GB - Inglaterra - Spitfire XIVc - Academy - 1/72 Terminado!

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

GB - Inglaterra - Spitfire XIVc - Academy - 1/72 Terminado!

Mensagempor meianoite2 » 19 Nov 2012, 22:27

Nova atração!

Spitfire XIVc Academy 1/72:

Imagem

Começando hoje de noite...
:gira:
Editado pela última vez por meianoite2 em 23 Dez 2012, 17:53, em um total de 3 vezes.
Sempre aprendendo...
Eduardo

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Brettas » 23 Nov 2012, 19:05

Manda brasa ai!

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 26 Nov 2012, 21:01

Então vamos lá.
Não vou colocar muitas fotos do kit antes porque pretendo :lol: fazer um review dele...

Pra começar só uma visão geral do que vem no kit:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora, mãos à obra...
:splash:
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 26 Nov 2012, 21:18

Começando desta vez pelas asas!
:a

O encaixe é indecentemente bom, mas há alguns probleminhas, hora do scratch!

Os radiadores subalares têm um bom acabamento na parte traseira, mas simplesmente um 'buraco' na dianteira, pelo qual inclusive se pode ver o interior do cockpit. Vai entender...

Imagem

Fiz dois arremedos de radiador com umas sobras de plasticard. Colei com epoxi que ajudou a "vedar" qualquer falha, não estava com muito saco pra ficar ajustando e a luz é insidiosa.

Imagem

Ficou razoável depois de pintado de gunmetal, mas mesmo assim ficava um "vazio" na parte de cima. Apelei pra uma técnica inventada na hora.

Precisava de alguma coisa que pudesse ser pintada de primer verde sem dar muito trabalho. Bolei o seguinte estratagema:


1) colei uma fita durex transparente (daquela fosca que dura quase para sempre) fechando os "buracos";

Imagem


2) pintei por cima dela - ficou verde por dentro; :D

Imagem

3) colei uma fita Tamyia por cima pra não ter chance de descolar daqui a um tempo;

Imagem


4) aparei as rebarbas e pintei de verde de novo pra não dar chance pro azar de aparecer nada

Imagem


Próximo passo:
INTERIOR!
8)
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 26 Nov 2012, 21:53

Agora a hora da beleza interior!

Realmente o kit é muito bom neste quesito, tem bastante detalhe.
Melhor, tudo monta com facilidade, não precisei passar nem lixa nem nada pra ajustar coisa nenhuma.
Só fiz os furos da estrutura do banco.

Pintura básica, wash e drybrush à vontade pra ressaltar os detalhes, um pinguinho de cor aqui e ali pra destacar alguma coisa.

Um pingo de Crystal Clear (AKA Cola Polar de bacana) nas lentes dos instrumentos, um pedaço mínimo de sprue esticado pra manete do acelerador.

E, cereja do bolo, cinto de PE colorido da Eduard.
Ficam muito bons, mas tenho que praticar mais com PE :x .
De fato, esse era um dos objetivos desta montagem, acho que meus dedos são grossos demais e minha mão deve estar começando a mostrar os sinais de Parkinson. Apanhei um monte mas acho que o resultado dá pra enganar (pelo menos a mim :) )

Imagem

Imagem

Dá pra ver na foto de baixo dois detalhes: um, um pedacinho de fio pra fazer o cabo que tensiona o cinto de segurança e que 'se perde' lá pra dentro.
Outra coisa é um pequeno par de guias que colei pra estruturar a colagem da asa na fuselagem... mas isso é assunto pra depois! :bump:
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Arnaldo
Plastimodelista
Mensagens: 416
Registrado em: 09 Dez 2009, 01:30
Localização: Tijuca

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Arnaldo » 26 Nov 2012, 22:07

Muito bom.
:yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2 :yes2
Abraços a todos aqueles que tem o plastimodelismo como HOBBY.

Arnaldo Pereira

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 26 Nov 2012, 22:13

Hora de fechar a criança, isso foi ontem de noite.

Colei as metades da fuselagem, encaixe perfeito!
Deixei secar um pouco, lixa e polimento para catar defeitos, quase nada.

Pra asa fechar direito coloquei um par de tabs por dentro da fuselagem.
Até agora este foi o principal 'defeito' que vi no kit. Praticamente todo mundo faz diferente agora com asas de Spitfire, deixando a "asa de gaivota" totalmente moldada na parte inferior da asa e deixando a emenda lá pra trás, quase a meio caminho entre a asa e a cauda. Tem uma junção de painel ali que fica certinha e é bem mais fácil fechar tudo alinhado.
O lugar onde a Academy colocou a emenda é meio ruim e ainda cria uma linha de painel que não existe no 1:1. Pelo menos nos Spit XIV 1:48 eles corrigiram isso...

Imagem

Imagem


Um pouco a mais de cola, puxa-empurra, aperta... e deixa secar!

Imagem

Hoje deve estar seco, vou lá pra garagem limpar um pouquinho de massa que levou num lugar ou outro :bang:

Continua!!
Sempre aprendendo...
Eduardo

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7724
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Augusto » 27 Nov 2012, 12:36

Também tenho este kit, aproveito para ver como monta. O acabamento com os PEs ficou muito bom.

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 27 Nov 2012, 13:54

Se for pra comparar com o Fujimi (XIX) que tentou te dar uma surra, este kit aqui parece ser um maná.
:pimp:
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 28 Nov 2012, 23:28

Como eu estava dizendo, em um lugar ou outro eu decidi aplicar um pouco de massa.
Talvez em outros tempos eu não fosse tão preciosista, de fato mal precisava de massa em qualquer lugar :blog: . Usei massa Tamiya "comum", uma das minhas favoritas.

Imagem

Imagem

Imagem

Deixei secar bem, lixa... e um defeitinho no fundo. Massa e seca de novo.
Hoje dei uma lixada geral e dei por finito.

Colei as corcovas do capô do motor, a entrada de ar do carburador e o conjunto porta-e-canopi, com crystal clear porque vou mascarar e remover ambos depois da pintura - a porta vai ser aberta e o canopi também.

Tá quase pronto pra pintura, falta dar um remarcada numas linhas de painel, mas pra isso é bom estar descansado, coisa que eu não estou agora:

Imagem

Imagem

Imagem

É isso, amanhã continua...
:zz
Sempre aprendendo...
Eduardo

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor Brettas » 06 Dez 2012, 07:35

Parece muito bom esse kit da Academy. As linhas são bem delicadas.
Segue aí!

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 06 Dez 2012, 11:14

Valeu Brettas.

O kit é muito legal, mas a junção do ventre da fuselagem com as asas deu um bocado de trabalho. Depois eu conto mais em detalhes. :bang:
Num próximo eu vou abordar aquela área de uma forma diferente.

Já avançou bastante, hoje acho que vai dar pra fazer future, decais e começar o wash.
Desta vez eu não fiz preshade, vou fazer via postshade com wash acrílico e pigmentos...
Cada kit é uma experiência! :D

Mais tarde vou tentar postar algo, estou com um probleminha no computador de casa e tá meio ruim pra postar coisas agora.
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 15 Dez 2012, 08:56

Semanas finais antes das férias :7 resultam em muito trabalho e pouco modelismo...

O projeto deste Spit andou a passos de cágado nesses últimos dias, em parte porque houve uma intercorrência naquela emenda da asa com a fuselagem.
Tudo começou quando eu fui remarcar os painéis da região da "asa de gaivota" na emenda da asa com a parte ventral da fuselagem. É uma curva composta, meio chatinha de replicar.

Imagem
antes

Eu comecei marcando a lápis a linha que eu queria fazer numa fita durex fosca colada na peça:
Imagem

Em seguida, colei o durex marcado numa fita dymo e recortei:
Imagem

Daí eu colei a fita Dymo como guia no modelo e remarquei a linha.
Tinha ficado porreta, mas aí eu resolvi também marcar uns rebites que têm ali, um a um com uma agulha. e aí veio o desastre. Eu lixei tanto a região que ela ficou tão fina (a despeito do tab que colei por dentro pra "alinhar" as peças) que na hora de fazer o penúltimo furo a estrutura... falhou. :-( Pareceu que o avião tinha levado um tiro de Flak por baixo. Na raiva, nem tirei foto do rombo.

Pra consertar, primeiro fiz um "plug" com sprue esticado bem grosso, pra reforçar a área. Depois, massa, lixa, massa, lixa, rescribe, massa, lixa... ficou 'meio' maneiro, só que aquele acabamento perfeito foi de vez pras cucuias. Olhando de perto, por outro lado, ficou até mais "autêntico" - aviões de verdade nunca são tão lisinhos assim... :D
Imagem
Imagem

Depois eu continuo contando...
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 15 Dez 2012, 22:45

Resolvido isso, pintura!
Tinta Vallejo, sem problemas.
O Medium Sea Grey (das partes inferiores) foi aplicado no modelo todo, serviu como primer. Reparem no canopi: eu pretendo deixa-lo aberto, mas o kit vem com um canopi fechado que encaixa certinho... colei com cola branca, isolei a peça com máscara líquida e voilà um cockpit isolado. Mais fácil, impossível.

Imagem

Máscara com fita no ventre, Ocean Grey nas partes superiores:

Imagem

Usei a máscara líquida da Corfix desta vez "tingida" com um pouquinho de tinta acrílica - usei um azul. Dá um excelente contraste e, podem acreditar, não mancha! Show de bola. Aplicado com microbrush nos contornos e cotonete no resto.

Imagem

Imagem

Removida a máscara, ficam algumas sobras de tinta “rasgada”, especialmente nos lugares onde a aplicação da máscara ficou um pouco fina demais. Onde a máscara estava mais espessa isso é mais difícil de ocorrer... a próxima "experiência" na área de máscaras vai ser tentar espessar um pouquinho mais a máscara pra esse tipo de camuflagem. Acho que uma pitada de talco ou aerosil vai dar conta. Aguardem!
De qualquer maneira, essa “tinta rasgada” some facilmente quando escovada com uma escova de dentes ou um pincel de cerdas duras.

Imagem

O resultado ficou assim:

Imagem

Daqui a pouco sobe mais coisa...
Sempre aprendendo...
Eduardo

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.XIVc - Academy - 1/72

Mensagempor meianoite2 » 15 Dez 2012, 22:52

Entre uma demão e outra de tinta aproveitei pra dar um trato no trem de pouso. As pernas do trem são muito bem detalhadas, só faltou ‘furar’ a trava (aquela lingueta que aparece na metade superior das penas) e adicionar o conduite do fluido do freio. Um pedacinho de fio de cobre bem fino e um pinguinho de CA resolvem a parada:

Imagem

Para as rodas propriamente ditas, pouco problema. Pintei à mão com o meu “tom de pneu” favorito da hora – Teerschwarz da Revell – e fiz umas máscaras com fita e um punção desses de artesanato:

Imagem

Imagem

Daqui mais um pouco mais coisa!
Sempre aprendendo...
Eduardo


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante