Como usar JET?

Aprenda aqui sobre produtos específicos ou adaptados para o hobby e a maneira correta de utilizá-los
yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Como usar JET?

Mensagempor yerrcastro » 11 Abr 2013, 21:20

No geral eu uso esses produtos abaixo e até agora não tive muitos problemas, tirando algumas marcas deixadas pelas colas, acho que mais por minha falta de habilidade do que pela qualidade deles.

Imagem

No entanto decidi testar o tão bem falado JET. Comprei esse produto abaixo, espero ter comprado certo.

Imagem

Talvez vocês possam me ajudar com algumas dúvidas em relação ao seu uso.

A aplicação é feita com pincel?
Se for, o que usar para limpar o pincel depois?
Comprei também um pó rosa, é com ele que eu misturo para fazer a massa e preencher frestas no kit?

Só para constar, já usei essa massa putty da Testors e achei horrível.

Imagem
Henrique

Eduardo Gavina
Plastimodelista
Mensagens: 1082
Registrado em: 05 Nov 2008, 20:14
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como usar JET?

Mensagempor Eduardo Gavina » 12 Abr 2013, 01:30

Henrique eu só uso jet, se não estiver com muita pressa e for na reunião sábado posso te mostrar.

A aplicação é feita com pincel?

Eu aplico com pincel

Se for, o que usar para limpar o pincel depois?

Eu não limpo

Comprei também um pó rosa, é com ele que eu misturo para fazer a massa e preencher frestas no kit?

Preencher frestas do kit use o putty da Tamiya, eu uso esse aí da foto, não conheço o pó rosa.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Como usar JET?

Mensagempor Augusto » 12 Abr 2013, 01:51

Não aconselho a usar o Jet, Pó + Liquido, para fechar frestas. Depois de seco o JET fica duro como pedra é é praticamente impossível de lixar a não ser com uma Dremel. esta mistura é boa para fazer cópias de peças.

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Como usar JET?

Mensagempor yerrcastro » 12 Abr 2013, 04:11

Eduardo Gavina escreveu:Henrique eu só uso jet, se não estiver com muita pressa e for na reunião sábado posso te mostrar.
Obrigado Gavina, vou querer ver sim. :ordem:
Augusto escreveu:Não aconselho a usar o Jet, Pó + Liquido, para fechar frestas. Depois de seco o JET fica duro como pedra é é praticamente impossível de lixar a não ser com uma Dremel. esta mistura é boa para fazer cópias de peças.
Augusto, eu tinha visto em algum lugar que era possível usar o JET também para fechar frestas, pensei que era com a mistura do pó com o líquido, mas estava errado. Voltei a pesquisar e descobri que se usa o JET para isso derretendo sprue com o líquido.

Tem esse tutorial aqui:
http://www.plastimodelismo.org/html/putty_caseiro.html

Parece só ser vantajoso em casos muito específicos.
Henrique

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: Como usar JET?

Mensagempor Júlio Urubu » 12 Abr 2013, 12:51

Uso Jet para tudo, menos resina e PE.
Vade retro goiabão! :666

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Como usar JET?

Mensagempor edklingon » 12 Abr 2013, 13:01

Uso tanto o JET que até já acostumei com o cheiro... :gira:
Qapla´

Marco Tullio
Plastimodelista
Mensagens: 189
Registrado em: 09 Ago 2007, 14:26
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como usar JET?

Mensagempor Marco Tullio » 12 Abr 2013, 16:07

Também só tenho usado Jet como cola. É tão bom quanto o Liquid Cement da Tamiya só que barato e fácil de achar. Só não testei com transparências (acho que não é uma boa...).


Agora essa coisa de mistura Jet com pedaços de plástico para fazer putty pra mim é apelação. Até deve funcionar mas tô feliz com os putties tradicionais.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Como usar JET?

Mensagempor Augusto » 12 Abr 2013, 16:23

Tem um filme do fravin no youtube mostrando esta técnica de derreter sprue


Celso Piva Saraiva
Plastimodelista
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Out 2013, 15:10

Re: Como usar JET?

Mensagempor Celso Piva Saraiva » 09 Fev 2014, 18:33

Em primeiro lugar, atenção quanto ao uso do JET.
Usem-no em ambiente aberto, com pouca manipulação e, se possível, em quantidades mínimas, sempre tampando o vidro após o uso. De
preferência, comprem vidros pequenos e, caro edklingon, não se acostume ao seu cheiro. Ele pode ser tóxico, provocando em alguns, dor
de cabeça.
Seu uso com o "pó rosa" (possivelmente acrílico) não deve ser utilizado para substituir o putty. Essa mistura, ao endurecer, fica muito dura
para ser reduzida e, se ficar na superfície ou houver excesso, somente o uso de um motor e pedras montadas odontológicas para remover.
Nunca o utilizei como cimento, e até vou experimentar, mas se for fazê-lo, use em quantidades bem controladas para não marcar o entorno
da área a ser colada. Ele adora uma impressão digital.
Acredito que não deva ser utilizado em transparências pois seus vapores(entre outras coisas ele tem acetona na constituição) podem manchar.
Quanto ao uso de JET e pedaços de estireno de modelos, utilizei isso há 30 anos, só que com toluol e meus modelos estão até agora perfeitos.
Muitos puttys do mercado não tem prazo de validade nem perto disso. Vou fazer uma série de experimentos com o JET no lugar do toluol e darei
um retorno logo que possível.
Espero que isso ajude,
Abraços.
Carpe diem.
Editado pela última vez por Celso Piva Saraiva em 13 Fev 2014, 01:23, em um total de 1 vez.

yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1503
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Como usar JET?

Mensagempor yerrcastro » 10 Fev 2014, 12:39

Celso, obrigado pelas dicas. :ok

Eu só tenho usado o jet como cola. Quando vou usar para fazer alguma peça em resina, não abro mão da máscara.
Henrique


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante