GB França - P-47D - Eduard 1/48 (terminado)

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2014
Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor Júlio Urubu » 01 Fev 2014, 15:05

Augusto escreveu:Estava olhando aqui e vi que você colocou o PE faceando a parte interna da asa. Será que o correto não seria abrir um pouco mais o vão de forma que o PE fosse até a parte externa?
Só pode ser isso!

Mas tem que lembrar de ver as faces da tampa se vão encaixar depois.
Vade retro goiabão! :666

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor Bunger » 06 Fev 2014, 11:28

Yer, se o PE não resistir, pode fazer uma cópia em estireno, adaptando ao tamanho adequando. Usa as prórprias partes em PE como moldes e corta o estireno, e daí reduz as sobras.

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 04 Mar 2014, 20:05

Felizmente deu tudo certo.

Aqui o PE descolado:

Imagem

Também foi necessário cortar um pedaço da caixa do trem de pouso, aqui marcado com caneta:

Imagem

Luzes:

Imagem

Imagem

Depois de lixar as duas partes da asa até deixar fina como papel, o gunbay encaixou perfeitamente:

Imagem

Imagem

Aqui as asas já coladas. Como haviam me avisado, o encaixe não é dos melhores:

Imagem

Imagem

Agora vou fazer o motor para poder fechar todo o avião e preparar para o primer. Vou usar um motor em resina que é bastante detalhado:

Imagem

Aqui a comparação entre ele e o motor da caixa:

Imagem

Obrigado pela ajuda. :ok
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 26 Mar 2014, 13:01

Continuando...

Pintei o motor:

Imagem

Imagem

Apliquei algum desgaste:

Imagem

Usei esses arames para fazer aquelas hastes dos cilindros.

Imagem

Imagem

Imagem

Usei aqui também:

Imagem

Imagem

Para o resto usei esse fio:

Imagem

Resultado:

Imagem

Imagem

Aqui aquela peça que vai embaixo do motor, já com o PE (um daqueles que ninguém vê). Falta ainda sujar um pouco.

Imagem

Voltando para o armamento.

Imagem

Essas foram as metralhadoras usadas:

Imagem

Imagem

E esses os canos, que já não sei quem é o fabricante:

Imagem

Imagem

Imagem

Asa esquerda:

Imagem

Alinhar essas metralhadoras sem prejudicar as saídas justas dos canos é mais difícil do que aparenta e o encaixe da peça é muito ruim:

Imagem

Na asa direita, o tamanho dos canos não combina com a posição correta das metralhadoras, portanto foi preciso cortá-los:

Imagem

Imagem

Resultado:

Imagem

Imagem

Mais alguns PEs colados. Esse upgrade set da Eduard é realmente muito bom.

Imagem

Imagem

Imagem

Na bequilha faltam ainda 2 peças de cada lado (os articuladores das portas), mas não colei ainda porque achei essa simulação de forro no fundo da peça muito ruim. Alguém conhece uma forma de refazer essa parte? :-?

Imagem

Por fim uns círculos em volta das luzes.

Imagem

Sempre que vejo essas luzes (que não sei o nome) lembro do museu da TAM. Eu fiz uma visita guiada e como só eu participei acabou sendo um passeio pelo museu bastante informal. Acredito que tenha sido mais rico do que se tivesse seguido o padrão. A guia era muito simpática e a conversa fluiu muito bem. Falamos sobre muitos detalhes e curiosidades sobre os aviões. A questão é que quando chegamos ao Corsair ela apontou para essas luzes e falou que tinha uma história sobre elas e que mais a frente na visita comentaria. Estou esperando até hoje a tal história, já que ela não lembrou de comentar e eu mundo menos de perguntar.

Por hora é isso. :ok
Henrique

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor Augusto » 26 Mar 2014, 13:37

Estas são luzes de identificação, cada uma delas podia ser acesa individualmente pelo piloto (piscando ou continua) formando um código. O código era mudado de tempos em tempos e assim o pessoal de terra podia ter certeza que o avião era amigo ou inimigo.

Imagem

Imagem

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor luiz carlos-f100 » 26 Mar 2014, 14:19

Excelente Henrique..... no porão, na verdade não é bem representada, olha essa foto aqui referente ao modelo D e N

http://www.aircraftresourcecenter.com/a ... 7M/00.shtm

Imagem

Imagem

Parace que tinha uma canvas ali, mas pelas fotos dá pra ver ao que parecer ser uma carenagem plástica em torno da estrutura da roda de cauda.
F 100

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 26 Mar 2014, 16:01

Augusto escreveu:Estas são luzes de identificação, cada uma delas podia ser acesa individualmente pelo piloto (piscando ou continua) formando um código. O código era mudado de tempos em tempos e assim o pessoal de terra podia ter certeza que o avião era amigo ou inimigo.
Interessante Augusto, eu pensei que tivesse alguma função de navegação, como as luzes nas pontas das asas. Nunca imaginei quer eram usadas para evitar fogo amigo. Legal. :ok
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 26 Mar 2014, 16:18

luiz carlos-f100 escreveu: Parace que tinha uma canvas ali, mas pelas fotos dá pra ver ao que parecer ser uma carenagem plástica em torno da estrutura da roda de cauda.
Caramba, muito diferente da peça. :o

Se não estou enganado há duas bequilhas diferentes nas grades. Vou dar uma olhada em casa.
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 27 Mar 2014, 01:58

A mira é que tem duas peças com modelos diferentes. :blog:

Olhando as fotos que você colocou, acho que é uma proteção de metal.

Tenho esses desenhos, mas não ajudam muito.

Imagem

Imagem

Encontrei várias fotos, mas todas sem a tal proteção.

Vou analisar a peça para decidir o que fazer. :ok

Acho que dá para reproduzir essa carenagem de plástico ou metal com massa clay.
Editado pela última vez por yerrcastro em 09 Abr 2014, 22:25, em um total de 1 vez.
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 09 Abr 2014, 22:21

Continuando...

Eu havia desistido de fazer a carenagem na bequilha, para não perder tempo com essa parte, mas como ganhei uma folga que não estava nos planos, decidi fazer. Só optei por simplificar um pouco. Coloquei um forro por baixo dela e na parte dianteira chapei uma placa de metal.

Como esse P-47 é um kit muito "batido", para o bem ou para o mal, acho o diferencial válido.

Para fazer a peça usei uma massa Clay média e as ferramentas para o desbaste. Essas ferramentas atendem desde o corte inicial até o detalhamento final. Eu ainda uso algumas de dentista quando preciso.

Imagem

Em seguida roubei um pratinho da cozinha e dei uma aquecida na massa. Para maiores quantidades usa-se um forno, mas no caso não foi preciso. A massa, depois de aquecida, é muito fácil de ser moldada.

Imagem

Coloquei a massa na peça para pegar a forma.

Imagem

Em seguida fui desbastando.

Imagem

Imagem

Aqui a massa já removida da peça. Para limpar a peça eu a escovo com detergente e água. Dá um pouco de trabalho. Nesse ponto eu deixo a massa parada um tempo para ela endurecer e ficar mais resistente ao desbaste. Isso dá maior precisão.

Imagem

Continuando o desbaste... Com paciência (que não é uma das minhas virtudes) dá para chegar a um resultado muito preciso. Caso retire mais massa do que deveria de um ponto, basta repor acrescentando mais massa e continuar moldando a peça. É importante escolher a densidade correta da massa para a quantidade e complexidade dos detalhes desejados. Eu sempre erro essa parte. Se você escolhe uma dura demais, o trabalho fica marcado e é difícil alisar e deixar no ponto, por outro lado, se escolhe uma muito macia, não consegue detalhar o suficiente. Como essa peça é muito simples, não me preocupei muito e escolhi a que mais gosto de trabalhar, porém se tivesse escolhido uma um pouco mais dura teria sido melhor.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de chegar a forma, para deixar a peça bem lisa, usa-se um solvente para a massa. Basta passar sobre ela com um pincel bem macio que ela fica igual bundinha de neném. O solvente que eu uso se chama D-Limonene e como o nome sugere, cheira a limão. Na verdade fede a limão. Não é muito agradável. Já tive a brilhante ideia de usá-lo para limpar um kit no qual usei a massa. Limpa que é uma beleza e na hora tudo vai bem, mas depois de um tempo o plástico vira "sangue de alien" como diz o Augusto.

Imagem

Imagem

Imagem

Fiz a peça que vai por dentro e que suporta a haste da roda.

Imagem

Tudo pronto com a massa, chegou o momento de fazer a cópia em resina. Primeiro faço o molde em silicone (o meu é bem vagabundo) e depois a resina com JET. No final do processo o gasto de massa é mínimo, depois de fazer o molde é só pegar a massa e grudar novamente na massa de onde ela veio e está pronto para novos trabalhos.

Imagem

Imagem

Aqui as partes da peça já pintadas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abaixo, a peça já no lugar e um pouco de desgaste aplicado. O mesmo nos porões dos trens de pouso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nessa parte ainda faltam alguns PEs e outros detalhes, mas vou deixar para o final quando colocar a bequilha e as pernas das rodas.

Um abraço! :ok
Henrique

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor luiz carlos-f100 » 09 Abr 2014, 22:51

:ok :ok :ok excelente Henrique !
F 100

lfragelli
Plastimodelista
Mensagens: 972
Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
Localização: rio de janeiro

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor lfragelli » 11 Abr 2014, 13:40

Show de bola Henrique.

Gostei muitissimo desta peca que voce fez.

Nota dez! :ok

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 11 Abr 2014, 14:24

Obrigado amigos! :ok
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor yerrcastro » 15 Mai 2014, 12:41

Continuando, mascarei e apliquei o primer. Antes precisei acertar alguns problemas de encaixe, como a junção das asas, o painel de saída das metralhadoras e outros. Depois apliquei a cor preta, preparando para a pintura alumínio que virá em seguida.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Estou pintando a carenagem do motor a parte para facilitar o manuseio do kit.

Imagem

Olhando de longe a pintura ficou boa :-D, mas olhando atentamente, ficaram umas marcas perto dos painéis e em alguns outros pontos. :sad: Não sei se vai resolver, mas pretendo usar uma lixa 1500 ou 2000 nesses pontos e repintar. Meu receio é que isso intensifique a diferença.

Imagem

Imagem

Imagem
Henrique

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB França - P-47D - Eduard 1/48

Mensagempor luiz carlos-f100 » 15 Mai 2014, 16:31

Vc está usando que tinta Henrique ? TIve o mesmo problema com o seu DC 9, mas no caso eu dei polimento com pasta para amenizar... não sei de repente com verniz ameniza.... preto, amarelo e aluminio são tristes :-(
F 100


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante