Mirage IIICJ - Eduard 1/48 - Finalizado!

Obrigado aos nossos patrocinadores! Eduard, Luckymodel, Hobbyterra, IBG, Hobbyeasy, Modelcollect, AK, Hataka.
yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Mirage IIICJ - Eduard 1/48 - Finalizado!

Mensagempor yerrcastro » 29 Jan 2014, 21:29

Iniciei a montagem desse kit no final de semana. Ele é do tipo Weekend Edition e portanto conta apenas com a pintura apresentada na arte da caixa. Trata-se de um Mirage com pintura de Israel, que na minha opinião é muito atrativa. Estou terminando um review sobre ele e assim que estiver no ar, coloco o link aqui.

Imagem

Pretendo fazer uma montagem respeitando as possibilidades da caixa, os únicos acessórios adotados são uma máscara para pintura do canopy e um PE de detalhamento que concentra suas melhorias no interior.

O kit apresenta alguns desafios de montagem, mas oferece também uma experiência interessante. Confesso que o dryfit é um pouco desanimador, mas com paciência as peças vão se encaixando e alguns problemas se resolvem com o ajuste correto.

Comecei cortando a alça de ejeção, que será feita de PE:

Imagem

Imagem

Separei todas as peças que compõem o interior para a aplicação do primer:

Imagem

Imagem

Motor pintado:

Imagem

Imagem

Infelizmente, a marca de junção do duto de escapamento ficou mais evidente do que eu esperava e foi preciso corrigir isso. O bocal leva um PE um pouco trabalhoso de ser fixado. Fora isso, monta sem problemas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida o trabalho foi no cockpit:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:ordem: :ok
Editado pela última vez por yerrcastro em 11 Dez 2014, 03:48, em um total de 2 vezes.
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 29 Jan 2014, 22:15

Continuando com o interior:

Esse PE precisa ser cortado para se encaixar com precisão. Isso não é indicado nas instruções.

Imagem

Imagem

Imagem

O compartimento do trem de aterragem dianteiro forma um conjunto com o cockpit. Foi preciso usar um pouco de putty.

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida, o articulador da capota no lugar. Foi preciso ignorar o guia de encaixe e abrir um pouco atrás para se chegar a um bom alinhamento:

Imagem

Cockpit montado. O painel principal de instrumentos possui um guia de encaixe muito pouco útil e é complicado acertar a posição. Eu tive que colar primeiro a cobertura do painel e o cockpit na fuselagem, para só depois fixar o painel e manche. Foi a única forma de chegar a um resultado mais preciso. Seguir o manual de montagem nesse ponto pode significar problemas.

Imagem

Imagem

Fuselagem fechada e colei também parte do conjunto da tomada de ar:

Imagem

Imagem

Imagem

:ordem: :ok
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 29 Jan 2014, 22:56

Agora o trabalho nas asas.

Colei os compartimentos dos trens de pouso das asas. Deixei para pintar depois, pois identifiquei a necessidade de algumas correções após de juntar a asa com a fuselagem.

Imagem

Imagem

Fiz as luzes que vão sobre as asas. Usei uma tinta da Vallejo da linha Game Color e um papel metálico colado no fundo. Também fiz os furos para os suportes de tanques de combustível externo e armamentos, além de abrir algumas tomadas de ar.

Imagem

Imagem

Asas fechadas:

Imagem

O passo seguinte foi colar a grande asa em delta na fuselagem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Elevons no lugar. Seus guias de encaixe também não são muito bons. Os gaps entre eles são grandes e irregulares. Ainda não decidi se vou corrigir, pois é uma daquelas situações em que se acerta de um lado e entorta do outro.

Imagem

Imagem

Parei nesse ponto, no qual preciso resolver os problemas de encaixe e preparar para pintura.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um voo teste sobre a torre Eiffel. :-D

Imagem

Abs. :ok
Henrique

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor Augusto » 30 Jan 2014, 11:40

Esta indo muito rápido, e ficando uma beleza. :ok

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor edklingon » 30 Jan 2014, 19:53

Tá ficando bacana mesmo, e gostei da dica da luz das asas.
Qapla´

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor Rodrigo Luiz » 31 Jan 2014, 07:44

belo trabalho....... parabéns!


o Julio vai odiar mas creio que vc tem um bom material para a gente fazer o premio das temáticas :D

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 31 Jan 2014, 11:52

Obrigado amigos! :ok
Rodrigo Luiz escreveu:o Julio vai odiar mas creio que vc tem um bom material para a gente fazer o premio das temáticas :D
A ideia não é ruim, até que é bem detalhada. :-D
Henrique

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor Rodrigo Luiz » 02 Fev 2014, 22:33

Henrique se vc não quiser fazer a versão israelense tenho decals de duas versões francesas e uma sul africana...

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 03 Fev 2014, 13:33

Rodrigo, acho linda essa pintura de Israel e faz tempo que quero ter um desses, apesar dessas marcações israelenses do Mirage terem virado praticamente um lugar-comum. Nesse sentido o da África do Sul seria interessante. Quem sabe num futuro projeto.

Agradeço muito. Obrigado! :ok :ok
Henrique

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor Rodrigo Luiz » 03 Fev 2014, 15:18

yerrcastro escreveu:Rodrigo, acho linda essa pintura de Israel e faz tempo que quero ter um desses, apesar dessas marcações israelenses do Mirage terem virado praticamente um lugar-comum. Nesse sentido o da África do Sul seria interessante. Quem sabe num futuro projeto.

Agradeço muito. Obrigado! :ok :ok

:ok tranquilo!

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 04 Mar 2014, 20:03

Finalmente terminei os ajustes necessários para começar a pintura. Foi necessário reparar vários defeitos de encaixe.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida vou fixar a parte da frente do canopy (será necessário algum ajuste, pois não está elevado na frente e estreito dos lados).

Depois primer. Retorno com a pintura.

Abs. :ordem: :ok
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 05 Mar 2014, 12:34

Droga, fui forçar para tentar alargar um pouco o canopy (estava estreito) e ele quebrou como um "clube social". :cry:

Vou perguntar lá no MP se alguém tem uma sucata ou um kit para vender.
Henrique

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor Andre Cardoso » 05 Mar 2014, 14:57

Henrique cola ele coloca um pouco de CA na rachadura, da uma lixada e faz uma cópia em vacum. Fiz isso nesse aqui e deu certo.

http://www.aprj.com.br/forum/viewtopic.php?f=28&t=2780

Abç

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 05 Mar 2014, 15:28

Eu pensei nisso Andre. Já fiz essa experiência em um Beaufighter e deu tudo certo.

O problema é que se trata de um kit que nos foi enviado para montagem e o fabricante espera um feedback.

Acho chato fazer em vacum por conta disso.

Fui verificar e a Eduard não vende overtrees para o Mirage. Mas mesmo se vendesse, pagar o frete e esperar o tempo de entrega seria bem complicado.

Acredito que os canopys de outros fabricantes devem ser praticamente a mesma coisa, então espero conseguir encontrar um kit a um bom preço para substituir a peça. :blog:
Henrique

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: Mirage IIICJ - Eduard 1/48

Mensagempor Júlio Urubu » 05 Mar 2014, 16:15

Augusto, relata o problema e peça um canopi novo que eles enviam.
Vade retro goiabão! :666


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante