Zimmerit- Uma nova alternativa!

Aprenda aqui sobre produtos específicos ou adaptados para o hobby e a maneira correta de utilizá-los
andre assef
Plastimodelista
Mensagens: 116
Registrado em: 21 Jul 2010, 23:00

Zimmerit- Uma nova alternativa!

Mensagempor andre assef » 03 Abr 2013, 21:23

Como todos sabem, os tanques alemães na WWII durante um perído entre 43/44 levavam uma pasta contra minas magnéticas; o Zimmerit!!
Não vou me aprofundar na explicação desta pasta, pois nosso amigo Serra fez um excelente tutorial sobre esta pasta:

http://www.webkits.com.br/news...icleid=379&zoneid=28

Esta pasta representa uma grande barreira para os modelistas, pois ela tinha uma espessura de mais ou menos 1 cm, então como representá-la numa escala 1/35? Passeando por vários sites no Brasil e no exterior, o que vemos são modelistas aplicando um zimmerit de forma muito espessa. Se trouxéssemos para uma escala 1:1 eles teriam cerca de 10cm!
Existem, portanto, várias técnicas para se fazer zimmerit, vejamos algumas:

Técnica do efrro de solda(muito bem explicada e aplicada pelo Serra):

http://www.webkits.com.br/news...icleid=380&zoneid=28

A grande desvantagem desta técnica é o erro zero! Se vc errar, vc perde o kit inteiro!

Zimmerit de P.e.:Existem várias empresas que fabricam zimmerit de metal, para ser aplicado sobre o kit. A grande desvantagem é que se tem que colar com muita precisão, ficam bordas, preço caro e são sempre iguais, isto é se vc montar 2 Tigers, eles vão estar exatamente iguais!

http://www.greatmodels.com/~sm...gi?item_num=EDU35716

Existem também de resina com as mesmas desvantagens(o preço é até maior)

http://www.greatmodels.com/~sm....cgi?item_num=CAV101

Com durepóxi: Esta técnica tem por desvantagem o pequeno espaço de tempo para se confeccionar contabalançeando com o maior espaço de tempo para fazer num tanque inteiro!Além de que, normalmente fica muito espesso!

Com Chiclete: Bom, primeiro que é absolutamente nojento :D! Depois qunto chicletes se tem que mastigar para fazer um tanque inteior? Quanto tempo demora? E no fim chega-se ao mesm problema, a espessura!

Com Putty: O problema do putty é o pequeno tempo de trabalho com a massa!Além de que fica espesso!

Kits que já vêm com zimmerit: o problema destes kits é que são todos iguais, se vc montar dois stugs, vai ter dois stugs iguais, e o zimmerit vem muito certinho!

Na verdade a espessura do zimmerit como falei, é o grande problema no modelismo. Percebe-se em fotos de tanques reais da WWII, que quando o tanque está longe, o zimmerit não é detectado, mas quand a foto é próxima, percebe-se!
Pensando nisso, eu vou mostrar uma técnica de confeccioná-lo de maneira rápida, fácil e barata, com um material que já ví gente aqui comentar, mas que nunca usou para este fim!

Histórico desta técnica:

Este zimmerit já me causou grandes confusões.Num primeiro concurso que eu levei um tigre com ele aplicado, tanto os juízes quanto os concorrentes não acreditaram que eu mesmo o tinha aplicado, afirmavam que eu usava um Cavalieri e mentia sobre o zimmerit!Aliás, este mesmo concorrente, perdeu vários kits tentando aplicar zimmerit, achando que eu utilizava resina odontológica e de prótese!Gastou tempo e dinheiro, era só ter tido a humildade de perguntar!
Aqui mesmo na WK, fui malhado nas primeiras postagens, salvo graças a Deus pelo Rubens e pelo Melzi!
Eu na verdade não podia contar antes, pois havia prometido para um grande amigo meu e na verdade o idealizador deste zimmerit que não contaria!( Graças a Deus ele mudou de opinião e agora vou mostrá-lo para vcs!) quem primeiro me mostrou este material e a possibilidade de se fazer zimmerit com ele,tenho que reconhecer, foi meu amigo Max! Me fez prometer também que não contaria a ninguém, e como cumpro com minha palavra, não contei a ninguém! sofri com isto durante anos, embora alguns colegas, como o Rubens, por exemplo, descobriu por si só, olhando um aplicado,mas é um modelista experiente! Recentemente, meu amigo m e passou os direitos autorais, digamos assim,sobre esta técnica e me permitiu que divulgasse!

Vantagens:
-é barato-
-rápido de aplicar( Num Tigre cerca de 20 minutos)
-Fácil- qualquer mané como eu consegue aplicar
-Tempo de trabalho- vc tem bastante tempo de trabalho para fazê-lo, não precisa correr!Vc tem até 3 dias para fazer correções!
-Erro-É uma técnica que permite o erro! Se errar, vc pode passar um pano úmido com água e retirar, ou passar de novo a massa e o pente!
-Opções- te dá muitas opções de fazer, de forma que um tanque nunca fica igual ao outro!
- Escala- te permite usar em várias escalas!

Desvantagem

-tempo de cura- quando vc aplica o zimmerit, ele vai demorar para curar! Em princípio, são cerca de 3 horas, para poder manipulá-lo, 3 a 4 dias que ele ainda pode ser mexido, com um aspecto de borracha. Depois disso, endurece como pedra!

Material para confecção do zimmerit:

Aplicador de zimmerit da tamya(também pode ser uma serrinha, quanto menor, menor a escala). Eu em Tigres e panteras, gosto de usar a 0,7mm, e em PZ IV a 0,5mm!

Imagem

Imagem

Um pincél e uma espátula( como não achei minha caixa de espátulas, utilizei a metade de um grampo de roupas, mostrando que qualquer coisa lisa serve)!!! Ambos vão servir para a aplicação da pasta!


Imagem

Uma escova de dentes e um pano- para a limpeza dos dentes do aplicador!


Imagem

Imagem

E o segrado de tudo a pasta: Pasta para modelagem da Acrilex!

Imagem

Em dinheiro de hoje, esta pasta custa R$¨6,00 (U$3,00) , dá para no mínimo 10 modelos(menos de 60 centavos por modelo), o aplicador da tamya custa R$ 26,00(U$ 13,00), e é eterno, desde que bem limpo. Portanto dá para se fazer muitos modelos a um preço muito baixo!

A Técnica:

Peguei um Tigre, e montei só as partes que levarão zimmerit! Note que marquei com uma caneta para retroprojetor as áreas onde não vai zimmerit, onde vão as saias e onde vão os furos(pois a pasta vai cobrir)

Imagem
Imagem
Imagem

Pega-se com o pincél uma porção de pasta!

Imagem

E aplica-se sobre o modelo:

Imagem

Com uma espátula, homogeniza no modelo:

Imagem

De forma que fique numa espessura bem fina:

Imagem
Imagem

Com o aplicador(pente), vc arranha o modelo:

Imagem

corre por ele por cerca de 0,5 cm e levanta o pente:

Imagem

A cada cinco ou seis passadas, limpe o pente com o pano e esfregue a escova entre seus dentes, para tira excessos de pasta:

Imagem
Imagem

E assim vc vai passando por todo o modelo, arranha, levanta, arranha, levanta, arranha levanta:

Imagem
Imagem
Imagem

Não se preocupe com os excessos, algumas horas depois vc vai tirá-los! Aplicação em um Tigre leva exatamente 20 minutos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se vc não gostou do efeito em algum lugar, passe um pano umedecido com água e remova a pasta, ou se quiser(e como eu faço), aplique só mais um pouco de pasta e passe novamente o pente!
Importante: após a aplicação, lave e esfregue com a escova os aplicadores da Tamya,pois depois de endurecido é impossível e vc perde o material. assim desta forma, vc tem aplicadores para sempre!

Imagem

Espere algumas horas( duas no mínimo), para mexer no tanque! Daí com um estilete, vc passa e vai retirando os excessos:

Imagem
Imagem


Neste momento, se vc quiser, pegue o estilete e raspe umas porções de zimmerit, para imitar os descascados do mesmo e deixá-lo mais realista:

Imagem
Imagem

Aqui elke pronto!

Imagem
Imagem

Pra quem quiser ver em tempo real, aqui está um vídeo que coloquei hoje no youtube, desta aplicação. Assim se tem a noção exata de tempo da coisa!Pra quem quiser é só procurar em zimmerit em um tiger!

http://www.youtube.com/watch?v=PAxY-d9xu-Q


Este é meu presente de Páscoa a todos os meus amigos da WK! Espero que gostem ! Se alguém tiver alguma dúvida é só escrever e perguntar!Se alguém sentir insegurança e quiser que eu aplique, é só pedir! Estou à disposição para ajudar!
Aos meus colegas de Curitiba, que perderam seus kits por não perguntarem, quero pedir desculpas, por não ter mostrado isto aqui antes, mas entendam: promessa é promessa!
a todos que acompanharam,gostaria de desejar uma Feliz Páscoa

Paulo do Rio
Plastimodelista
Mensagens: 1455
Registrado em: 04 Jan 2007, 19:30
Localização: Rio de Janeiro

Re: Zimmerit- Uma nova alternativa!

Mensagempor Paulo do Rio » 04 Abr 2013, 09:47

Grande Assef! Muito bom e grato por compartilhar.
Eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende.

I may not be good, but I am slow...


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante