Tintas automotivas

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
yerrcastro
Plastimodelista

Tintas automotivas

Mensagempor yerrcastro » 24 Jan 2014, 02:58

Pensei em testar a pintura com tintas automotivas, mas estou com algumas dúvidas. Nem tanto sobre aplicação, mas sim sobre como comprar a tinta certa.

Eu fui em uma loja de tintas em Niterói e depois de explicar que não era para pintar meu carro, foi me dado o catálogo de tintas para escolher. Eu encontrei cores próximas a que eu procurava, mas não exatamente a que eu queria. Teria que comprar duas ou três tintas para misturá-las e tentar chegar mais próximo da cor que eu procurava. O que não ficaria barato. Decide não levar nada na hora.

Pesquisando na internet encontrei isso:

"As tintas automotivas podem ser encomendadas ao gosto do freguês, de modo que elas nunca estão em falta, ou são difíceis de achar. Basta entrar em contato com o fabricante ou com a loja de revenda, e passar o código FS da tinta desejada e ela poderá ser feita na hora."

Bom, a dúvida é a seguintes:

A compra é assim mesmo, no "olhômetro", e depois vai se misturando para se tentar chegar a uma precisão maior da cor ou essa informação sobre dar o FS da tinta e ter ela feita na hora procede?

Como sempre, qualquer ajuda é muito bem vinda.

Obrigado. :ok
Henrique

Augusto
Admin.

Re: Tintas automotivas

Mensagempor Augusto » 24 Jan 2014, 06:17

Não é bem a minha praria mas pelo que me lembro voce pode levar uma amostra da cor para estas lojas que tem maquinas de misturar e eles preparam a cor, acho que o mínimo é 250 ml.

O mestre em misturar tintas aqui é o Mobi, vale a pena ver com ele.

Ricardo Costa
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo Costa » 24 Jan 2014, 12:35

Caro Yerrcastro

Infelizmente, tintas automotivas não se baseiam em padrão FS (Federal Standard), mas vc pode comparar a tonalidade que vc deseja, com as cores existentes em um catálogo de tintas p/automóveis, que existem de vários fabricantes (Wanda, Glasuriti, Akzo, PPG, etc.) e tipos (Laca Nitrocelulose = Duco, Poliéster, Laca Acrílica, Esmalte Sintético e Poliuretano = PU) e seus respectivos solventes. Como apontado pelo Augusto, o mínimo que as lojas que prestam esse tipo de serviço fazem é 250ml. Eu sempre encomendo as minhas no Mundo das Cores, na Rua Barão de Mesquita, 734, Tijuca, Tel.: 2288-2649.

Qualquer dúvida é só contatar-me, espero ter ajudado.

Cordiais saudações.

Ricardo Costa.

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 24 Jan 2014, 18:43

Augusto e Ricardo, agradeço pela ajuda. Não restou dúvida. :ok

Comparei o catálogo de tintas automotivas com a cor que eu estava procurando e com um pouco de paciência encontrei uma cor que acredito ser bastante próxima.

Obrigado!
Henrique

alvaro
Plastimodelista

Mensagempor alvaro » 24 Jan 2014, 19:17

Compro as minhas tambem na mundo das cores, e perto daqui de casa.. (Grajau).

Normalmente compro Branco, Preto e as primárias ( Vermelho, Azul e Amarelo) (Duco) procuro no catalogo um padrão destas cores o mais básico possivel.. Para metalizadas uso poliester, normalmente tenho Prata Lunar e Aluminio para rodas.

As DUCO são bem expessas.. diluição em torno de 6:1 ou mais logo rende a beça.. as Metal são bem finas, da quase para ir direto no aerógrafo, para diluir para as duco thinner Tempo 2002 e para as poliester Tempo 4300.

Algumas observações:

1- Não dá para usar no pincel, então para retoque as vezes é complicado..
2- Primer ! Automotiva não adere ao plástico ! Tem que ter um bom primer. Eu as vezes por garantia antes do primer dou uma camada de airbrush com "Seladora para Plastico", outro produto.

Para misturar existem sites e programas que ajudam a dar o pontape inicial na proporção das cores, sites com tabelas RLM, FS, CMYK etc..

Se tiver o RGB da cor pode converter para o padrão CMYK onde Cian (+- Azul), Magenta (+- Vermelho) , Yellow e blacK, desta forma tem as proporções das cores basicas para o pontapé inicial, depois vai ajustando..

Conversor -> http://colorizer.org/

Mas com o tempo vai de olho mesmo.. e testando o resultado em uma sucata antes..
[]'s

Alvaro

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 25 Jan 2014, 10:58

Alvaro, suas dicas ajudaram muito.

Agora sei por onde começar.

Obrigado mesmo! :ok
Henrique

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 25 Jan 2014, 13:05

Outra coisa que só sei de ouvir falar, tinta automotiva e humidade alta nao combinam, então em dias chuvosos e/ou muito humidos não convém pintar.

Também ( e esta eu vivi) nunca coloque esta tinta em copinhos tipo aquele de café, vão derreter igualzinho o sangue do Aliem derrete metal :lol:

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 26 Jan 2014, 12:14

:lol: :lol: :lol:

Já aconteceu algo parecido comigo. Quando estava limpando o aerógrafo com thinner e coloquei ele em um copinho.

Sangue de Alien foi uma comparação precisa. :-D
Henrique

Celso Piva Saraiva
Plastimodelista

Mensagempor Celso Piva Saraiva » 08 Mar 2014, 09:33

Bom dia.
Gostaria que postassem qual é o melhor tipo de tinta para veículos, o fabricante e o diluente, atualmente,
pois a variedade é muito grande e nessas horas o que vale é a experiência de quem já está trabalhando.
Além do mais, 250ml ainda é muita tinta para se ter de um fabricante ruim
Estou acostumado a militaria, que vai muito bem com tintas acrílicas, pasteis e uma ou outra utilização de
esmaltes, principalmente, em envelhecimento.
Agradeço as postagens esclarecedoras.
Abraços.

Buhler
Plastimodelista

Mensagempor Buhler » 09 Mar 2014, 19:47

Nã0 esqueçam do programa

http://alquimiadastintas.blogspot.com.br/

:idea:

Di Stephano
Plastimodelista

Mensagempor Di Stephano » 11 Mar 2014, 18:43

Com o thinner 3001 voce pode pintar em dias chuvosos. Outra coisa, Laca Nitrocelulose não é DUCO. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Elas são automotivas mas não se misturam. Se tentar misturar vira uma gosma só.

Abraço
"Xereta" sabor maçã engorda e faz crescer