Cabine de pintura portátil

Testes, comentários e dicas no uso ou confecção de ferramentas voltadas ou adaptadas para o modelismo
Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Cabine de pintura portátil

Mensagempor Augusto » 04 Jun 2013, 14:38


Avatar do usuário
Walter
Plastimodelista
Mensagens: 319
Registrado em: 12 Set 2009, 18:27

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Walter » 04 Jun 2013, 15:30

:shock: :shock: SHOW!!
" Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham."

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Bunger » 13 Jun 2013, 14:46

Pois é, já estou de olho nela a um tempão. E você pode comprar mais uma cabine e fazer um bloco só, são intercambiáveis.

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Celso Piva Saraiva
Plastimodelista
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Out 2013, 15:10

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Celso Piva Saraiva » 14 Fev 2014, 01:12

Seu principal apelo é ser portátil, indo ao encontro da tendência mundial de imóveis cada vez menores.
Tem apelo mas é de uma fragilidade! Claramente ching-ling. Será que vale o investimento?
Fiz minha câmara de pintura com um móvel de 1mx0,60m em MDF que custou R$30,00. Devo colocar um exaustor de banheiro,
que no ML custa R$79,00. Ou seja, por R$109,00, tenho um produto bem robusto e prático.
Antes que o edklingom peça, prometo postar fotos da bruta para que vejam que não é difícil se ter uma em casa, Pode até ficar
mais barata, sendo feita com dimensões menores, mais adequada às dimensões dos novos imóveis.
Já apliquei um fundo e vou pintar mais para proteção do que estética, Já estou vendo a possibilidade de colocar lâmpada fria, pois
tem uma aba para isso, para trabalhar à noite.
Espero ter ajudado.
Abraços.

Celso Piva Saraiva
Plastimodelista
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Out 2013, 15:10

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Celso Piva Saraiva » 23 Fev 2014, 18:35

Acabei de ver uma bela câmara de pintura feita por um shing-ling bem inventivo.
Ele tomou uma dessas caixas de plástico que encontramos para estocar roupas, papéis, documentos. O tamanho parece ser de, mais ou menos, 60cm por 30cm.
Colocou-a de lado, furou a parte de trás (anteriormente o fundo), instalou um ventilador de banheiro e uma tubulação para levar os vapores das tintas para fora do ambiente e voilà... uma bela área para pintura. Acho que deve ser gasto menos de R$100,00 para se ter algo semelhante por aqui.
Espero que alguém aproveite essa ideia.
Abraços.

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor yerrcastro » 23 Fev 2014, 20:05

Opa! Gostei da idéia. Acho que vou tentar fazer algo assim.
Henrique

Rodrigues Vaz
Plastimodelista
Mensagens: 1442
Registrado em: 09 Jul 2008, 19:49
Localização: Niterói / Rio de Janeiro

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Rodrigues Vaz » 25 Fev 2014, 09:02

Prezados amigos,

Alerto para o cuidados com essas cabines. Os motores elétricos dos exaustores não são indicados para trabalhos que utilizem solventes e redutores.

João Bosco N Mendes
Plastimodelista
Mensagens: 2602
Registrado em: 29 Abr 2009, 19:34

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor João Bosco N Mendes » 25 Fev 2014, 22:08

Rodrigues Vaz escreveu:Prezados amigos,

Alerto para o cuidados com essas cabines. Os motores elétricos dos exaustores não são indicados para trabalhos que utilizem solventes e redutores.
:ordem: Por que, há risco de combustão?

João Bosco

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Paulo do Rio » 26 Fev 2014, 00:00

Porque as gotículas de líquido inflamável (thinner automotivo) serão sugadas e irão passar pelo motor (indutor e induzido) cujo giro produz faísca e...BUM!

Na cabine abaixo pode-se ver que o exaustor que suga os vapores está separado do motor; assim, os gases sugados não entram em contato com as faíscas do motor.

http://www.wimpel.com.br/cabine-de-pint ... de-pintura

Explore o site.
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...

Rodrigues Vaz
Plastimodelista
Mensagens: 1442
Registrado em: 09 Jul 2008, 19:49
Localização: Niterói / Rio de Janeiro

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Rodrigues Vaz » 26 Fev 2014, 08:41

Exatamente isso ,

No caso da cabine da APRJ, que faz a exaustão com fluxo axial, mandei fabricar um motor elétrico blindado e um filtro de partículas, usando luminária e cabos elétricos, também blindados. Muitos desses itens não estão disponíveis para venda em lojas.

Rodrigues

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor edklingon » 26 Fev 2014, 09:47

Rodrigues Vaz escreveu:Exatamente isso ,

No caso da cabine da APRJ, que faz a exaustão com fluxo axial, mandei fabricar um motor elétrico blindado e um filtro de partículas, usando luminária e cabos elétricos, também blindados. Muitos desses itens não estão disponíveis para venda em lojas.

Rodrigues
Isso quer dizer que, quando usarmos a cabine para fazer churrasco, as gotículas de gordura não entrarão em contato com o motor, consequentemente, evitando um incêndio e carne excessivamente bem-passada, ok? :drink:
Qapla´

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor yerrcastro » 26 Fev 2014, 22:49

Droga, não quero ser torrado. :no

Acho que foi algo assim que o Celso comentou:



Eita gambiarra. :-D

A cabine de pintura portátil é interessante. Com o frete deve ficar um pouco mais de 300 reais. Não acho um investimento ruim se tivesse certeza que solucionaria os problemas decorrentes de fazer pintura em ambientes fechados. Mas gastar isso e não ter o resultado esperado é complicado.

Depois dos comentários aqui, fui olhar o vídeo da maleta com mais atenção. O motor parece não estar separado do exaustor, ou seja, pode ser que tenha o mesmo risco que as cabines xing-ling. Pelo que eu entendi, muitas dessas cabines visam apenas evitar que partículas de tinta se espalhem pelo ambiente, mas como o Rodrigues falou, quando se usa solventes é mais complicado e as exigências da cabine devem ser outras.

Pesquisei rapidamente e os exaustores com o motor separado não são baratos. Acho que não tem solução fácil. :sad:
Henrique

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Augusto » 27 Fev 2014, 12:38

Acho que esta havendo um certo exagero, ainda que se deva sempre estar a favor da segurança. O volume de vapores emitidos por um aerógrafo é muito pequeno, não vejo como poderia provocar qualquer tipo de problema. Esta preocupação faz mais sentido com pistolas de pintura, que trabalham com volumes muito maiores.

Você pode usar um exaustor de banheiro, que são feitos para trabalhar em ambientes úmidos.

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor yerrcastro » 27 Fev 2014, 16:33

La garantía soy yo! :pc:



Então não há tanto risco?! Bom saber.

Alguém sabe qual deve ser o material para o filtro? É indispensável?
Henrique

Rodrigues Vaz
Plastimodelista
Mensagens: 1442
Registrado em: 09 Jul 2008, 19:49
Localização: Niterói / Rio de Janeiro

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Rodrigues Vaz » 27 Fev 2014, 19:53

Na minha opinião, é indispensável para reter as partículas de pó de tinta tóxica em suspenção e deve ser fabricado com fibras sintéticas padão G3. Se esse material não for retido no filtro, contamina o ambiente, suja o duto de extração, incluindo a ventoinha e o motor elétrico. Essas partículas também vão prejudicar a pintura do kit, aderindo a superfície.
Editado pela última vez por Rodrigues Vaz em 27 Fev 2014, 20:17, em um total de 1 vez.


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante