Tipo de tintas

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
pesavento

Tipo de tintas

Mensagempor pesavento » 28 Abr 2008, 22:55

Pessoal,

Geralmente as tintas são removidas por Aguarraz, mas existem tintas que podem ser removidas com água? Aguarraz cheira muito forte. Comprei na HobbyLandia uma tinta que parece ser caseira, de esmalte 2 reais cada, elas são boas? Existe alguma marca boa?

Abraços,
Rodrigo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Mensagempor Augusto » 28 Abr 2008, 23:31

Oi Rodrigo

Estas são tintas da Asgard? Se forem só mesmo com águarraz ou outro solvente.

O pessoal aqui tem usado as tintas acrilicas da acrilex e conseguido bons resultados, custam por volta de 2 reias também e são dissolvidas com água. Daqui a pouco aparece o Ed que tem consseguido ótimos resultados com elas.

Batista
Admin.
Mensagens: 1093
Registrado em: 22 Dez 2006, 10:20
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Batista » 28 Abr 2008, 23:41

Se elas se chamam WAR SCENIC ou FARBEN são as tintas produzidas pela Asgard aqui do Rio. Ficam bem se diluídas com ECOSOLV.
Elas costumavam ter um sério problema de secagem dentro do vidro por não serem adequadamente vedados. Mas não são de todo ruins.
O Ecosolv não cheira tão forte ... ou pelo mnenos o cheiro não é tão desagradável.

Tintas a base dágua o pessoal tem tido resultados bons com a ACRILEX .... mas o povo que usa deve te dar uns toques melhores na questão da diluição

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Mauricio » 29 Abr 2008, 07:57

Rodrigo,

Eu sou um dos que usam a linha acrílica da Acrilex. Tenho conseguido bons resultados, tanto na aparência final quanto na facilidade de aplicação depois que passei a diluí-las com Veja Vidrex Cristal, que é um tipo de limpa-vidros.
O acabamento melhorou muito e a aplicação, tanto no pincel quanto no aerógrafo ficaram ótimas!!

Qualquer dúvida, é só perguntar!!

Abraços,

Mauricio

pesavento

Mensagempor pesavento » 29 Abr 2008, 09:17

E aoinde consigo comprar a acrilex? Na casa Cruz eu acho?

Batista
Admin.
Mensagens: 1093
Registrado em: 22 Dez 2006, 10:20
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Batista » 29 Abr 2008, 09:34

pesavento escreveu:E aoinde consigo comprar a acrilex? Na casa Cruz eu acho?
Sim ... você acha com facilidade lá

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Mensagempor edklingon » 29 Abr 2008, 11:24

Tintas Acrilex vc acha na Casa Cruz, em qualquer papelaria decente, e até nas Lojas Americanas.

Elas são facilmente diluíveis em água, mas ficam muito 'aguadas' (tá bom, não era bem o que eu queria dizer).

Os melhores solventes para Acrilex são o Vidrex Cristal (produto para limpar vidro -achável em qualquer supermercado) e o Brilho Fácil (produto para limpar e dar brilho em pisos - idem). No primeiro caso, a tinta ficará mais fosca, no segundo, com um tom mais acetinado.

Para remover a Acrilex de um modelo, basta deixá-lo de molho em água com sabão em pó por uma noite - sai tudinho!
Qapla´

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Mauricio » 29 Abr 2008, 17:43

Batista escreveu:
pesavento escreveu:E aoinde consigo comprar a acrilex? Na casa Cruz eu acho?
Sim ... você acha com facilidade lá
Também tem uma variedade muito grande na Caçula (R. Buenos Aires). Lembrando que a tinta correta é a que tem a tampa verde. As outras não se prestam para o nosso hobby!!

Abraços,

Mauricio

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Mensagempor Augusto » 29 Abr 2008, 22:21

Mauricio escreveu:
Batista escreveu:
pesavento escreveu:E aoinde consigo comprar a acrilex? Na casa Cruz eu acho?
Sim ... você acha com facilidade lá
Também tem uma variedade muito grande na Caçula (R. Buenos Aires). Lembrando que a tinta correta é a que tem a tampa verde. As outras não se prestam para o nosso hobby!!

Abraços,

Mauricio
A Caçula fica na Rua da Alfandega.

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Mauricio » 30 Abr 2008, 01:18

Augusto escreveu:
Mauricio escreveu:
Batista escreveu: Sim ... você acha com facilidade lá
Também tem uma variedade muito grande na Caçula (R. Buenos Aires). Lembrando que a tinta correta é a que tem a tampa verde. As outras não se prestam para o nosso hobby!!

Abraços,

Mauricio
A Caçula fica na Rua da Alfandega.
Tem lá tb!!
É que eu costumo comprar na loja grande, que fica na Buenos Aires, pois essa fica mais próxima para mim!!

Abraços,

Mauricio

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Mensagempor Augusto » 30 Abr 2008, 02:00

Na Buenos Aires? Esta eu não conheço

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Mauricio » 30 Abr 2008, 10:30

Augusto escreveu:Na Buenos Aires? Esta eu não conheço
É perto do Banco do Brasil, ao lado do restaurante Bravo Ricardo.

Abraços,

Mauricio

pesavento

Mensagempor pesavento » 07 Mai 2008, 15:49

Pessoal,

Esta diluição que vcs dizem, como faço? Misturo a tinta com os outros produtos vejo a tonalidade e depois aplico no modelo? Utilizo um recipiente para isso?´É necessário passar algum produto antes de pintar, para q a tinta pegue melhor?

Abraços,
Rodrigo

Mauricio
Plastimodelista
Mensagens: 915
Registrado em: 29 Dez 2006, 22:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Mauricio » 07 Mai 2008, 17:59

pesavento escreveu:Pessoal,

Esta diluição que vcs dizem, como faço? Misturo a tinta com os outros produtos vejo a tonalidade e depois aplico no modelo? Utilizo um recipiente para isso?´É necessário passar algum produto antes de pintar, para q a tinta pegue melhor?
Vamos por partes: Para qualquer tinta que exija esse procedimento, ou seja, que não deva ser aplicada diretamente sobre o modelo, é necessário fazer a diluição com o solvente apropriado. Ou seja, diluir é "afinar" a tinta. O "ponto" de diluição é muito relativo e empírico. Depende como vc vai aplicar a tinta e de experimentação (tentativa e erro).
Quanto à questão da tonalidade, depende do resultado final que vc quer alcançar no seu modelo, principalmente se a cor que vc precisa não existe na paleta de cores do fabricante. Aí, vc vai ter que experimentar misturas de tintas, até alcançar a cor desejada.
No caso do recipiente, via de regra, sim, é necessário usar um pequeno recipiente para realizar testes e a mistura final. Existem recipientes apropriados, mas eu comprei forminhas para pão de mel, em alumínio, que me custaram R$0,70 cada uma. Tenho seis dessas e me servem perfeitamente. Mas vc pode usar potinhos de iogurte, tampas de refrigerante, formas de empadinha (subtraídas da cozinha... :D), etc.!!
Dependendo da tinta que vc pretende usar, é necessário alguma espécie de produto que promova uma melhor aderência da tinta ao plástico do modelo. As tintas à base de esmalte sintético não necessitam disso, pois têm uma boa aderência. Algumas acrílicas (base água) específicas para o plastimodelismo, também. Porém para as Acrilex e as automotivas é quase imprescindível o uso de um primer para promover a aderência da tinta.
Espero ter ajudado. Daqui a pouco, outros colegas trarão mais luz às suas dúvidas!

Abraços,

Mauricio

pesavento

Mensagempor pesavento » 07 Mai 2008, 21:13

Valeu Mauricio,

Eu comprei aquelas Acrilex e uma Decorfix pois não tinha da Acrilex Branca, então com estas tintas irei precisar passar um primer, certo? Diluindo a tinta com água não precisarei dar várias mãos para o plástico não aparecer, ou passando o primer isso melhora?

Desculpe estas perguntas, mas sou curioso e queria aprender sobre esta parte da pintura.

Abraços,
Rodrigo


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante