GB França - Char 2C - Meng 1/35 - FINALIZADO

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2014
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 03 Mar 2014, 20:34

Mais um final de dia e o trabalho andou bastante, esteiras colocadas e devidamente pintadas para o propósito que tenho:
Imagem

Imagem

Imagem

Comecei aplicando a pasta que acompanha a pátina reagente. Coloquei somente em uma das esteiras para vcs possam ter uma idéia do resultado. Também apliquei nos conduites hidráulicos, silenciosos e canos de descarga.
Imagem

Esteira com a pasta:
Imagem

Esteira sem a pasta:
Imagem

Seguindo as instruções do próprio fabricante eu fiz a diluição com Terenbentina, mas também pode ser feito com Ecosolv. Usei a Terebentina por achar que talvez o Ecosolv pudesse reagir em cima da Tamiya. Foi apenas intuição, não posso afirmar nada sobre essa questão.
Um detalhe sobre a pasta e a pátina. Tomei conhecimento desse material fatravés do Bradley na Webkits e ele me aconselhou a esperar umas duas horas antes de aplicar a pátina, para que a pasta secasse bem ainda mais usando um diluente que demora a evaporar totalmente.
A primeira vez que usei essa pátina foi no cano de descarga do Centurion (que ainda não terminei, mas pretendo para levar no evento). Por puro esquecimento eu deixar esse modelo de lado durante dias e só depois disso é que eu apliquei a pátina. Como eu guardei o modelo, fui observando que haviam mudanças sutis na reação quimica ocorrida entre esses dois elementos e quanto mais o tempo passava a reação era maior. É claro que isso para em um determinado ponto, mas eu nunca fiz nenhuma medição então não posso colocar prazos. O fato é que eu vou apresentar um resultado depois de aplicar a pátina e quando levar esse modelo para o evento, teremos outro resultado.

Agora o repertório mudou um pouco e estou escutando isso para finalizar tudo:
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Mar 2014, 13:04

Resultados da noite/madrugada. Apliquei a pátina em duas mãos nos escapes e silenciosos e apenas uma aplicação na esteira do Char e o resultado foi este:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que pude observar em um primeiro momento foi o seguinte: A pasta quanto mais diluída mais suave é a reação. Nos escapes e silenciosos eu apliquei uma primeira mão de pasta diluida e depois de bem seca apliquei a pátina. Quando estava realmente seca eu olhei e o resultado nesse ponto não foi do meu agrado. Apliquei mais uma vez a pasta e depois de seca outra mão de pátina e agora gostei do que vi. A esteira ficou perfeita, pois ainda vai entrar um pouco de sujeira, pois em todas as fotos é nitido a sujeira que fica presa nos links da esteira e preciso criar um meio termo de forma que o trabalho da pátina não fique oculto com sujeira demais.
Agora vou começar o trabalho de sujar o casco do carro com óleo e o que se fizer necessário para criar o melhor realismo possível. Mais tarde devo apresentar novas fotos.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 04 Mar 2014, 15:00, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Mobi » 04 Mar 2014, 14:34

Ficou muito bom, Cesar!

Abraço,
Mobi

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor yerrcastro » 04 Mar 2014, 18:29

Muito interessante essa técnica. :ok
Henrique

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Mar 2014, 18:47

Henrique, o problema é que eu não vejo uso para ela em aviação, pois nenhum avião ficava assim, a não ser que se queira fazer um daqueles japoneses abatidos largados no meio das florestas nas ilhas do Pacifico.
Cesar Ferreira

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor yerrcastro » 04 Mar 2014, 19:30

É verdade! Na aviação é raro usar mesmo.
Henrique

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Mar 2014, 20:02

Depois que apliquei a pátina na outra esteira comecei a trabalhar o outro lado com alguns escorridos e lama no casco e na esteira. O meu problema está na parte de cima que eu não sei ao certo como vou fazer ou simplesmente envelhecer um pouco a tinta e colocar algumas manchas de óleo . Vou pensar a respeito disso.
Resultado do dia:
Imagem

Imagem

Imagem

Como sempre o trabalho rolou com um ótimo repertório para ajudar na concentração. Augusto, esse aqui é especial para vc.


Metal is rules, Metal never die.
Cesar Ferreira

Rodrigues Vaz
Plastimodelista
Mensagens: 1442
Registrado em: 09 Jul 2008, 19:49
Localização: Niterói / Rio de Janeiro

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Rodrigues Vaz » 04 Mar 2014, 21:17

Tô gostando muito da técnica usada, só não exagera muito com a ferrugem nas lagartas.
Acho que tá na hora de entrar com os variados tons de terreno, dando aquele efeito de "escorrido" depois de aplicados, principalmente nas anteparas laterais. Da mesma forma, com o desgaste nas partes superiores, convés, torretas e acessórios.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 04 Mar 2014, 22:12

Rodrigues, eu coloquei a lama nas esteiras e não ficou legal e acabei limpando o que havia feito. Essa questão das nuances de cores do terreno é que me deixa um pouco preocupado, pois não sei fazer isso direito, se puder me ajudar com isso eu agradeço. Por enquanto eu vou trabalhando na parte do casco e fazendo sombras e washes nas laterais e partes superiores do carro, eu chego lá com certeza.
Abraços
Cesar Ferreira

Rodrigues Vaz
Plastimodelista
Mensagens: 1442
Registrado em: 09 Jul 2008, 19:49
Localização: Niterói / Rio de Janeiro

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Rodrigues Vaz » 05 Mar 2014, 21:58

Faremos juntos na próxima reunião!!!! :ok

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Mar 2014, 22:03

Perfeito, que material eu devo levar e levo o modelo?
Cesar Ferreira

Buhler
Plastimodelista
Mensagens: 691
Registrado em: 06 Abr 2007, 12:19
Localização: CEP 22795-295

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Buhler » 10 Mar 2014, 12:57

Tem algumas fotos ak, vamos ver se ficar melhor que o do Zuloga

http://avaxhome.cc/magazines/Model_Mili ... 14-04.html

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Paulo do Rio » 10 Mar 2014, 16:37

Buhler escreveu:Tem algumas fotos ak, vamos ver se ficar melhor que o do Zuloga

http://avaxhome.cc/magazines/Model_Mili ... 14-04.html

Esse tal Zuloga será parente do Zaloga? :D
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 10 Mar 2014, 16:54

Sendo Zaloga ou Zuloga ou meu Char 2C está longe de ficar daquele jeito, ainda tenho muito a aprender para ficar assim. Só não entendi o porque da matéria dele qualificar o kit como What If.
Estou fazendo uns testes para corrigir a lama que não agradou e agora está ficando assim:
Imagem

Antes a lama que apliquei ficou com uma aparência muito clara e com a tonalidade da foto abaixo:
Imagem

Ainda falta esse lado, que já apliquei um pouco de wahs da AK
Imagem

E uma curiosa que está acontecendo com a pátina. Como havia dito antes, a reação química ocorre ao longo de alguns dias e começou a aparecer essas crostas de tom amarelado. São facéis de remover e acredito que tenham aparecido por conta de acumulo de algum material, só não sei se da pátina, da pasta ou de tinta.
Imagem

Imagem

Depois eu vou remover, pois acheio feio demais. Por enquanto é isso.
Abraços
Cesar Ferreira

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB França - Char 2C - Meng 1/35

Mensagempor Paulo do Rio » 10 Mar 2014, 17:13

Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante