GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350 ( TERMINADO )

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2014
leomiranda
Plastimodelista
Mensagens: 30
Registrado em: 01 Mai 2013, 19:40

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor leomiranda » 06 Dez 2013, 09:26

Obrigado por acompanharem...

Andre, como falei fiz minha própria mistura, porém ela envolve duas tintas, Vallejo e Acrilex. A Vallejo não é fácil de encontrar, somente importando na maioria dos casos. Neste caso eu recomendo comprar a tinta da AK Interactive. Chegou ontem lá em casa e gostei muito do que vi, pois de fato eles levaram em conta o fator escala.
Se vc aplicar o Hull Red normal (Tamiya XF 9 por exemplo) o navio ficará com uma cor escura marrom, o que não reflete a realidade de um navio, embora a cor esteja certa existe o fator escala, fator que 95% dos modelistas não consideram. Os navios estão em escala 1/350, 1/700 e outras. Como li num excelente artigo, não se pode aplicar cores num modelo sem levar em conta a escala. Um navio numa escala 1/350 seria como se vc estivesse observando um navio real a uns 300 metros de distância (ou mais), com isto as cores se distorcem (por vários motivos que não vou entrar aqui) e não devemos aplicar a cor em natura nos kits. Cores como preto, Vermelho, Hull Red e outras devem levar em conta este efeito, caso contrário vc fica com um kit tão colorido que fica com cara de brinquedo.
Esta tinta da AK (AK-733) como eles mesmo dizem no site "This color has been formulated in consideration of the Scale Reduction Effect (subtle lighter than actual color), to obtain the correct colors."
Ainda não a testei, mas só de olhar pelo frasco dá pra ver que é bem mais clara.
Consegui uma fórmula usando tintas acrilex, vou testar e se der certo publico aqui.

Abraço

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor yerrcastro » 06 Dez 2013, 10:31

Esse "efeito escala" das cores é uma discussão sem fim.

Há esse excelente artigo do Augusto na webkits:

http://www.webkits.com.br/news/template ... &zoneid=28
Henrique

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor Augusto » 06 Dez 2013, 11:24

Como li num excelente artigo, não se pode aplicar cores num modelo sem levar em conta a escala. Um navio numa escala 1/350 seria como se vc estivesse observando um navio real a uns 300 metros de distância (ou mais), com isto as cores se distorcem (por vários motivos que não vou entrar aqui) e não devemos aplicar a cor em natura nos kits. Cores como preto, Vermelho, Hull Red e outras devem levar em conta este efeito, caso contrário vc fica com um kit tão colorido que fica com cara de brinquedo.
Leo

Este é um conceito completamente errado. Um modelo em escala não é um objeto real visto de longe. A escala não se refere a distância do observador e sim a razão que é aplicada as dimensões. Um modelo em escala 1/350 não é um navio real visto a 350 metros de distância, é um navio real em que todas as dimensões foram dividias por 350.

Pense comigo, a medida que você se afasta de um objeto ele não só parece menor mas também vai perdendo os detalhes. Imagine um avião 1/144, se ele fosse representado como visto a 144 metros de distância então não teria detalhe nenhum, pois nenhum destes detalhes seria visto no objeto real a esta distância.

Esta explicação, completamente furada, vem se repetindo há anos no nosso hobby, já vi muita gente boa rezar por esta cartilha. Por isso fiz o artigo que foi indicado pelo Henrique.

Em síntese o que acontece é que a medida que um objeto diminui, também diminui a área de reflexão de luz. Com isso ele parece cada vez mais escuro. Para se manter a visibilidade (ver o detalhes) do objeto se clareia as cores. Um truque que não tem nada que ver com objetos vistos a distância. Pegue dois kits bem pequenos pinte um com uma cor bem clara e outro como uma cor bem escura. Em qual deles você vai ver melhor os detalhes?

O problema é que ao clarear as cores você altera o realismo, uma cor é uma cor, não importa se num objeto grande ou pequeno. Então para justificar esta mudança de cor, que visa na verdade mostrar melhor os detalhes, se criou este mito de que um objeto em escala é um objeto visto a distância.

De uma olhada no artigo, esta tudo bem explicado lá.

leomiranda
Plastimodelista
Mensagens: 30
Registrado em: 01 Mai 2013, 19:40

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor leomiranda » 06 Dez 2013, 14:18

Augusto, muito bom o texto, bem didático, devidamente copiado e salvo. :D
Realmente os dois fatores existem, concordo que erros de interpretação também.
Eu que monto navios e fico caçando fotos destes como referência já havia notado o que chamo de "fator brinquedo". Vejo lindos navios, impecáveis na montagem e em detalhes (com direito a tripulação), porém mais parece um brinquedo da Estrela devido a pintura "viva". Não estou falando de ocultamento de detalhes, se considerar uma superfície lisa, um turret de um Battleship pintado de vermelho (o máximo que tem ali são arrebites) se o infeliz pintar com o vermelho indicado, vira brinquedo da estrela. Tem um Arizona muito bem montado na internet, mas o azul do casco bem como o vermelho do turret usados (são as cores indicadas e estão certas), mais parece um barco do meu filho. Se o Arizona fosse daquela cor, realmente mereceria ser afundado (sem perda de vidas humanas, claro).
Eu que estive recentemente no HMS Belfast comprovei o que realmente achava que era fato, as cores não são tão intensas. O preto mais parece um cinza escuro. Se o cara pintar de preto, vai ficar feio, vira brinquedo sem nuances de tonalidade.
Realmente um assunto que rende, mas é sempre bom ler estes artigos...
Abração

leomiranda
Plastimodelista
Mensagens: 30
Registrado em: 01 Mai 2013, 19:40

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor leomiranda » 09 Dez 2013, 09:27

Andre Cardoso, veja aqui um artigo que escrevi sobre Hull Red, pode ser que te ajude:


http://webkits.hoop.la/topic/hull-red-o-teste


Sds

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Dez 2013, 10:35

Leo,

Eu já tinha visto o teu artigo na Webkits e concordo com voce que pintar o casco do Bismarck com a quela cor ficaria ridículo, embora as referencias que eu encontro sobre o RAL 8023 digam que a côr seja aquela mesma: http://scalemodeldb.com/paintcharts/ral

Porém o meu questionamento é, de onde saiu a informação que o casco do Bismarck era pintado com o RAL 8023, eu estaria mais propenso a crer que a côr correta seria um desses dois tons de "Schiffbodenfarbe" marrons que aparecem nesses colorships:

Imagem

Aliás te recomendo dar uma olhada nas pranchas desse site antes de voce tirar suas conclusões definitivas sobre o "Hull Red":

http://www.shipcamouflage.com/paint_chips.htm

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Dez 2013, 11:34

Apenas complementando, algumas variações do que seria a interpretação americana do "Dull Red" durante a WWII:

Imagem

Imagem

Imagem

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Dez 2013, 12:48

Mais algumas referências para aumentar a confusão:

- A primeira tirada de um documento de época da KM onde o RAL 8013 aparece bem mais claro.

Imagem

- O mesmo RAL 8013 em um outro documento:

Imagem

E uma discussão sobre ele num forum lá de fora. http://www.network54.com/Forum/47207/th ... omas+Chory

- E o Anti-Fouling red da Royal Navy que consta do catálogo da White Ensign.

Imagem

Abs,

Ricardo

leomiranda
Plastimodelista
Mensagens: 30
Registrado em: 01 Mai 2013, 19:40

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor leomiranda » 15 Dez 2013, 23:40

Voltando, já que o tópico desvirtuou um pouco da montagem. Aqui a preparação da base:

Imagem

Aqui o teste da base, com o modelo pintado e selado:

Imagem

Próximo passo será colocação dos PE e envelhecimento. Até breve.

leomiranda
Plastimodelista
Mensagens: 30
Registrado em: 01 Mai 2013, 19:40

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350

Mensagempor leomiranda » 07 Jan 2014, 23:22

Bom, aqui o kit terminado. Foi minha primeira incursão em desgaste, então não reparem. O flash resaltou um pouco o "sal" no casco, mas na luz natural ele não não é tão branco quanto nas fotos. O que mais me encheu a paciência foi o photo etch das amuradas.... mas aí está. Podem lançar os torpedos. :D
Abraço

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350 ( TERMINADO )

Mensagempor Andre Cardoso » 08 Jan 2014, 10:13

Belo trabalho, os desgastes ficaram ótimos.

Parabéns

Abç

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350 ( TERMINADO )

Mensagempor luiz carlos-f100 » 08 Jan 2014, 10:27

Muito bacana Leo, só faltou mesmo as cracas no casco Kkkkkkkk... senti falta da bandeira francesa, do Loire e do cabo da antena à ré da torre, ou essa configuração não tem ?!

O LOire está no hangar rssssss.....

Leo, uma sugestão quanto as fotos... procure sempre colocar na resolução 800 x 600 :ok

Imagem
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 08 Jan 2014, 21:26, em um total de 1 vez.
F 100

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350 ( TERMINADO )

Mensagempor edklingon » 08 Jan 2014, 18:08

Leo, faz as linhas das antenas, e vai ficar show!
Qapla´

leomiranda
Plastimodelista
Mensagens: 30
Registrado em: 01 Mai 2013, 19:40

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350 ( TERMINADO )

Mensagempor leomiranda » 12 Jan 2014, 20:24

Valeu meu povo. O Avião eu decidi não colocar mesmo. Já os cabos à ré, para colocar seria necessário uma estrutura triangular na popa onde o cabo seria fixo (seta maior na foto), mas isto não veio com o kit. Pelo que vi em fotos os cabos partem de uns suportes na torre (seta menor), que também não constam no kit. Até pensei em fazer alguma gambiarra, mas fiquei com medo de ficar ruim e deixei sem mesmo.

Imagem

A bandeira, bom esta eu vou dar um jeito de colocar. :D

Abração e valeu pelo incentivo.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB - França - Surcouf - Hobby Boss - 1/350 ( TERMINADO )

Mensagempor Augusto » 13 Jan 2014, 10:00

Legal, um modelo bem diferente. A amurada a esquerda (na ultima foto) perto da vela, deu um embarrigada para dentro, este é um problema que tenho com estes PEs. Ainda estou para descobrir com fazer isso perfeitamente alinhado.


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante