XX Exposição e Concurso do IPMS-BRASIL e APRJ

Sobre eventos no Brasil e no Exterior. Avise de tudo o que souber, queremos saber o que está rolando!!!!
Augusto
Admin.

XX Exposição e Concurso do IPMS-BRASIL e APRJ

Mensagempor Augusto » 01 Abr 2008, 02:18

O IPMS-Brasil e a APRJ (IPMS-RIO) tem o prazer de convidar a todos para XX Concurso e Exposição de Plastimodelismo do Rio de Janeiro.

O evento será realizado no salão do INSTITUTO HISTÓRICO CULTURAL DA AERONÁUTICA – INCAER, situado na Praça Marechal Âncora , 15 A – Centro – RJ (ao lado da Praça XV), nos dias 26 e 27 de abril de 2008, com entrada franca.

A realização, organização e julgamento serão feitos pela APRJ (IPMS-RIO) com a inestimável assessoria do IPMS-BRASIL que oferecerá as premiações especiais não ligadas às categorias em julgamento.

Aos amigos de fora do Rio de Janeiro esclarecemos que o INCAER fica ao lado do aeroporto Santos Dumont, com salão refrigerado, restaurante e estacionamento no local. O acesso é bastante fácil para quem chega de carro e está a poucos minutos dos principais pontos turísticos da cidade. Existem também bons hotéis próximos do evento

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 01 Abr 2008, 02:18

Senhores conforme prometido segue o regulamento do concurso

1. PROGRAMAÇÃO

26/04 (sábado): das 09 às 16 hs. – Exposição e recebimento de modelos e fichas de inscrição de modelistas. Ás 16:05 horas o salão será fechado para o público e participantes, devido aos trabalhos de julgamento.

27/04 (domingo) : das 09 às 17 hs.
16:30 hs.: Entrega dos prêmios;
17:00 hs : Encerramento oficial e retirada dos modelos.

OBS.: Os modelistas NÃO PODERÃO retirar os modelos antes do encerramento oficial do evento.
- A Organização não se responsabilizará pelos modelos não retirados após as 17:00 horas

2. INSCRIÇÕES : Datas e formas

a) Poderão ser feitas por meio eletrônico diretamente no site www.aprj.com.br com o pagamento respectivo feito via depósito bancário no Banco do Brasil Ag. 0287 Cc. 30.229-5 em nome de Associação de Plastimodelismo do Rio de Janeiro, ou a ser feito no momento da entrega dos modelos em cheque nominal ou em espécie.

b) Serão admitidas durante o período do evento no dia 26 até às 16 hs. com pagamento em cheque nominal ou em espécie.

3. TAXA DE INSCRIÇÃO
a) A Taxa de inscrição objetiva a cobertura de despesas do evento e não será devolvida.
b) Sócios em dia com a IPMS-BRASIL estarão isentos.
c) Sócios da APRJ – IPMS-RIO em dia com suas mensalidades: R$ 10,00
d) Não sócios e sócios desatualizados: R$ 20,00 para até 7 modelos e R$ 5,00 por modelo excedente
OBS.:
e) Os modelos que não participarem do concurso (apenas expostos) estão isentos de taxa;

REGULAMENTO:

A- Os participantes poderão concorrer às premiações com qualquer quantidade de modelos nas respectivas categorias e classes.

B- Ao inscrever-se, o participante passa a estar de acordo com este REGULAMENTO e compromete-se a aceitar o resultado do julgamento.

C- Os modelos que foram premiados em concursos anteriores da IPMS-BRASIL, poderão ser expostos, mas estão impedidos de participarem do presente Concurso.

D- A Comissão Organizadora (CO) poderá excluir e ou remover do concurso qualquer modelo que julgue ofensivo ou inapropriado ao evento.

E- O modelista poderá manusear apenas o seu próprio modelo, mesmo assim obrigatoriamente acompanhado pela Comissão Organizadora. Após posicionar seu modelo sobre a mesa de exposição, no local apropriado, o modelista não poderá mudá-lo de lugar, a não ser que isto seja solicitado pela Comissão Organizadora.

F- Em casos excepcionais, os juizes poderão manipular os modelos afim de fazer um julgamento mais acurado, sendo que nesta eventualidade a Organização se responsabilizará por quaisquer ocorrências com o modelo, desde que o fato seja comprovadamente da competência da organização. No caso de danos ou perdas a Organização ressarcirá o modelista até o limite comercial (valor de compra) do modelo.

G- A Organização proverá a segurança aos modelos até o término das atividades do Concurso ressarcindo o modelista até o limite comercial (valor de compra) no caso de dano ou perda.

H- Será absolutamente PROIBIDO, nas áreas onde os modelos estão expostos , FUMAR, BEBER, COMER, CARREGAR PACOTES OU CAIXAS E TOCAR NOS MODELOS;

I- A Comissão organizadora reserva-se o direito de tomar decisões finais em situações não previstas neste Regulamento;

J- Os modelos serão julgados atribuindo-se uma pontuação de 0 a 5 com variações de 0,2 pontos nos seguintes quesitos: Montagem, Detalhamento, Acabamento e Pintura. Os modelos serão classificados conforme a pontuação obtida. Em caso de empate na pontuação os juízes farão o desempate baseado no que julgarem ser o modelo que forma o melhor conjunto apresentado dentro dos quesitos julgados.

L- As decisões dos juizes são soberanas e finais, sendo passível de desclassifição o participante que por qualquer forma manifestar-se durante o julgamento;

M- Todo modelo deverá estar acompanhado da FICHA DO MODELO, que deverá ser colocada junto a ele. A falta da ficha desclassificará o concorrente;

N- Os prêmios concedidos serão colocados sobre as mesas, junto aos modelos vencedores e serão os seguintes

PREMIAÇÃO DA IPMS-BRASIL

- O PRÊMIO DR. ANTÔNIO PEREIRA LINHARES será concedido ao modelo julgado com “Destaque” dentre todos os modelos inéditos expostos no salão.

- Haverá premiação especial para os 03 (três) melhores modelos representativos de cada força armada brasileira (Exército, Marinha e Aeronáutica).

- Haverá um prêmio especial para o melhor trabalho que representar um TEMA HISTÓRICO exibindo uma seqüência de modelos correspondentes.

PREMIAÇÃO DA APRJ – IPMS-RIO

Serão premiados os três melhores modelos nas sub-classes com o 1º, 2º e 3º lugares. Modelistas inscritos na categoria infanto-juvenil (até 13 anos de idade) receberão um diploma de participação e concorrerão a um sorteio próprio de brindes.

Serão oferecidos prêmios especiais a serem anunciados oportunamente.

CLASSES:

A – DIORAMAS
A1 – Aviação
A2 - Militaria
A3 – Vinhetas

B – FIGURAS
B1 – Figuras Montadas
B2 – Figuras a Pé
B3 - Bustos

C – AVIAÇÃO
C1 - Aviões Militares - escala 1/72 até 1945
C2 - Aviões Militares - escala 1/72 após 1945
C3 - Aviões Militares - escala 1/48 até 1945
C4 – Aviões Militares - escala 1/48 após 1945
C5 - Aviões Militares escala 1/32 e maiores
C6 - Aviões Militares escala 1/144
C7 - Aviação Civil – todas as escalas

D - NAVAL
D1 – Embarcações Militares (inclusive submarinos) - propulsão mecânica
D2 – Embarcações Civis - propulsão mecânica
D3 – Embarcações a vela em geral

E – VEÍCULOS CIVIS
E1 – Veículos de competição
E2 – Veículos de passeio e/ou serviço

F – MILITARIA
F1 – Blindados – escala 1:35 até 1945
F2 – Blindados – escala 1:35 após 1945
F3 – Blindados – escala 1/72 ou 1/76
F4 – Veículos de Transporte e apoio – caminhões, meia-lagarta, jeeps, etc – todas as escalas.
F5- Blindados e veículos de todos os tipos – escala 1/48
F6 – Artilharia – canhões de todas as épocas e escalas

G – FICÇÃO

H – OUTROS (miscelânea)

OBS. Entidades ou pessoas entusiastas do plastimodelismo poderão oferecer, a critério da organização, premiações extras.

Enquadramento de tipos de KITS :
Além de plastimodelos os kits em resina, multimídia, vácuo-form e conversão enquadram-se nas classes acima.

PARTICIPAÇÃO EXTRAORDINÁRIA
Fora do concurso e no sentido de enaltecimento do modelismo, em todas as suas formas, poderão ser apresentados em caráter de exposição outros trabalhos que não sejam enquadrados no plastimodelismo.

IMPORTANTE:
As classes apresentadas são apenas para distribuição inicial dos modelos, podendo ser subdivididas ou suprimidas pela comissão organizadora dependendo do número e tipo de modelos inscritos em cada classe.

Contactos e informações :
www.aprj.com.br

W@sh

Mensagempor W@sh » 02 Abr 2008, 21:30

Pessoal tenho exposto minhas figuras todos os anos neste evento. Evento no qual sempre tive o maior prazer em participar, e a felicidade de ser contemplado com algumas medalhas.
Mas lendo o regulamento, pude perceber que houveram algumas mudanças.
Os itens que exponho são figuras militares em escala 1/6. Aquelas que vulgarmente são chamadas por alguns "debochados" de Falcons.
Pelo que entendí, as figuras não poderiam participar do concurso como nos anos ateriores. Poderiam apenas ser expostas. É isso mesmo?
Quero deixar claro que estou levantando este questionamento apenas para entender as mudanças. Uma vez que competir, nunca foi o meu intuito principal. Só que preciso saber, para ter noçãos se preciso ou não alocar verba para dispor no evento. Meu intuito com a exposição das figuras é divulgar meu nicho no modelismo.
Desde já agradeço a atenção e peço desculpas pelo uso da palavra "debochados".
Mas sinceramente julgo um deboche tratar figuras que são cuidadosamente elaboradas e montadas após um intenso trabalho de pesquisa, pintura e climatização de forma desrespeitosa e pejorativa. Seria a mesma coisa que tratar os carros montados pelos automodelistas como hotweels, ou os trens montados pelos ferromodelistas meramente como ferroramas.
Acho que está na hora de eliminar este preconceito bobo e sem fundamentos do meio dos modelistas.
Uma vez que temos os mesmos objetivos, que são a divulgação e popularização de nosso hobby e com isso a atração de novos adeptos.

W@sh

Mauricio
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio » 02 Abr 2008, 22:25

Não sei se entendi errado, mas acho que li o seguinte no regulamento acima:

"PREMIAÇÃO DA APRJ – IPMS-RIO

Serão premiados os três melhores modelos nas sub-classes com o 1º, 2º e 3º lugares.

...

B – FIGURAS
B1 – Figuras Montadas
B2 – Figuras a Pé
B3 - Bustos
"

Pelo que dá para entender, a classe de Figuras está discriminada e é competitva.

Abraços,

Mauricio

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 03 Abr 2008, 00:32

Wash acho que você não leu tudo:

IMPORTANTE:
As classes apresentadas são apenas para distribuição inicial dos modelos, podendo ser subdivididas ou suprimidas pela comissão organizadora dependendo do número e tipo de modelos inscritos em cada classe.

W@sh

Mensagempor W@sh » 04 Abr 2008, 12:30

Obrigado Amigos !!!
Mauricio apesar de tudo minhas figuras nunca foram enquadradas na categoria figuras. Sempre participaram em categorai aberta para trabalhos diversos ou algo do gênero.
Pela sua resposta, creio que vc não conheça ou não esteja associando que figuras estou falando.
Nos salões de São Paulo, já são abertas categorias exclusivas para Action Figures.
Mas agradeço pelo esclarecimento e pela ajuda.
Obrigado !!!

Mauricio
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio » 04 Abr 2008, 18:52

Valeu, Wash!!
Agora eu fiquei curioso para conhecer seus trabalhos!! Espero poder vë-los na exposição!!

Abraços,

Mauricio

Nilton
Plastimodelista

Mensagempor Nilton » 08 Abr 2008, 21:29

Senhores,

desejo sucesso total ao evento.

Infelizmente encontro-me em viagem de trabalho e depois emendarei fe'rias. Meu retorno previsto e' pra deois do dia 25/05/08.

Sucesso!

[],s

Nilton

Batista
Admin.

Mensagempor Batista » 09 Abr 2008, 10:24

E FALTAM 17 DIAS

:shock:

W@sh

Mensagempor W@sh » 17 Abr 2008, 23:37

Maurício muito obrigado. Mas se voce foi aos últimos eventos, com certeza já viu meus trabalhos.
Estou contando o tempo anciosamente para esse evento.
Mauricio escreveu:Valeu, Wash!!
Agora eu fiquei curioso para conhecer seus trabalhos!! Espero poder vë-los na exposição!!

Abraços,

Mauricio

Batista
Admin.

Mensagempor Batista » 25 Abr 2008, 21:02

Srs ...

tudo pronto ... mesas no lugar, salão arrumado ... esperamos vocês

Batista
Admin.

Mensagempor Batista » 26 Abr 2008, 23:09

Uma geral do salão antes do apagar das luzes

Imagem

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 27 Abr 2008, 22:45

Excelente evento!!!

Parabéns pela organização!!!

W@sh

Mensagempor W@sh » 28 Abr 2008, 00:57

Este foi um dos melhores eventos que participei nos últimos anos.
Sem sombra de dúvidas o pessoal aqui da APRJ deu um gás no IPMS.
Parabéns a todos pela organização e pelo brilhante evento !!!

W@sh

Mensagempor W@sh » 28 Abr 2008, 01:00

E aí Maurício, o que achou das figuras ? ;)
W@sh escreveu:Maurício muito obrigado. Mas se voce foi aos últimos eventos, com certeza já viu meus trabalhos.
Estou contando o tempo anciosamente para esse evento.
Mauricio escreveu:Valeu, Wash!!

Abraços,

Mauricio