GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor Mobi » 16 Jan 2013, 23:44

Eduardo,

Você está um foguete!!! Já fez coisa pacas!

Tá ficando bonito!!! :ok

Manda bala!

Abraço,
Mobi

Marcelo Tarkus
Plastimodelista
Mensagens: 3323
Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor Marcelo Tarkus » 17 Jan 2013, 09:06

Não entendi isso aqui:

Imagem

O que é isso colado na torreta? qual a função?

:-?
Tarkus

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 17 Jan 2013, 10:25

Tarkus, com certeza é uma proteção para não quebrar o cano da metralhadora, pois ele já montou toda a torreta :-D :-D :-D :-D :-D
F 100

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 17 Jan 2013, 15:33

É, o Luiz acertou!
São nada menos que 4 metracas nessa torreta, e com a minha mão estabanada já sabe. :skull:

Acabei mexendo na torreta de modo a só precisar colocá-la depois de tudo pronto, portanto esse 'artefato' foi desabilitado por estar obsoleto. Coisas da guerra.

Mas se a galera ficasse na dúvida eu podia ter mandado que era um dispositivo pra lançar um bucha munido de arpão pra fisgar o inimigo "na unha"... :lol:
Sempre aprendendo...
Eduardo

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 17 Jan 2013, 15:54

meianoite2 escreveu:É, o Luiz acertou!
São nada menos que 4 metracas nessa torreta, e com a minha mão estabanada já sabe. :skull:

Acabei mexendo na torreta de modo a só precisar colocá-la depois de tudo pronto, portanto esse 'artefato' foi desabilitado por estar obsoleto. Coisas da guerra.

Mas se a galera ficasse na dúvida eu podia ter mandado que era um dispositivo pra lançar um bucha munido de arpão pra fisgar o inimigo "na unha"... :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Estraguei a surpresa :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
F 100

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 19 Jan 2013, 12:02

Pastel fechado!!

Imagem
Repare no tamanho da figura... na 1/72 dá um cara de 1,65m...

Pra fechar, depois de tantos testes, nenhum problema grave.
Mexi um pouquinho nas peças e deixei as torretas de fora, só vão entrar no final. Aquelas metralhadoras, mesmo com o sistema de proteção, iam acabar quebrando, tenho certeza... :nuts:

O que levou um tempo pra sacar é que o "carrinho" onde corre a torreta de proa pode ser "empurrado" pra dentro do kit fechado e depois recolocado nos seus trilhos com o auxílio de uma pinça. Dá até pra puxar ele invertido pra facilitar a pintura. Não sei se o engenheiro da Italeri pensou nisso, mas se pensou não há nenhuma indicação nas instruções a respeito...

Imagem

As trocentas vigias foram, como pretendido, fechadas com Kristal Klear a título de máscara. Fiz uns testes de retirada e com uma pinça afiada e um pouquinho de jeito elas saem sem problemas. Depois de tudo pintado, etc estas que estão aí serão substituidas por novas janelas definitivas.

Imagem

Para mascarar as portas e demais 'orifícios' do casco, colei uma fita Tamyia por dentro e reforcei com máscara líquida. Evidentemente, testei antes pra ver se elas poderiam ser retiradas com uma pinça. O envidraçado do cockpit foi mascarado à antiga, fita Tamyia cortada. Salvo por um ou outro frame não muito bem definido nas janelas de boreste, foi relativamente fácil porque não são tantas janelas assim - basta uma lâmina nova e estar numa hora de mão firme. Mas recomendo pra quem for se aventurar usar o novo set de máscaras que a Eduard está lançando este mês (tarde demais pra mim) :sad:

O detalhamento dos painéis da superfície deste kit são realmente exagerados (e não sou só eu que estou falando isso). OK, é bem melhor que abaixar o relevo do kit histórico da Airfix, mas realmente, como falou um colega nosso, "parece kit da Matchbox". De fato, as trincheiras são até mais exageradas em alguns pontos, e ainda tem a buraqueira do rebitador malucobeleza. :22

Imagem

Resolvi chutar o balde e dar um tratamento nisso. Primeiro, lixa grossa (320), a seco mesmo, pra tirar os excessos. Depois, um passe de primer nas linhas, a pincel, todas elas. Usei o Primer Tamyia, mas podia também ter sido Mr.Surfacer 500 (os meus estoques estão baixos!) ou outro que aguente bem ser lixado. Depois, isso vai ser lixado com água na 400 e 600 pra receber mais uma demão de primer pra igualar tudo. Estou neste momento na fase de lixar depois do primer nas linhas. Vejam o teste que fiz nos profundores, as linhas ficaram bem mais atenuadas como eu queria:

Imagem
primer no lugar...
Imagem
...lixado com 400 e 600


Em paralelo temos uma série de atividades nas asas, motores, flutuadores, etc.
Mas isso fica pra outro post...
:bump:
Sempre aprendendo...
Eduardo

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor Mobi » 19 Jan 2013, 13:17

Gostei do trabalho nos rebites! :ok

Tá ficando bonito!

Abraço,
Mobi

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 20 Jan 2013, 15:41

Enquanto vou dando um acabamento nas superfícies, vou contar um pouco de como tentei sair de um problema que as instruções não deixam bem resolvido.

O Sunderland tem flutuadores nas asas, apoiados em suportes para aguentar esforços de compressão e cisalhamento e estaiados para suportar esforços laterais.
As instruções sugerem fazer esses cabos (meia dúzia em cada flutuador) em sprue, mas preferi fazer algo mais durável e com melhor acabamento.

Não sou bom nesse negócio de cabeamento, daí que resolvi primeiro dar uma estudada no que os colegas fazem e desenvolvi um jeitinho de puxar esse cabeamento de modo a ter um pouquinho mais de controle - e um melhor acabamento final.

Primeiro, escolhi usar linha de nylon (de pesca, 0,2mm, o que daria pouco menos que 1,5 cm no 1:1). Mais grosseiro que um fio cirúrgico, mas era o que eu tinha à mão em Maricá, era barato e acho que vai dar o efeito desejado.

Pensei em esticar os fios pelo bordo de fuga das asas, na área que será coberta depois pelos ailerons. Furei as asas com uma broca Ø 0,25 e passei um fio de teste pra verificar se a cola de CA segurava como pretendido.

Imagem

Imagem
(repare no fio de teste à direita da broca, já colado e cortado no lugar)

Sim, o esquema funcionou bem.
Mas apareceu um outro problema: o decal do cocar da asa inferior é trespassado por um par desses fios. Como não quis recortar o decal, pintei previamente os painéis contíguos e apliquei o decal, já deixando aquela área praticamente acabada (falta o verniz selante, wash, etc que podem ser feitos com o flutuador e os cabos já no lugar).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tudo isolado, fios passados e arrumados (enrolados e presos com fita numa ripinha de madeira) "só" falta completar o resto todo... :blog:

Imagem

Imagem


Continua!
:bump:
Editado pela última vez por meianoite2 em 02 Fev 2013, 22:17, em um total de 1 vez.
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 21 Jan 2013, 01:49

Uma pequena atualização, hoje foi dia de lixa no modelo...

Enquanto isso, o kit tem as luzes de posição das asas marcadas apenas em relevo, e o Sunderland tinha as lâmpadas coloridas encapsuladas em uma peça transparente.

Fiz uma pequena intervenção em scratch pra replicar isso.
Pra isso, usei um pedaço de sprue transparente, lixado e cortado um pouco maior que o lugar da peça. Fiz nessa peça um pequeno furinho que enchi de tinta, verde pra boreste e encarnado pra bombordo. Colei as peças nas pontas das asas e vou deixar secar bem.

Imagem

Imagem

Amanhã vou lixar até o tamanho e polir pra ficar que nem 'vidro'.

depois continua...
:bump:
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 21 Jan 2013, 12:15

Lixado e polido fica bem melhor que o original...

Imagem

Imagem

...............


Outro problema.
As peças para os faróis são simplesmente menores que o espaço no bordo de ataque da asa.
Que, por sinal, também tem algumas rebarbas e uma moldagem não muito "no esquadro".
Se montasse como veio ia ficar tosco. :bang: :bang:
O patético é que a Italeri colocou naquele livreto uma foto dos faróis do avião...

Pra começar, fiz um 'box' pra dar um acabamento e depois vou pensar como vou fazer a lente, se uso a original - que agora deve caber - ou outra coisa...

Imagem


Continua!
:bump:
Sempre aprendendo...
Eduardo

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor Mobi » 22 Jan 2013, 23:00

Eduardo,

Isso tá virando uma aula! :ok

Tô de olho!

Abraço,
Mobi

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor Júlio Urubu » 22 Jan 2013, 23:12

Muito bom! :ok
Vade retro goiabão! :666

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 23 Jan 2013, 02:02

Valeu o incentivo, galera. Isto tá dando muito mais trabalho que eu pensava... caramba, é um kit de 2012! :bang:

Sem fotos desta vez!

Hoje foi dia de primer e volta à lixa. O que apareceu de defeito por conta do primeiro desbaste foi uma enormidade (marca de lixa mesmo, teve lugar que a dupla 400-600 não "cortou" direito e ficaram aqueles riscos da 320). Como este é "pra lixar" estou barbarizando no primer Tamyia, "tipo" Mr.Surfacer. Já foi 1/4 de vidro nesta faina... :-(

Amanhã eu devo terminar a base e começar a pintar.

Espero.

:bump:
Sempre aprendendo...
Eduardo

Giordano
Plastimodelista
Mensagens: 1273
Registrado em: 12 Jan 2007, 19:44

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor Giordano » 23 Jan 2013, 09:10

Show!

Só cuidado na hora de remover aquela fita por cima do decal, se é que está por cima! :roll:



:ok

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Short Sunderland Mk.I - Italeri - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 23 Jan 2013, 14:23

Obrigado, Giordano, isso aconteceu mesmo.
Quem sabe, sabe! :simmestre:

O decal já estava protegido por uma camada de future, mas entre uma lixada e outra fui "trocar" a máscara e um decal "quis" levantar :doh: . Colei de novo com future e ficou 100%. :fiu:

Então eu fiz um círculo em fita "de costas" pra proteger o decal (em fita azul, dá pra ver através da fita Tamyia) :pimp: :

Imagem


Estou a caminho da garagem pra dar uma primeira demão de tinta.
Acho que agora vai!

:bump:
Sempre aprendendo...
Eduardo


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante