GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72 - Terminado
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GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72 - Terminado
Bom, aí vai...
Vai ser o kit "novo" da Italeri para o Mk.VI, uma variante específica para uso em grandes altitudes.
O Mk. VI foi o primeiro Spitfire construído em série (100 exemplares) para combate em grandes altitudes. Ele tinha um teto operacional de aproximadamente 40.000 pés, cerca de 12.000 metros.
Características marcantes do Mk. VI:
- Estrutura geral do Mk.Vb;
- Motorização especial (Merlin 47);
- Hélice Rotol de 4 pás;
- Asas com um plug aumentando a área e a envergadura;
- Cabine pressurizada (ok, parcialmente pressurizada...);
- Entrada de ar para o compressor de ar da cabine sobre a tampa do motor de boreste;
- Ressalto para o sistema Coffmann de partida, também na tampa do motor de boreste;
- Canopi especial "aparafusado", sem corrediças;
- Porta de acesso lateral (bombordo) eliminada;
- Anteparas estanques "fechando" o cockpit;
O kit tem itens para fazer quase todas essas características.
Porém, as corrediças da cabine precisam desaparecer, assim como a porta lateral. e uma antepara para fechar a fuselagem traseira deve ser feita em scratch.
Vamos para a montagem...
Comecei colando a porta do kit e emassando as corrediças da cabine:
Dei uma marcada na linha de painel indicando que a porta "já era":
Eu não gostei do interior, as paredes laterais do cockpit são "nuas".
Daí resolvi dar uma incrementada nelas, embora soubesse que não ia ficar muito visível.
Parti pra uma solução de baixo custo, usando coisas que já tinha em estoque:
1) Tirei uns moldes - descartáveis - do interior de um Spit XIX Airfix que está na fila usando cera utilidade:
2) Fiz uma "casquinhas" usando resina Jet, aplicada na cera com um cotonete:
3) Reparem que as peças em Jet, mesmo rosa, ficaram quase transparentes de tão finas, o que é uma boa pois a peça fica fácil de adaptar e cola com cola comum de modelismo ou o próprio Jet líquido:
4) Agora, as peças pintadas com um primer preto pra ver se ficou bom:
5) E as peças nos seus lugares:
Pro freguês que é, tá muito bom...
Amanhã continua...
Vai ser o kit "novo" da Italeri para o Mk.VI, uma variante específica para uso em grandes altitudes.
O Mk. VI foi o primeiro Spitfire construído em série (100 exemplares) para combate em grandes altitudes. Ele tinha um teto operacional de aproximadamente 40.000 pés, cerca de 12.000 metros.
Características marcantes do Mk. VI:
- Estrutura geral do Mk.Vb;
- Motorização especial (Merlin 47);
- Hélice Rotol de 4 pás;
- Asas com um plug aumentando a área e a envergadura;
- Cabine pressurizada (ok, parcialmente pressurizada...);
- Entrada de ar para o compressor de ar da cabine sobre a tampa do motor de boreste;
- Ressalto para o sistema Coffmann de partida, também na tampa do motor de boreste;
- Canopi especial "aparafusado", sem corrediças;
- Porta de acesso lateral (bombordo) eliminada;
- Anteparas estanques "fechando" o cockpit;
O kit tem itens para fazer quase todas essas características.
Porém, as corrediças da cabine precisam desaparecer, assim como a porta lateral. e uma antepara para fechar a fuselagem traseira deve ser feita em scratch.
Vamos para a montagem...
Comecei colando a porta do kit e emassando as corrediças da cabine:
Dei uma marcada na linha de painel indicando que a porta "já era":
Eu não gostei do interior, as paredes laterais do cockpit são "nuas".
Daí resolvi dar uma incrementada nelas, embora soubesse que não ia ficar muito visível.
Parti pra uma solução de baixo custo, usando coisas que já tinha em estoque:
1) Tirei uns moldes - descartáveis - do interior de um Spit XIX Airfix que está na fila usando cera utilidade:
2) Fiz uma "casquinhas" usando resina Jet, aplicada na cera com um cotonete:
3) Reparem que as peças em Jet, mesmo rosa, ficaram quase transparentes de tão finas, o que é uma boa pois a peça fica fácil de adaptar e cola com cola comum de modelismo ou o próprio Jet líquido:
4) Agora, as peças pintadas com um primer preto pra ver se ficou bom:
5) E as peças nos seus lugares:
Pro freguês que é, tá muito bom...
Amanhã continua...
Editado pela última vez por meianoite2 em 19 Nov 2012, 22:17, em um total de 1 vez.
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Eduardo
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Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Continuando...
Comecei preparando uma antepara para a parte de trás do cockpit:
Que foi colada numa das laterais junto com dois "cilindros" feitos de sprue:
Enquanto isso, preparei o "miolo" do cockpit, 100% da caixa, exceto os cintos - em fita Tamiya e folha de chumbo, pintados. De dentro das transparências deve ser suficiente:
Hora de testar os encaixes e fazer os ajustes necessários...
... mais tarde tem mais!
Comecei preparando uma antepara para a parte de trás do cockpit:
Que foi colada numa das laterais junto com dois "cilindros" feitos de sprue:
Enquanto isso, preparei o "miolo" do cockpit, 100% da caixa, exceto os cintos - em fita Tamiya e folha de chumbo, pintados. De dentro das transparências deve ser suficiente:
Hora de testar os encaixes e fazer os ajustes necessários...
... mais tarde tem mais!
Sempre aprendendo...
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Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Continuando, o resultado do final de semana:
Modelo fechado, emassado (quase nada! ), lixado... este kit parece frágil, complicado, mas com jeitinho ele monta bem melhor do que parece que vai ser. Gostei.
Uma dica pra quem for atacá-lo: teste bastante o cockpit pra largura da fuselagem ficar correta e não afetar o diedro das asas. Cole as metades do nariz às metades da fuselagem ANTES de fechar tudo, o encaixe fica melhor.
No geral fica tudo muito alinhadinho e sem quase folga nenhuma. Só precisei emassar (além dos trilhos e da porta de ontem) um pequeno par de sink marks sobre o tanque de combustível (na frente do canopi), um buraquinho no nariz por causa de peça arrancada da árvore - falha minha - e dois pequenos espaços em cada lado da junção fuselagem -bordo de ataque das asas.
De noite, ajustar e colar o canopi - trabalhoso! - e fazer o pre-shade pra pintura durante a semana. Desta vez tentei fazer o pre-shade à mão, com um pincel fino - normalmente faço com aerógrafo. Gostei porque deu mais controle em um kit pequeno como este 1/72. Vamos ver como fica depois da pintura... por enquanto está ficando assim:
Continua!
Modelo fechado, emassado (quase nada! ), lixado... este kit parece frágil, complicado, mas com jeitinho ele monta bem melhor do que parece que vai ser. Gostei.
Uma dica pra quem for atacá-lo: teste bastante o cockpit pra largura da fuselagem ficar correta e não afetar o diedro das asas. Cole as metades do nariz às metades da fuselagem ANTES de fechar tudo, o encaixe fica melhor.
No geral fica tudo muito alinhadinho e sem quase folga nenhuma. Só precisei emassar (além dos trilhos e da porta de ontem) um pequeno par de sink marks sobre o tanque de combustível (na frente do canopi), um buraquinho no nariz por causa de peça arrancada da árvore - falha minha - e dois pequenos espaços em cada lado da junção fuselagem -bordo de ataque das asas.
De noite, ajustar e colar o canopi - trabalhoso! - e fazer o pre-shade pra pintura durante a semana. Desta vez tentei fazer o pre-shade à mão, com um pincel fino - normalmente faço com aerógrafo. Gostei porque deu mais controle em um kit pequeno como este 1/72. Vamos ver como fica depois da pintura... por enquanto está ficando assim:
Continua!
Sempre aprendendo...
Eduardo
Eduardo
Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Tá ficando bom.
Abraços a todos aqueles que tem o plastimodelismo como HOBBY.
Arnaldo Pereira
Arnaldo Pereira
Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Supr rápido.
De olho.
De olho.
Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Eduardo "Tarkus"!!!!
Manda bala!!!
Abraços,
Manda bala!!!
Abraços,
Mobi
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Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Amigo, vai sofrer para equilibrar as cores finais com este shade inicial....
Faça um teste, e se não der certo com prevejo, acetona ou álcool no algodão para tirar o grosso do preto, deixando apenas marcado nas linhas fundas
Faça um teste, e se não der certo com prevejo, acetona ou álcool no algodão para tirar o grosso do preto, deixando apenas marcado nas linhas fundas
Vade retro goiabão!
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Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Valeu a dica!
O Julio deve estar certo, eu nunca tentei fazer esse shade tão acentuado assim. Talvez se tivesse feito em um tom mais claro... realmente é uma experiência.
De qualquer maneira vou ver como ele se comporta contra o medium sea grey do fundo e depois eu conto como ficou. Talvez hoje de noite mesmo.
O Julio deve estar certo, eu nunca tentei fazer esse shade tão acentuado assim. Talvez se tivesse feito em um tom mais claro... realmente é uma experiência.
De qualquer maneira vou ver como ele se comporta contra o medium sea grey do fundo e depois eu conto como ficou. Talvez hoje de noite mesmo.
Sempre aprendendo...
Eduardo
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Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Começando a pintura!
Primeiro o ventre, medium sea grey:
O shade funcionou "médio" e a foto ficou uma droga. Deve ser efeito da hora.
Acabei exagerando um pouco no cinza e o shade quase desapareceu todo - o que talvez seja bom mesmo. Não gosto muito de linhas acentuadas demais e o avião 1:1 até que era relativamente bem cuidado.
Amanhã continua...
Primeiro o ventre, medium sea grey:
O shade funcionou "médio" e a foto ficou uma droga. Deve ser efeito da hora.
Acabei exagerando um pouco no cinza e o shade quase desapareceu todo - o que talvez seja bom mesmo. Não gosto muito de linhas acentuadas demais e o avião 1:1 até que era relativamente bem cuidado.
Amanhã continua...
Sempre aprendendo...
Eduardo
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Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
Depois de uns dias em "modo regata", os últimos passos deste Spit:
Com a pintura do fundo, máscara com fita e o cinza (Ocean Grey Vallejo).
E (hora da experiência! ) máscara líquida da Corfix.
É branca leitosa e tem em tudo que é papelaria boa. Não custa uma fortuna e funcionou muito bem. Deixa uma película transparente que não atacou a tinta e não arrancou nada depois. Quer dizer, aprovada!
(E numa próxima tentativa vou tentar colocar algum corante nela pra deixá-la mais visível quando seca... alguma sugestão que não me manche a pintura já aplicada? )
Depois do Dk. Green (Model Master Acryl) máscara de novo pra fazer o amarelo. Primeiro um branco pro fundo (primer vallejo), depois um amarelo (Lufthansa Yellow, Revell Acryl).
Reparem as rodas já pintadas na bancada. É, eu acho que este spit tinha rodas, poço e pernas do trem de pouso, tudo pintado de Md. Sea Grey e não alumínio / interior green como os que vinham zerobala de fábrica. Seguinte: consta que o avião em questão "foi" um dos Mk.Vb reformados e convertidos pra Mk.VI. Eu li num lugar aí que esses aviões eram todos repintados na fábrica e nessa ocasião tascavam cinza em tudo que estava aparente. Ficou maneiro, deu o mesmo trabalho e faz sentido, então ficou assim mesmo...
Agora a hélice.
Meio goiabética, pás separadas - pelo menos parece uma hélice Rotol de 4 pás! - tive que fazer um gabarito à la Cidel® pra ficar alinhado:
E os canhões. Estava meio cismado com os canhões da Italeri e de fato eles não são bons prum "asa B". Também não queria investir uma grana em um par de canhões de metal ou resina nesse kit, e também não tinha muita paciência pra tentar "tornear" um na lixa.
A salvação? Pra abrir espaço na prateleira ia dançar mesmo um Spit Vb Revell 1/72 que eu montei faz uns anos (é, aquele que tem uns detalhes bacanas na superfície mas tem a "asa de gaivota" no fundo totalmente errada). Não é que ele tinha uns canhões bem ajeitadinhos? Faca neles!! O mastro da antena do Revell também foi canibalizado, é bem melhor que o do Italeri...
Em tempo, aquele Spit Revell pode "renascer" um dia, tenho planos para ele...
Com a pintura do fundo, máscara com fita e o cinza (Ocean Grey Vallejo).
E (hora da experiência! ) máscara líquida da Corfix.
É branca leitosa e tem em tudo que é papelaria boa. Não custa uma fortuna e funcionou muito bem. Deixa uma película transparente que não atacou a tinta e não arrancou nada depois. Quer dizer, aprovada!
(E numa próxima tentativa vou tentar colocar algum corante nela pra deixá-la mais visível quando seca... alguma sugestão que não me manche a pintura já aplicada? )
Depois do Dk. Green (Model Master Acryl) máscara de novo pra fazer o amarelo. Primeiro um branco pro fundo (primer vallejo), depois um amarelo (Lufthansa Yellow, Revell Acryl).
Reparem as rodas já pintadas na bancada. É, eu acho que este spit tinha rodas, poço e pernas do trem de pouso, tudo pintado de Md. Sea Grey e não alumínio / interior green como os que vinham zerobala de fábrica. Seguinte: consta que o avião em questão "foi" um dos Mk.Vb reformados e convertidos pra Mk.VI. Eu li num lugar aí que esses aviões eram todos repintados na fábrica e nessa ocasião tascavam cinza em tudo que estava aparente. Ficou maneiro, deu o mesmo trabalho e faz sentido, então ficou assim mesmo...
Agora a hélice.
Meio goiabética, pás separadas - pelo menos parece uma hélice Rotol de 4 pás! - tive que fazer um gabarito à la Cidel® pra ficar alinhado:
E os canhões. Estava meio cismado com os canhões da Italeri e de fato eles não são bons prum "asa B". Também não queria investir uma grana em um par de canhões de metal ou resina nesse kit, e também não tinha muita paciência pra tentar "tornear" um na lixa.
A salvação? Pra abrir espaço na prateleira ia dançar mesmo um Spit Vb Revell 1/72 que eu montei faz uns anos (é, aquele que tem uns detalhes bacanas na superfície mas tem a "asa de gaivota" no fundo totalmente errada). Não é que ele tinha uns canhões bem ajeitadinhos? Faca neles!! O mastro da antena do Revell também foi canibalizado, é bem melhor que o do Italeri...
Em tempo, aquele Spit Revell pode "renascer" um dia, tenho planos para ele...
Editado pela última vez por meianoite2 em 19 Nov 2012, 23:47, em um total de 2 vezes.
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Eduardo
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- Plastimodelista
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Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72
E, depois de pouco mais de duas semanas, ei-lo pronto!
Assim bem de longe até que parece um Spit VI... não ganha concurso mas serviu de laboratório para umas experiências que acho foram satisfatórias. Cobriu uma lacuna importante na minha humilde e crescente Spitfireteca e foi bastante divertido montá-lo.
Espero que tenham gostado!
Assim bem de longe até que parece um Spit VI... não ganha concurso mas serviu de laboratório para umas experiências que acho foram satisfatórias. Cobriu uma lacuna importante na minha humilde e crescente Spitfireteca e foi bastante divertido montá-lo.
Espero que tenham gostado!
Sempre aprendendo...
Eduardo
Eduardo
Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72 - Termi
Eduardo,
Ficou super legal! Bela ave!!!
Você tá parecendo o Tarkus!!! Um verdadeiro foguete!
Um abraço,
Ficou super legal! Bela ave!!!
Você tá parecendo o Tarkus!!! Um verdadeiro foguete!
Um abraço,
Mobi
Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72 - Termi
Excelente.
Abraços a todos aqueles que tem o plastimodelismo como HOBBY.
Arnaldo Pereira
Arnaldo Pereira
Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72 - Termi
Beleza de pintura..
Muito bom..!
Muito bom..!
[]'s
Alvaro
Alvaro
Re: GB - Inglaterra - Spitfire Mk.VI - Italeri- 1/72 - Termi
Lindo, lindo lindo.
Meus parabéns.
Beijos e abraços
Meus parabéns.
Beijos e abraços
Cidel Thomé de Abrantes.
Só sabe o trabalho e o prazer que dá, quem faz.
Errando bastante e aprendendo muito...um dia vou aprender muito e errar pouco
Só sabe o trabalho e o prazer que dá, quem faz.
Errando bastante e aprendendo muito...um dia vou aprender muito e errar pouco
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