Olá amigos, estou iniciando no plastimodelismo e já consegui montar um p51d - Mustang, agora estou tentando montar um Hurricane MKII, mas este modelo tem pintura com camuflagem, eu gostaria de receber algumas dicas de pintura de camuflagem com pincél, eu já tenho aerógrafo mas ainda não tive coragem de tentar usar,
abraço.
Marcelo
Pintura de Camuflagens
Pintura de Camuflagens
O Hurricane MK II é escala 1:72, eu adquiri a algum tempo atrás na Gibimania, ele veio em um combat set - REVELL com um outro modelo.
Prezados,
Estou com EXATOS problemas que os do Marcelo, que encabeça o tema.
Como sou iniciante, peço que nos respondam pois estou na mesma situção dele, uma resposta a ele seria muito importente a mim (vice-versa). Abraços, aguardo reply.
Eduardo (iniciante, tenho aerógrafo aztek mas receio de usar - preferia aplicar a tinta)
Estou com EXATOS problemas que os do Marcelo, que encabeça o tema.
Como sou iniciante, peço que nos respondam pois estou na mesma situção dele, uma resposta a ele seria muito importente a mim (vice-versa). Abraços, aguardo reply.
Eduardo (iniciante, tenho aerógrafo aztek mas receio de usar - preferia aplicar a tinta)
-
- Plastimodelista
Amigos Marcelo e Eduardo,
Tudo no plstimodelismo é questão de fazer - errar - fazer de novo, até acertar!
Não tenham medo do aerógrafo, pois ele não morde...:D:D:D!! É uma ferramenta fantástica, que só tem um segredo: usar!!
O Marcelo Tarkus faz trabalhos fantásticos usando pincéis, mas modelistas iguais a ele são poucos!! Como o Batista disse, é o guru dos pincéis. Daqui a pouco ele aparece para ajudar vocês!
Marcelo, recentemente eu adquiri um Hawker Hurricane MkI 1/48 da Airfix, para o qual eu fiz um review que está publicado aqui mesmo no site. Vou fazer a camuflagem mascarando com papel manteiga recortado a partir dos desenhos do manual de instruções.
No mais, sejam bem-vindos ao plastimodelismo e à APRJ!
Abraços,
Mauricio[/url]
Tudo no plstimodelismo é questão de fazer - errar - fazer de novo, até acertar!
Não tenham medo do aerógrafo, pois ele não morde...:D:D:D!! É uma ferramenta fantástica, que só tem um segredo: usar!!
O Marcelo Tarkus faz trabalhos fantásticos usando pincéis, mas modelistas iguais a ele são poucos!! Como o Batista disse, é o guru dos pincéis. Daqui a pouco ele aparece para ajudar vocês!
Marcelo, recentemente eu adquiri um Hawker Hurricane MkI 1/48 da Airfix, para o qual eu fiz um review que está publicado aqui mesmo no site. Vou fazer a camuflagem mascarando com papel manteiga recortado a partir dos desenhos do manual de instruções.
No mais, sejam bem-vindos ao plastimodelismo e à APRJ!
Abraços,
Mauricio[/url]
Pinturas de camuflagens
Ok Mauricio,
Eu e o Eduardo estavamos mesmo precisando deste incentivo, acho que agora não falta nada para arregaçarmos as mangas e mandar ver no aerógrafo.
Vou utilizar este papel manteiga para fazer as mascaras, mas tenho mais uma pergunta. Como prendo o papela na fuzelagem sem engordurar utilizando algum material fixador, como por exemplo durex ?
Eduardo, boa sorte para você.
Maurício, obrigado pela atenção e cordialidade.
abraço a todos.
Eu e o Eduardo estavamos mesmo precisando deste incentivo, acho que agora não falta nada para arregaçarmos as mangas e mandar ver no aerógrafo.
Vou utilizar este papel manteiga para fazer as mascaras, mas tenho mais uma pergunta. Como prendo o papela na fuzelagem sem engordurar utilizando algum material fixador, como por exemplo durex ?
abraço a todos.
A Todos,
Queria agradecer a todos pela cordialidade, amizade e carinho ao responder ao Marcelo e a mim.
Entretanto, gostaria (pois acho que ficou pendente) de aprimorar-me ao Pincel: camuflagem, trens de pouso, cabine etc. e todo esse know-how do "gênio do pincel". Fiquem todos bem,
Eduardo.
Entretanto, gostaria (pois acho que ficou pendente) de aprimorar-me ao Pincel: camuflagem, trens de pouso, cabine etc. e todo esse know-how do "gênio do pincel". Fiquem todos bem,
Eduardo.
-
- Plastimodelista
Re: Pinturas de camuflagens
Marcelo,mricci escreveu:Ok Mauricio,
abraço a todos.
Antes de tudo, qualquer associação de plastimodelismo tem como fim precípuo a divulgação do hobby, e a nossa não é diferente!! Aqui vc só encontrará atenção, cordialidade e incentivo para prosseguir sempre!!
Só um esclarecimento: o papel manteiga não tem gordura... :D:D:D!!
Eu costumo tirar cópia do manual, ampliando até atingir as dimensões do kit. Depois, ou eu recorto a cópia ou ponho o papel manteiga por cima e copio com lápis para recortar posteriormente. Cada setor camuflado é pintado separadamente, fixando o "template" com fita crepe.
Essa é apenas uma das maneiras para se fazer camuflagem. Tem qua as faça à mão livre, a partir do desenho riscado à lápis sobre a superfície do kit; tem quem use massa de modelar, enfim, tem muitas formas, e a escala do modelo pode ser um fator a ser considerado quando da escolha do método.
Quanto ao aerógrafo, não espere para testar!! E vc já tem compressor para "empurrar" o bichinho?? Já sabe que tintas irá usar?
Abraços,
Mauricio
pintura de camuflagens
Ok Maurício,
Entendi tudo, a minha preocupação com o engorduramento era de usar uma fita para prender o papel manteiga na fuzelagem e depois ao retirá-lo ficar vestígios da cola e que posteriormente poderia trazer problemas na pintura na area em que a fita fixou o "template" ou "silk" .
Quanto ao aerógrafo, eu tenho as tintas que comprei com o Naylor da Tijuca no Shopping 229 e que também me forneceu uma tabela de cores com a numeração (xerox colorida) e o compressor que tenho para usar é um nebulizador INALAMAX que trabalha dentro da especificação do aerógrafo entre 15 e 40 psi, o pessoal que trabalha comigo fez uma adaptação a mangueira com uma peça de inox com um disco de orificio que mantem exatamente o fluxo de ar contínuo, eu já testei no aerógrafo, mas somente com ar e precebi que ficou muito bom.
grato pelos esclarecimentos
um abraço
Marcelo
Entendi tudo, a minha preocupação com o engorduramento era de usar uma fita para prender o papel manteiga na fuzelagem e depois ao retirá-lo ficar vestígios da cola e que posteriormente poderia trazer problemas na pintura na area em que a fita fixou o "template" ou "silk" .
Quanto ao aerógrafo, eu tenho as tintas que comprei com o Naylor da Tijuca no Shopping 229 e que também me forneceu uma tabela de cores com a numeração (xerox colorida) e o compressor que tenho para usar é um nebulizador INALAMAX que trabalha dentro da especificação do aerógrafo entre 15 e 40 psi, o pessoal que trabalha comigo fez uma adaptação a mangueira com uma peça de inox com um disco de orificio que mantem exatamente o fluxo de ar contínuo, eu já testei no aerógrafo, mas somente com ar e precebi que ficou muito bom.
grato pelos esclarecimentos
um abraço
Marcelo
Camarada mricci, dá uma olhada aqui:
http://webkits.infopop.cc/eve/forums/a/ ... 083652/p/2
tem um bom passo a passo para fazer mascaramento de camuflagem usando massinha.
http://webkits.infopop.cc/eve/forums/a/ ... 083652/p/2
tem um bom passo a passo para fazer mascaramento de camuflagem usando massinha.
Qapla´
Aos Amigos Mauríci, Marcelo.
Oi gente!
Bem, venho trazer mais algumas dos pincéis, sou bem chato nisso...
Seguinte: minha bancada de trabalho fica numa escrivaninha pequena no meu quanto. Não sei se posso usar o aerógrafo (medos dele ainda não superei, amigos) numa bancadinha dessas. Acho que vai sujar muita coisa em volta na operação de uso...
Resta-me usar a bancada a área de serviço, onde é arejado e amplo, mesmo passarinhos em gaiolas que ficam por lá respirando tintas...
Amigos, gostaria de já ter deslanchado o maravilhoso mundo do aerógrafo, descupe ser chato, talvez eu esteja emperrando o segmento natural do site...
Grande abraço fraternal!
Bem, venho trazer mais algumas dos pincéis, sou bem chato nisso...
Seguinte: minha bancada de trabalho fica numa escrivaninha pequena no meu quanto. Não sei se posso usar o aerógrafo (medos dele ainda não superei, amigos) numa bancadinha dessas. Acho que vai sujar muita coisa em volta na operação de uso...
Resta-me usar a bancada a área de serviço, onde é arejado e amplo, mesmo passarinhos em gaiolas que ficam por lá respirando tintas...
Amigos, gostaria de já ter deslanchado o maravilhoso mundo do aerógrafo, descupe ser chato, talvez eu esteja emperrando o segmento natural do site...
Grande abraço fraternal!
Pintura em Camuflagens
Valeu Edklingon, parabens pelo trabalho, ajudou muito o link enviado, eu ainda preciso me acostumar com algumas coisas que leio, tipo: Aplicar uma camada generosa de bilho fácil....... : :sad: :-? . Como você aplicou ?? com o aerógrafo ?? desculpe as perguntas, mas ainda estou por fora.
um abraço
Marcelo
um abraço
Marcelo
-
- Plastimodelista
Re: pintura de camuflagens
[quote="mricci"]Ok Maurício,
Marcelo, eu uso fita crepe comum, e nunca tive problemas com isso.
Legal! Eu uso inalador tb (por enquanto). Estou trocando o meu por um compressor, pois por estar com provecta idade, já não está "dando no couro" como antes...:D:D:D! Para estabilizar o fluxo, eliminando os pulsos inconvenientes, eu uso um filtro de gasolina de fusca no meio do caminho.
Quais são essas tintas que vc comprou no Neylor? Estive lá esses dias, mas estava fechado...
Abraços,
Mauricio
Marcelo, eu uso fita crepe comum, e nunca tive problemas com isso.
Legal! Eu uso inalador tb (por enquanto). Estou trocando o meu por um compressor, pois por estar com provecta idade, já não está "dando no couro" como antes...:D:D:D! Para estabilizar o fluxo, eliminando os pulsos inconvenientes, eu uso um filtro de gasolina de fusca no meio do caminho.
Quais são essas tintas que vc comprou no Neylor? Estive lá esses dias, mas estava fechado...
Abraços,
Mauricio