Vacuum Forming Machine (VFM)

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Mauricio (Insistente)

Vacuum Forming Machine (VFM)

Mensagempor Mauricio (Insistente) » 21 Fev 2008, 09:05

Senhores,

Vou montar uma engenhoca destas. Gostaria de saber qual o tipo ideal de plástico para moldar canopies, as dimensões comerciais de uma folha e onde comprar aqui no Rio.

Preciso inicialmente das dimensões da folha para poder dimensionar a caixa.

A intenção é levar na próxima reunião.

Se alguém tiver informações, agradeço antecipadamente.

Mauricio (Insistente)

Mensagempor Mauricio (Insistente) » 25 Fev 2008, 14:24

E aí, galera? Ninguém sabe?

Gripen
Plastimodelista

Mensagempor Gripen » 25 Fev 2008, 22:58

Opa Mauricio...
Sera que tem como copiar um canopy pra mim ? hehehe..ja tentei o empurroform mas nao deu certo...

Abraços

Batista
Admin.

Mensagempor Batista » 26 Fev 2008, 02:14

O acetato você encontra na Casa Cruz ... ele é vendido 'a metro e a bobina se não me engano tem 60cm ou 90cm de largura.

O maior problema é que a qualidade do acetato hoje em dia deixa a desejar ... ele já não é tão liso como antes ... mas ainda assim não compromete muito o resultado final

Mauricio (Insistente)

Mensagempor Mauricio (Insistente) » 26 Fev 2008, 12:38

Valeu, Batista!

A idéia é essa mesmo. Eu particularmente nunca tentei o "empurroform" por considerar que o resultado final não seria tão bom quanto um VFM.

Qual a escala / tamanho aproximado do canopi que vc quer copiar?
A minha utilização imediata seria copiar um canopi do Zero em 1/72.

Vou começar a procurar o material. :twisted:

Um abraço a todos.

Gripen
Plastimodelista

Mensagempor Gripen » 26 Fev 2008, 14:34

MAuricio !! Podeajudar o amigo aqui ?? hehehhe..

Abraços

Mauricio (Insistente)

Mensagempor Mauricio (Insistente) » 26 Fev 2008, 18:43

Gripen escreveu:MAuricio !! Podeajudar o amigo aqui ?? hehehhe..
Assim que estiver montado, e funcionando. :D

edklingon
Admin.
Contato:

Mensagempor edklingon » 27 Fev 2008, 13:45

Camarada, lá no tópico de FERRAMENTAS da Webkits está rolando uma discussão sobre máquinas de vacuum-form, vc já olhou?
Qapla´

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 28 Fev 2008, 01:30

O empurroform vai resolver o problema de forma muito mais barata. Uma máquina desta só para isso me parece um exagero, mas se quer tentar acho um boa experiência.

O acetato bom só em São Paulo, o daqui vem cheio de marcas. O Claude me arranjou uns comprados lá.

Gripen se aparecer na próxima reunião podemos tentar resolver isso, qual é o canopy?

Gripen
Plastimodelista

Mensagempor Gripen » 28 Fev 2008, 03:14

É ainda aquele do Alpha Jet que até o Claude tentou copiar pra mim..mas ta dificiiiiiiiiiiiiiiiiiil....ja tentei tambem e so m....rs...
Vou ver se apareço na proxima...

abraços

Renato
Plastimodelista

Tenho uma para vender!

Mensagempor Renato » 28 Fev 2008, 13:38

Ôpa, estou com uma maquininha dessas parada, montei a máquina quando fazia papermodels, porque o paper vem sem canopy. Funciona com aspirador de pó para fazer a sucção. Se quiser comprar ainda forneço uns dez metros de PVC transparente utilizado para embalar cartelas de comprimido. O PVC é o material indicado para isso. Dimensionei para a medida de 1:32, estou sem fotos dela mas na próxima reunião de vcs posso levá-la. Funciona beleza, tem uma armação para prender o PVC e aquecê-lo no forno, mas pode ser aquecido também diretamente na chama do fogão, quando o plástico está bem mole, formando uma barriga, é só empurrá-lo contra o molde e ligar o aspirador.
Projetos na bancada:
Nenhum

Mauricio (Insistente)

Mensagempor Mauricio (Insistente) » 29 Fev 2008, 10:51

A "máquina" na realidade vai ser uma caixa de madeira com os furos para sucção do ar e o encaixe da mangueira do aspirador de pó, uma coisa bem compacta.
O "pobrema" é o tamanho e o peso do aspirador. :shock:

Me lembra uma sacanagem que eu fazia com o pessoal da EMBRATEL, onde trabalhei muitos anos. Havia um aparelho de testes cuja embalagem parecia muito com uma TV. Era uma caixa pequena, cinza, com tampa articulada e uma alça de transporte. Quando colocada sobre a mesa parecia muito com uma TV, mas muito pequena pra tecnologia que existia na época.
Aí a turma, curiosa, perguntava o que era aquilo e eu respondia com a maior seriedade: É uma televisão à gás.
O pessoal, assombrado com a novidade, demorava a perceber a brincadeira até que eu dizia: O problema é o tamanho do botijão...
Dei boas risadas com a cara dos colegas nessa época. :lol:

Mauricio (Insistente)

Mensagempor Mauricio (Insistente) » 29 Fev 2008, 17:48

Aê... aquele acetato usado pra fazer transperências para retro-projetor não serve?

Batista
Admin.

Mensagempor Batista » 29 Fev 2008, 20:08

Mauricio (Insistente) escreveu:Aê... aquele acetato usado pra fazer transperências para retro-projetor não serve?
Não ... é fino demais e não responde bem ao calor

Mauricio (Insistente)

Mensagempor Mauricio (Insistente) » 02 Mar 2008, 21:58

edklingon escreveu:Camarada, lá no tópico de FERRAMENTAS da Webkits está rolando uma discussão sobre máquinas de vacuum-form, vc já olhou?
Ok, Ed. Já dei uma passada por lá. A caixa é bem aquilo que o Henri Carvalho montou. A solução dele para aquecer o acetato também é interessante: uma resistência de churrasqueira portátil.

Estou pensando em usar um velho ferro de passar que tá encostado por aqui. ;)

http://webkits.infopop.cc/eve/forums/a/ ... 70732[url]