GB - Inglaterra - Spitfire XIVc - Academy - 1/72 Terminado!

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 15 Dez 2012, 23:05

De volta ao kit principal!

Pintadas as faixas (banda em sky na fuselagem, ID nas asas em amarelo), um punhado de mãos de Brilho Fácil e estamos prontos pros decais:

Imagem

Os decais deste kit são um pesadelo. Pelo menos para mim. São finos, pouco elásticos, quebradiços, translúcidos. Não é o primeiro kit desses que eu monto mas desta vez eu estava um pouco melhor preparado. Peguei uns roundels de uma folha Aeromaster que está acabando :sad: , umas coisas e outras de umas folhas Italeri e Airfix (!!) e aproveitei do kit apenas as marcações individuais (DW-D e RB159). Não precisa dizer que foram estes os decais que me deram trabalho, mas meia hora e meio litro de future depois eles acabaram ficando no lugar... quem quiser montar este kit e quiser preservar a sua sanidade, arranje outros decais, simples assim!

No fim, deu trabalho mas acho que ficou razoável:

Imagem

Imagem

Imagem

Dá pra reparar que aproveitei o branco (base pras faixas) e pintei o cubo da hélice.
.................
Estamos chegando nos finalmente? Bom, agora é a hora de fazer um wash. Desta vez vou tentar fazer o acabamento pela via do post-shade, tentando coisas tipo pigmentos e tal. Alguma dica?
:nuts:
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Augusto » 15 Dez 2012, 23:28

Pois é, o problema destas máscaras líquidas é que deixam as bordas com estes cantos vivos. Passe a usar a Sillyputty e nunca mais vai ter este problema.

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 17 Dez 2012, 00:43

Obrigado pela dica, Augusto. :ok

Estou mesmo testando!
Normalmente eu uso a Pritt Tack pra mascarar, é um pouco mais consistente que a Silly Putty e também é reaproveitável, além de ter vários usos como pra posicionar temporariamente peças num dryfit.
Eu tinha um pouquinho de SP mas achei que é mole demais e me dificulta o manuseio na hora da pintura.
Editado pela última vez por meianoite2 em 17 Dez 2012, 00:52, em um total de 1 vez.
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 17 Dez 2012, 00:49

Bom, um dia dedicado a washes e assemelhados.
Usei o wash da Vallejo, é um produto muito bom.
Talvez o efeito tenha ficado um pouco exagerado, mas ainda há o que se fazer.

Agora falta pouco: mascarar, pintar e colocar o canopi, montar o trem de pouso e outras miudezas e a hélice.

Como foi dormir hoje:

Imagem

Imagem

Imagem

Acho que do natal este não passa... :cheers: :cheers:
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Augusto » 17 Dez 2012, 01:10

meianoite2 escreveu:Obrigado pela dica, Augusto. :ok

Estou mesmo testando!
Normalmente eu uso a Pritt Tack pra mascarar, é um pouco mais consistente que a Silly Putty e também é reaproveitável, além de ter vários usos como pra posicionar temporariamente peças num dryfit.
Eu tinha um pouquinho de SP mas achei que é mole demais e me dificulta o manuseio na hora da pintura.
Depois que se acostumar com a consistência estranha da SP, nunca mais vai usar Pritt-Tak.

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Brettas » 17 Dez 2012, 07:06

Augusto escreveu: Depois que se acostumar com a consistência estranha da SP, nunca mais vai usar Pritt-Tak.
Augusto tem razão, a Pritt-Tak é muito ruim, gruda e deixa marcas.
Sobre o Spit, está ficando excelente. Gostei muito dos desgastes, parabéns!

Marco Tullio
Plastimodelista
Mensagens: 189
Registrado em: 09 Ago 2007, 14:26
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Marco Tullio » 20 Dez 2012, 14:21

Eduardo:

Como você aplicou o wash da Vallejo? Espera secar antes de limpar o excesso?

Meu voto vai para o Silly Putty também. Depois que o Augusto deu a dica só usei isso.

Giordano
Plastimodelista
Mensagens: 1273
Registrado em: 12 Jan 2007, 19:44

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Giordano » 20 Dez 2012, 14:43

Lindaço! :7

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 20 Dez 2012, 21:41

Tullio, desta vez foi mais ou menos o seguinte:

- Pintura pronta;
- Verniz acrílico brilhante (usei brilho fácil);
- Decais;
- Sela com mais verniz brilhante, aplicado no aerógrafo em múltiplas camadas muito finas. Ficou um "espelho";
- Apliquei o wash com um pincel redondo (usei um Condor 425 número 6, sintético, ponta fina mas com um pouco de volume pra permitir traçar linhas um pouco mais longas - um número 0, p.ex. retém muito pouca tinta). Marquei só as linhas, espalhando o mínimo. Com o acabamento brilhante o wash flui por capilaridade. Diluí o wash com 20% de água pura;
- Fiz isso por setores. Neste Spit, 1/4 de cada asa, 1/4 da fuselagem.
- Marcado um "setor", deixei não mais que 5 min. secando - até o ponto de "ao toque" e tirei os excessos com um cotonete muito levemente umedecido com água. O tempo de secagem depende demais da temperatura do ar, da umidade, etc - não tem receita de bolo, tem que ir testando até conseguir tirar os excessos sem tirar também o wash das linhas.
- O efeito leva um tempinho, esse wash "aparece" mais quando seco. Eu usei um secador de cabelo pra acelerar a secagem e passar pro setor seguinte.
- Em locais onde as linhas são mais pronunciadas, reapliquei até o efeito ficar como eu queria.
- Nos escorridos de óleo, no ventre (wash sépia), isolei com fita as bordas dos painéis, se necessário, e fiz os escorridos com pincel. Aplique em camadas, aos poucos, sobreaplicando quando necessário pra dar mais densidade. Eu acho que ficou meio exagerado, mas várias fotos de Spits operacionais mostram que eles não cuspiam só fogo, eles também cuspiam óleo aos borbotões :D

É, dá pra ver eu não fiz da forma convencional, o "espalha tudo e depois limpa com um algodão", mesmo que por setores. Num teste que fiz antes numa superfície de provas, com o calor que estava fazendo, o wash "secava" rápido demais e (ou) exigia uma dose extra de esfregação pra sair, ameaçando o resto do acabamento, ou saía todo de uma vez. Difícil de controlar. Talvez numa noite mais fria, ou com mais diluição, fique tranquilo de se fazer. Mas é uma abordagem.

Quanto ao produto Wash Vallejo em si, é bom, mas o feito com a msitura (tinta óleo + terebentina + secante) é superior. Flui ainda melhor, seca no tempo certo e sai de forma controlada, desde que aplicado em uma superfície bem envernizada com acrílico e com o verniz curado = pelo menos um dia de secagem, senão mais.

Este produto da Vallejo, porém, é perfeito pra washes menos críticos, como em interiores e pra fazer sombras em detalhes, figuras, motores, etc.

A despeito dos elogios (obrigado! :nuts: ) o efeito ficou legal mas não me agradou tanto assim.

Neste modelo só fiz post-shade.
Ainda acho que a combinação de pre-shade com uma tinta bem diluída, explorando a transparência, complementada por um wash só nas partes mais críticas ainda deu um acabamento superior, como no Spit I da Airfix.

Espero ter ajudado, ou pelo menos dado munição pro debate...
:-?
Sempre aprendendo...
Eduardo

Marco Tullio
Plastimodelista
Mensagens: 189
Registrado em: 09 Ago 2007, 14:26
Localização: Rio de Janeiro

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Marco Tullio » 21 Dez 2012, 09:48

Obrigado pela explicação! Eu tenho alguns washes da Vallejo aqui mas tinha parado de usar porque não acertava o modo de usar.

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 23 Dez 2012, 15:20

O Mundo não acabou, mas este Spitfire sim! :-P

Tudo pintado, decalcado, wash pronto e selado, era hora de colocar as miudezas e fechar a conta!

O canopi, em 3 peças, foi tranquilo de mascarar e pintar, com a boa e velha fita Tamyia. Colei com Crystal Klear e deixei secar durante a noite. No dia seguinte pintei os frames com pincel mesmo. Diluindo direitinho a tinta e usando um pincel adequado fica pefeito.

Antenas. O whip do VHF, dorsal, é um pedacinho de fio de nylon colado com Crystal Klear e pintado com Vallejo. A antena do "Rebecca" (um proto-ILS), que fica na fuselagem ventral atrás da raiz da asa, foi feita em scratch da união de um pedaço de sprue e um tasquinho de fio de nylon.

Trem de pouso: é muito bem detalhado, mas tem um problema. Uma "chave" é moldada no pino que prende as rodas, e ela faz com que a roda seja montada de modo que o "amassado" do pneu não bate no chão. Limei essa chave e colei a roda como de costume, sem problemas. A bequilha não trouxe surpresas.

Aí vem aquela coisa. A hélice do kit tem as pás muito curtas e proporcionalmente "gordas". Fica esquisita mesmo. Estava bolando um plano B quando lembrei-me de um kit Fujimi que tinha na prateleira... o Augusto tinha apanhado um bocado da fuselagem do XIX que ele fez recentemente, e assim esse kit foi pro "fim" da fila. Acontece que a hélice dele é BEM melhor que a do Academy, e o kit ainda vem com uns outros mimos úteis. Por exemplo, escapamentos do tipo achatado e um slipper tank de 30 galões, que não vem no Academy mas que está lá, todo faceiro, numa foto do RB159 que tenho nos arquivos. :twisted:

Imagem


E assim o que era pra seu um projeto OOB virou um kitbash aos 50 da etapa final...

Fotos do kit "pronto":


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Conclusões sobre o kit:

- É um excelente kit para iniciantes. Bem detalhado, encaixes precisos, e ademais é um avião belíssimo.

- Para uma "experiência" melhor, recomendo:
- JOGAR FORA os decais e usar outros;
- Comprar um conjunto de hélice em resina da QB (ou canibalizar um conjunto);
- Idem pros escapamentos, nem todos os XIVc tinham os canos redondos como os do kit;
- Colocar um cinto de segurança melhor que o decal que vem no kit. Até de fita fica mais legal. O PE da Eduard pré-pintado foi show;

Pra quem é muito mais exigente, um interior em resina/PE melhora bastante, mas o do kit engana bem; um canopi em vac cai bem, também. Trocar os radiadores subalares também é uma boa, eles são ligeiramente "tortos" no kit. Pros mais empedernidos, um motor Griffon "aberto" no nariz e um set de armas expostas, talvez uns ailerons e principalmente profundores para abaixar, talvez uns flaps em PE... assim facilmente se transforma um kit de 6 dólares em um kit de 100 dólares! ;)


Bom, é isso. Gostei do resultado, me diverti um bocado e ainda aprendi mais uns truques.
Espero que tenham gostado, e Feliz Natal pra todos! :-D
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Augusto » 23 Dez 2012, 17:45

Muito bom! :ok

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB - Inglaterra - Spitfire XIVc - Academy - 1/72 Finali

Mensagempor Brettas » 23 Dez 2012, 17:53

Muito bom trabalho meianoite2
Parabéns!

Mobi
Plastimodelista
Mensagens: 2731
Registrado em: 07 Fev 2007, 08:46

Re: GB - Inglaterra - Spitfire XIVc - Academy - 1/72 Termin

Mensagempor Mobi » 23 Dez 2012, 18:15

Eduardo,

Ficou um show!

Nosso Spitman!

Abraço,
Mobi


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante