GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35 - FINALIZADO

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2014
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35 - FINALIZADO

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Dez 2013, 23:28

Eu já comecei esse modelos alguns dias atrás e só agora eu resolvi tirar umas fotos. O modelo é um Panhard EBR-11 da Hobby Boss, o kit tem uma montagem bem tranquila sem aborrecimentos. Eu comprei um set de Photoetched da Voyager para esse veículo, mas parte desse set já estava incluso na folha de photoetched que acompanha o modelo. O grande lance desse set foram as molas do sistema de suspensão que no kit são injetadas.
A minha idéia é fazer um exemplar do exército português e que foi utilizado nas guerras coloniais de 66 a 74. Eu pretendo fazer um veículo que combateu em Angola. Esse veículo em questão foi um dos raros que recebeu uma camuflagem em três tons, pois o restante é pintado em verde.
Até agora estou nesse estágio:
Imagem

Imagem

Imagem

Eu vou ter algum trabalho com torre, mas isso é discussão para a próxima fase.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 23 Jun 2014, 14:32, em um total de 2 vezes.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Rodrigo Luiz
Plastimodelista
Mensagens: 1001
Registrado em: 29 Set 2010, 13:59

Re: GB França - Panhard EBR-11

Mensagempor Rodrigo Luiz » 08 Dez 2013, 19:59

:ok

acompanhando, eu particularmente gosto dos kits da hobby boss

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB França - Panhard EBR-11

Mensagempor Augusto » 08 Dez 2013, 20:02

Acho esse blindado muito interessante, vai ser legal ver a montagem.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11

Mensagempor Cesar Ferreira » 08 Dez 2013, 20:49

Hoje consegui adiantar um pouco mais e trabalhei na torre que estava com a montagem parcialmente iniciada. Instalei alguns itens do set da Voyager como os lançadores de granadas fumígenas, alças e mastros de antenas. A montagem foi bem tranquila, mas eu vou ter um certo trabalho na confecção da lona que fica entre a seção móvel da torre e sua estrutura inferior. Isso ficara mais claro nas próximas fotos.

Imagem

Imagem

Aproveitei para escavar um pouco o local das lentes dos visores da cupula da torre, estavam irregulares e não estava gostando do resultado que aquilo poderia trazer. Por enquanto é isso, no decorrer dos próximos dias eu coloco mais alguma coisa.
Henrique, esse é o segundo kit de militaria que monto da Hobby Boss e não tenho o que reclamar, montei alguns na 1/48 e foi a mesma coisa.
Abraços
Editado pela última vez por Cesar Ferreira em 19 Jun 2014, 19:10, em um total de 1 vez.
Cesar Ferreira

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: GB França - Panhard EBR-11

Mensagempor Andre Cardoso » 09 Dez 2013, 18:45

Apesar de não montar militaria gosto dos kits e das montagens. Acompanhando meu companheiro de sofrimento!! :-D

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 19 Jun 2014, 19:17

Depois de um longo tempo parado com esse carro hoje eu resolvi adiantar a parte final para iniciar a pintura e com isso encerrar os meus modelos para o evento.
Esse veículo usa uma lona entre o anel da torre e a torre, no modelo a representação é através de uma peça muito grosseira e que nao condiz com o real. Para fazer essa proteção eu usei fio de solda 60x40 0,5 para simular a estrutura onde a lona fica presa. A vantagem do fio de solda é a maleabilidade do material que se adequa a qualquer superfície. O resultado final ficou assim?

Imagem

Imagem

Imagem

Esse foi o material usado, se alguém precisar é só me falar que eu tenho muito desse fio por aqui
Imagem

Mais tarde devo apresentar novidades
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 19 Jun 2014, 20:16

Acabei fazendo a lona que envolve a torre conforme descrevi acima. O processo é bem simples e de fácil aplicação e manuseio, usei fita teflon e cortei uma tira de 1 cm de largura no comprimento aproximado ao da circunferência da torre com uma certa folga. Dilui um pouco de cola branca em água para ficar uma mistura mais suave para trabalhar, depois disso apliquei uma pequena porção em uma das partes da torre e fixei a fita e esperei secar um pouco para poder manusear sem problemas. Com a fita fixada no ponto inicial eu usei uma ferramenta de moldagem usada por protéticos para acamar a fita dentro da estrutura que eu fiz inicialmente com o fio de solda. Com essa forma de aplicação a fita já começa a enrugar como deveria ficar a lona original e vai tomando a sua forma. Com o pincel eu fui aplicando uma pequena aguada com essa mistura sobre a fita teflon para facilitar o trabalho da moldagem na estrutura e funcionou muito bom. Depois da fita totalmente posta no lugar eu apliquei uma última demão dessa mistura para fixar a fita, criar resistência e não deixar a forma se perder. As fotos ainda mostram a aguada que eu fiz com um pouco de brilho e formas arredondas, isso vai desaparecer depois da secagem total. Para quem for tentar fazer isso aconselho a não usar o secador para acelerar o processo da secagem, pois provavelmente o calor do secador vai fazer o teflon retrair e ai............................

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por hoje é só e amanhã se houver tempo eu começo a aplicação do primer e pintura.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 19 Jun 2014, 23:11

Fui dar uma olhada em algumas fotos do EBR-11 e me deparei com uma tremenda mancada no cover da torre. Eu fiz o cover menor na parte frontal e ele não cobre a antena, mas passar por tras dela. Erro corrigido e agora é aguardar final de semana para a pintura.

Imagem

Imagem

Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Jun 2014, 19:42

Hoje eu apliquei o primer para logo após aplicar a primeira mão de tinta. Com base nas instruções da Hobby Boss eu acabei cruzando algumas informações e cheguei no FS34102 e que pareceu muito próximo as fotos de veículos que encontrei na internet.
Imagem

Imagem

Modelo pintado junto com as ferramentas:
Imagem

Decais aplicados:
Imagem

Rodas instaladas e já com a primeira parte de sujeira aplicada nelas.
Imagem

Imagem

Imagem

Amanhã eu continuo o trabalho. Uma coisa que não me agradou nem um pouco foi a cobertura frontal da torre logo abaixo do canhão, ficou lisa demais e só fui ver isso depois de pintada e agora vai ficar assim. Amanhã tem mais.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 22 Jun 2014, 16:54

Estou quase lá, agora falta apenas colocar os espelhos retrovisores e as lentes dos periscópios e corrigir um acidente de percurso. Fui descolar a ferramenta que estava colada ao contrário e soltou tinta, tentei corrigir no pincél e ficou uma eca, vou ter que acertar isso de outra forma. Esse é o resultado do dia e por hoje eu encerro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É isso por enquanto.
Abraços
Cesar Ferreira

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor yerrcastro » 22 Jun 2014, 18:36

Cesar, está muito bonito. Em especial gostei das ferramentas e das rodas. Show! :ok
Henrique

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor luiz carlos-f100 » 22 Jun 2014, 19:03

UM veiculo interessante.... tá bacana :ok
F 100

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 22 Jun 2014, 22:02

Obrigado meus caros, mas ele não está tão legal assim. Aconteceram alguns problemas sem possibilidade de correção no momento. O primer ficou aspero em alguns pontos e não percebi isso de imediato, só fui ver depois que apliquei a tinta. A parte interna na torre onde deveriam entrar as lentes dos periscópios é menor do área externa do visor, por conta dessa falha do kit eu estou colocando as lentes por fora e não fica muito legal, mas não para resolver isso. Ainda estou colocando as lentes dos periscópios e as lentes dos faróis, haja saco para isso.
Henrique, as duas rodas centrais apresentaram um pequeno problema, a rodagem de borracha é levemente maior que a roda e por conta disso ela fica um pouco folgada, eu deveria ter providenciado umas rodas de resina, mas agora..............
Amanhã eu posto mais algumas fotos e se tudo der certo encerro esse modelo.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 23 Jun 2014, 14:17

Finalmente terminei a instalação dos espelhos retrovisores e das lentes dos periscópios, mas o resultado final não agradou. O material que usei para fazer os espelhos retrovisores foi uma pequena folha que achei dentro de uma embalagem de escovas para limpeza de aparelhos dentários, estou me referindo aquelas escovas que parecem as mesmas para limpeza de canos de armas.
Essa é a folha a qual me refiro:
Imagem

Esse foi o resultado, reparem que dá para ver o desenho da placa de corte que tenho na bancada:
Imagem

E aqui o resultado dos periscópios que não me agradou:
Imagem

No final eu vou colocar algumas considerações sobre o modelo.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - Panhard EBR-11 - Hobby Boss 1/35

Mensagempor Cesar Ferreira » 23 Jun 2014, 14:19

Modelo finalizado e agora é esperar pelo evento:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Cesar Ferreira


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante