com o Leclerc Series 2 da Tamiya. Nâo preciso dizer muito, pois o kit fala por si. É muito bem injetado, vem com rodas de metal para acrescentar peso ao modelo(não tenho certeza sobre isso). Apesar da qualidade dos modelos da Tamiya, eu acabei adcionando alguns itens que achei de suma importância. Vou usar uma folha de pe's da Eduard, canhão de metal com resina da Voyager e uma pequena folha de lentes da SKP Models.
O Leclerc:
Imagem

Os acessórios:
Imagem

Infelizmente não existem muitas opções de pintura desse carro. A Tamiya apresenta as duas únicas opões, uma em três tons e que não é o padrão da antiga OTAN e outra usada em desertos e que alguns dizem ser a pintura dos carros do Emirado de Omã. Eu acabei optando pela primeira somente por conta do tom de verde que é diferente de qualquer outro carro que use essa padronagem de pintura e que estejam baseados na Europa. Vou fazer alguma pesquisa sobre o tom de verde a ser usado bem como marrom que também é diferente. O preto parece muito com o Antracite ou Preto Pneu como alguns costumam chamar. Essa é a foto da pintura:
Imagem

Agora é por a mão nas ferramentas e começar o trabalho de montagem enquanto o Sol não permite a pintura dos anteriores.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 07 Jun 2014, 12:28, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Augusto » 02 Fev 2014, 21:57

Coincidência ou não, acabei de receber o Leclerc 1/72 que comprei no Ebay, também vou colocar aqui em breve.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 02 Fev 2014, 23:28

Quer trocar de montagem, :D :D :D :D
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 03 Fev 2014, 22:13

Aproveitando o final da noite e ao som de Yes eu iniciei o trabalho de montagem do casco e torre. Não vou seguir a instrução por que tenho photoetcheds a serem aplicados e que não coincidem com sequencia de montagem da Tamiya.
Casco parcialmente montado:
Imagem

Imagem

Suspensão parcialmente montada:
Imagem

Imagem

Torre parcialmente montada:
Imagem

Imagem

Amanhã eu pretendo fazer a instalação do canhão de alumínio e das partes de photoetched correspondentes.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Fev 2014, 06:48

Hoje não trabalhei muito por pura falta de vontade. Coloquei as grelhas, a parte final do sistema de suspensão do carro e montei o canhão de alumínio.

As grelhas: Aqui uma falha da Eduard, pois ela deixou de incluir uma das grelhas conforme pode ser visto na foto, reparem na imagem
Imagem

Braços da suspensão colocados, está foi a última etapa dessa parte, pois todas as rodas serão pintadas em separado.
Imagem

Canhão montado, mas com algumas pegadinhas.
Imagem

Reparem nessa foto as peças soltas abaixo, esse é o conjunto original da Voyager, mas além de achar que a peça da Tamiya estava mais bem feita, houve um outro fator que fez com que eu optasse por usar o da Tamiya. A peça que faz a boca do canhão da Voyager, tem a haste, aquele prolongamento logo atrás dele, mais comprido e mais grosso e por isso ele não entra no corpo do canhão de alumínio além daquele anel estar levemente deformado.
Imagem

Por enquanto é isso, vamos ver se hoje a noite eu consigo mais alguma coisa.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 13 Fev 2014, 11:09

Depois de alguns dias parado ontem eu consegui adiantar mais alguma coisa, não foi muito como resultado final, mas muito trabalhoso ficar cortando, limando e aplicando photoetcheds.

Photoetcheds do extintor e de uma outra garrafa que eu ainda não identifiquei e coloquei também a fiação dos faróis e sirene
Imagem

Imagem

Aqui foi onde eu encontrei o meu grande dilema, os tanques de combustível, usar ou não. A princípio eu iniciei a colagem de pequenas peças de pe que simulam uma borracha para evitar o deslocamento do tanque de combustível e só então me dei conta de que essas peças iriam ficar ocultas e parei. Mas resolvi dar uma busca na internet e me deparei com uma situação muito interessante. Eu não achei fotos do Leclerc em uso e com os tanques de combustível, então colei as peças e descartei os tanques.

Imagem

Leclerc em exercícios e sem o tanque de combustível
Imagem

Imagem

Uso real na Força de Paz que esteve no Líbano
Imagem

Existem uma penca de outras fotos dele, mas todas sem o tanque de combustível e decidi que assim vai ficar. Vamos ver se hoje a noite o serviço anda um pouco mais.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 13 Fev 2014, 11:19

Um outro ponto que está incomodando é a texturização do carro nos pontos onde há o antiderrapante. Ele é muito grosseiro no carro original e não estou encontrando uma fórmula próxima para reproduzir isso.

Como é representado no modelo:
Imagem

Como é o original:
Imagem

Se alguém possuir uma idéia me passe por favor.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 15 Fev 2014, 15:24

Depois de alguns dias de trabalho muito pouco produtivo, pois colocar photoetched requer muita paciência e saco. Coloquei o que meus olhos e paciência permitiram colocar e não foi nem 1/3 da folha, mas já deu alguma diferença. Um outro item que vou descartar são os espelhos retrovisores, não achei uma única foto do Leclerc com esse item a vista, ele simplesmente é removido e para economizar trabalho desnecessário eu vou descartar essas partes.

Torre montada com canhão e alguns pe's na metralhadora:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui uma ideia geral do casco com a torre já no lugar:
Imagem

Amanhã se e o tempo permitir eu devo me aventurar no início das pinturas e vou direto para o Char 2C, pois é o maior e deve levar um pouco mais de tempo. Agora é pintar, desgastar e partir para o próximo. Fotos agora só quando eu chegar na pintura dele.
Abraços
Cesar Ferreira

andre assef
Plastimodelista
Mensagens: 116
Registrado em: 21 Jul 2010, 23:00

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor andre assef » 04 Mar 2014, 21:59

Belo modelo César! Eu montei um, mas como perdi os decais, acho que vou fazer dos Emirados árabes! Onde vc achou estas lentes da SKP?
Abraço!

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Mar 2014, 22:10

Assef, essas lentes eu comprei na Hobby Easy, mas a SKP tem site e vende por lá mesmo, só que pagamento via Pay Pal. Vou fazer a camo francesa, pois a dos Emirados eu não gostei muito. Eu fui dar uma olhada na folha de decal do Leclerc e ele possui três opções de marcação para camo francesa e posso te ceder uma. O único problema e que um decal é comum as três opções, trata-se de uma tarja preta com uma pequena inicial do lado esquerdo, em cima dessa tarja preta vc coloca o numeral que desejar. Se vc conseguir resolver essa questão dessa tarja eu te dou uma das outras versões, me passa teu endereço que envio para vc.
Abraços
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Mano
Plastimodelista
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Abr 2014, 16:36

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Mano » 13 Abr 2014, 21:46

Salve César...

Tu nem avisa que está montando "esse trem", tenho muita informação coletada, vou fazer um da UNIFIL, basicamente está tudo aqui, só falta coragem...

Com relação ao antiderrapante, a melhor solução que eu encontrei foi de aplicar Mr. Surface 500 sem diluição, dá uma olhada nas fotos que fiz no Bradley...

Imagem

Agora acho que se pegar um pincel duro e for aplicando o Mr. Surface 500 batendo deve ficar mais próximo do que deseja, o que mais amola é fazer a máscara...

Não sei se já viu isso, mas vale dar uma olhada...

http://olivier.carneau.free.fr/revues/r ... 20V1_2.pdf

Abraço.

Mano

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 13 Abr 2014, 21:57

Salve Mano, o Augusto levou na última reunião uma pasta da Mig chamada Antiskid e vou postar o resultado nas próximas semanas. Essa pasta consiste justamente em simular o anti derrapante e para o Leclerc que possui um bem grosseiro, a pasta ficou no ponto do ideal. Vou esperar o feriadão para "andar" com o Leclerc e ponho as fotos aqui.
Abração
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Mano
Plastimodelista
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Abr 2014, 16:36

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Mano » 13 Abr 2014, 22:08

Cesar Ferreira escreveu:Salve Mano, o Augusto levou na última reunião uma pasta da Mig chamada Antiskid e vou postar o resultado nas próximas semanas. Essa pasta consiste justamente em simular o anti derrapante e para o Leclerc que possui um bem grosseiro, a pasta ficou no ponto do ideal. Vou esperar o feriadão para "andar" com o Leclerc e ponho as fotos aqui.
Abração
O pessoal na Bélgica com quem converso tem usado pó de magnésio ou pó de alumínio, ainda não corri atrás disso aqui no Brasil.

Zóia aqui...

http://www.proartmodels.be/productgalle ... owder.html

Depois coloca as fotos do produto da MIG para eu ver...

Abraço.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 13 Abr 2014, 22:28

Vc vem ao evento, assim poderia ver ao vivo o que eu fiz, pois fotos nem sempre traduzem o real.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Leclerc Series 2 - Tamiya 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 10 Mai 2014, 12:51

Bem, depois de algumas semanas parado hoje eu resolvi postar fotos do que foi feito no kit. Não foi muita coisa, mas coloquei o Antiderrapante da Mig e agora é só lixar o putty que se encontra próximo aos suportes dos tanques de combustível e iniciar a pintura, o que deve acontecer hoje se for possível.

Imagem

Imagem

Abraços
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante