Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Ricardo P-40 » 26 Jun 2013, 09:04

Augusto escreveu:Gavina

Eu sempre faço do jeito que me agrada e pronto. Também não gostos destes aviões da segunda guerra pintados como carros de formula 1, isso é simplesmente irreal, mas tem gente que prefere assim, da mais valor ao acabamento perfeito do que ao que mostra mais a realidade.

Só para contrariar, eu sou dos adeptos dos aviões limpos. Os meus costumam ser mais limpos até dos que eu vejo na maioria dos museus. :D

Imagem

Imagem

Imagem

Mas também entendo isso como uma questão de opção individual. Depende muito daquilo que cada um valoriza mais, a forma e as cores do avião ou a sua operacionalidade. Apenas alerto para o fato de que alguns em nome da operacionalidade acabam cometendo exageros que acabam resultando em algo totalmente fora da realidade. Muita gente abusa de certos efeitos como pre shading, chipping, técnica do sal, etc. e acaba produzindo verdadeiras aberrações :no . Outros já usam o desgaste excessivo para disfarçar os erros que cometeu na montagem ou a incapacidade de fazer um acabamento decente. Desgastar um modelo também exige muita pesquisa em imagens de época para se fazer algo coerente.

Augusto,

Vendo ao vivo, achei os dois ótimos. :ok

Abs,

Ricardo

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Andre Cardoso » 26 Jun 2013, 11:09

Eu gosto de limpo e sujo.. qualquer coisa, desde que fique legal! :ok

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Augusto » 26 Jun 2013, 13:35

Ricardo, como foram feitas as máscaras para pintar o Meteor?

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Ricardo P-40 » 26 Jun 2013, 20:50

Augusto escreveu:Ricardo, como foram feitas as máscaras para pintar o Meteor?
De papel, como as suas. :ok

Imagem

Imagem

Eu lembro de ter visto em algum lugar uma foto da WWII de alguns Spitfires ou P-40 ingleses sendo camuflados com mascaras feitas de papelão. Isso normalmente produzia na pintura linhas sólidas com alguns ligeiros borrados em alguns contornos onde eventualmente o jato da tinta passava sob o papelão. Um efeito que se consegue reproduzir com mais fidelidade com as máscaras de papel.

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Ricardo P-40 » 26 Jun 2013, 21:17

Acabei achando a foto, no caso é um P-40 do AVG:

Imagem

Aliás essa página é uma excelente referencia sobre a pintura dos aviões do AVG:

http://www.ratomodeling.com/articles/AVG_cammo/

Abs,

Ricardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Augusto » 26 Jun 2013, 22:18

Poi é, mas você conseguiu bordas muito definidas, coisa que eu não consigo fazer, tem algum segredo ai? :D

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Ricardo P-40 » 26 Jun 2013, 22:40

Augusto escreveu:Poi é, mas você conseguiu bordas muito definidas, coisa que eu não consigo fazer, tem algum segredo ai? :D
Augusto,

As únicas diferenças que eu vejo entre o que eu e voçe fazemos, são as seguintes:

- Eu geralmente uso máscaras feitas com um papel mais grosso, mais ou menos do tipo que se usa em fichas pautadas ou cartões de vista. Isso talvez faça com que elas vibrem menos com o fluxo de ar do aerógrafo produzindo uma linha mais sólida.

- Normalmente eu não prendo as máscaras no kit, seguro uma a uma, na mão mesmo, na medida em que a pintura vai avançando. Isso me permite ir variando o afastamento da máscara de acordo com o resultado que eu vou obtendo durante a pintura.

- Eu também não me prendo muito aos desenhos das folhas de instrução. Comparando com referências fotográficas, cheguei a conclusão de que a maioria deles são apenas aproximativos, tendo pouca relação com a realidade. O que eu faço é procurar o máximo de fotos do avião que eu estou fazendo, e na ausência dessas, de outros com o mesmo padrão. Daí eu mesmo deduzo como deva ser a pintura e corto as máscaras a partir daí.

Fora isso é apenas a diluição da tinta no ponto certo e ir avançando aos poucos durante a pintura de cada mancha.

Abs,

Ricardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Augusto » 26 Jun 2013, 23:15

- Eu geralmente uso máscaras feitas com um papel mais grosso, mais ou menos do tipo que se usa em fichas pautadas ou cartões de vista. Isso talvez faça com que elas vibrem menos com o fluxo de ar do aerógrafo produzindo uma linha mais sólida.
Talvez seja por ai, vou testar :ok

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Bunger » 27 Jun 2013, 13:38

Ricardo P-40 escreveu:[(...) fichas pautadas (...) Ricardo
Não leio e não ouço esta expressão desde 1991 ! :o :o :lol: :lol:

Brincadeiras à parte, realmente um papel mais grosso pode melhorar ainda mais a máscara.

Ontem eu segui o "artigo" do Augusto e consegui fazer uma para um BAe Hawk. Só achei curioso que na hora de imprimir, primeiro usei o MS Office Picture Manager. E não funciona ! Realmente o único que imprimiu no tamanho certo foi o Irfan View.

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Andre Cardoso » 27 Jun 2013, 16:23

Preciso aprender essas coisas... podiamos fazer em uma reunião dessas :-P

Abçs

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Ricardo P-40 » 27 Jun 2013, 17:37

Andre Cardoso escreveu:Preciso aprender essas coisas... podiamos fazer em uma reunião dessas :-P

Abçs

Não há mistério algum nisso Andre. Corte algumas máscaras de papel e faça experiencias em sucatas que em pouco tempo voçe pega o jeito da coisa.

Alguns preferem fazer como o Augusto que imprime os desenhos das folhas de instrução na escala do kit e outros como eu que desenho as máscaras intuitivamente a partir de fotos já na escala.

Há ainda os que preferem colar a máscara com rolinhos de tape ou outro suporte sobre o kit e os que como eu seguram a máscara na mão mesmo na hora de pintar.

Faça as experiencias e descubra voçe mesmo com qual método voçe se adapta melhor. :ok

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Ricardo P-40 » 27 Jun 2013, 17:47

Bunger escreveu:
Ricardo P-40 escreveu:[(...) fichas pautadas (...) Ricardo
Não leio e não ouço esta expressão desde 1991 ! :o :o :lol: :lol:

Realmente Bunger, o computador tornou essas velhas fichas pautadas totalmente obsoletas. Por um acaso eu ainda tenho um estoque delas que eu usava até os anos 80 justamente para catalogar informações principalmente sobre navios e aviões da WWII. De uma certa forma elas foram o embrião dos bancos de dados sobre material da WWII que eu hoje tenho na minha máquina. Nessa época um simples porta fichas era suficiente para eu armazenar algumas informações manuscritas, hoje um HD de 500GB já está a beira da saturação de tanta informação que eu tenho guardado. :gira: :666

Eu ainda me lembro que uma das primeiras informações sobre plastimodelismo que eu informatizei na minha vida, foi uma relação dos kits de aviões da WWII 1/72 que eu conhecia no início dos anos 80. Isso tudo num arquivo de texto do MS-DOS que eu atualizava constantemente e imprimia no trabalho. :nuts:

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Gb - Inglaterra - P40 M - Academy 1/72 - CONCLUÍDO

Mensagempor Andre Cardoso » 29 Jun 2013, 17:27

Ricardo vou tentar... dessa forma como vc faz acho que, para aviões ingleses, a pintura fica excelente, pois as bordas eram bem definidas.

Fichas pautadas.... eu usava isso quando era advogado para acompanhamento processual. 8)

Ainda vende isso... Acho que é ideal para essas pinturas, pois como são grossas evita que o jato de ar do aerógrafo desloque a máscara.


Abç


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante